Freelancer - Qual caminho tomar?

28/07/2015

0

Então deixa eu explicar algumas coisas antes de fazer minha pergunta, sou acadêmico de engenharia de computação numa universidade federal, quem conhece como funciona sabe que é praticamente impossível estudar numa e ter um emprego tradicional. Devido a dificuldades financeiras minha família não poderá continuar me mantendo fora(Moro numa república em outra cidade), no momento estou indo para o oitavo período do curso, sempre tive muita facilidade com programação só as UF da vida não te ensinam nada pro mercado, te dão toda a base, mas tecnologias de mercado mesmo você não vê, eu sei programar em algumas linguagens como Haskell, Java, C/C++, Python e Ruby.. Mas nenhuma dessas voltado pra mercado, mais academicamente falando. Então para não ter de parar meus estudos agora vou tentar entrar nesse meio freenlance em sites como o Workana e Freelancer. Pra me manter estudando fora vou precisar tirar uns 1000 reais por mês com projetos freelancers, ai que vem minha dúvida, em que eu devo me especializar, como tenho uma base muito boa em programação aprender uma nova linguagem/tecnologia não será problema, ai queria saber de vocês o que vai me dar maior probabilidade de sempre conseguir tirar essa grana por mês como freelancers? ex: php+mysql, wordpress, RoR, Python+algum framework, etc... Meu plano é dedicar no mínimo 4 horas por dia a essas atividades freelancers, que ai não pesaria muito no meu desempenho na faculdade... Se vocês acharem difícil conseguir isso que to querendo podem falar também, vou considerar todas as possibilidades


Att.
Fabiano

Fabiano

Responder

Post mais votado

29/07/2015

Eu trabalho como freelancer (nas horas vagas e tomando uma gelada) e posso resumir em três tecnologias para você: PHP (CMS, Joomla, Wordpress, etc), Mobile e E-Commerce.
Os diversos projetos que encontro e concluo são nessas tecnologias. Claro que existem outros, como BD, C#, Assembly, Cobol (a melhor linguagem para você "ficar rico", rsrs), dentre outras.
Você que está começando nesta área, pode ter um pouco de dificuldades. Sei que não é a bom, mas você vai ter que se tornar uma "puta da programação" no início. Terá que reduzir seus valores convencionais para conseguir reputação. Após ter alguma reputação, você consegue trabalhos mais remunerados, e eventualmente você sai desses sites, pois conseguirá fechar parcerias com algumas empresas. Claro, existe casos e casos. Mas o inicio é esse mesmo.

Só um lembrete. Não dispense estudos ou trabalhos só por que está ganhando relativamente bem como freelancer. Pois hoje você pode ter diversos projetos, amanhã pode não ter nenhum.

Randrade

Randrade
Responder

Mais Posts

28/07/2015

Eduardo Pessoa

4 horas por dia é uma boa quantidade e na minha opinião daria certo, mas vamos por partes, antes conseguir algo como freelancer, é bom possuir um portfolio ou ir atrás de serviços assim, mostre projetos que já desenvolveu.

Boa sorte e sucesso.
Responder

28/07/2015

Marcio Araujo

E aí Fabiano! Bem vindo ao forum!

Existe um post com muitas informações, feitas por usuários do forum, confere!

[url]https://www.devmedia.com.br/forum/vale-apena-ser-um-programador-freelancer/466087[/url]
Responder

28/07/2015

Fabiano

E aí Fabiano! Bem vindo ao forum!

Existe um post com muitas informações, feitas por usuários do forum, confere!

[url]https://www.devmedia.com.br/forum/vale-apena-ser-um-programador-freelancer/466087[/url]



Então, eu li esse tópico mas mesmo assim não achei a resposta que queria... Queria saber de quem tem experiência nesses sites de freelancers quais os projetos que aparecem com mais frequência sabe, pq ai seria algo "certo" todo mês... Como eu disse, aprender algo novo na área de programação pra mim não seria problema, por que depois que vc aprende uma funcional, uma OO e uma estruturada você aprende outras bem rápido
Responder

28/07/2015

Marcio Araujo

Agora só esperar alguem que tenha experiencia com esses sites! Existe o Workana e o Freelancer.
Responder

28/07/2015

Eduardo Pessoa

Não conheço ninguem que já tenha utilizado esses sites, mas se inscreve cadastra suas habilidade e comece a se inscrever nas oportunidades.
Responder

29/07/2015

Jothaz

A única garantia que você vai ter como freelancer é não ter garantia nenhuma.

E outra coisa freelancer não escolhe projeto, se quiser obter êxito.

Se você quer uma garantia é melhor optar por se empregar com carteira assinada.

Agora ser você não esta empregado tente começar a atuar em algum projeto freelancer e veja como é a dinâmica da coisa.

É algo empírico e pragmático.
Responder

29/07/2015

Fabiano

A questão não é essa de escolher o projeto a questão é que não posso me especializar em Android, php, WordPress, RoR, Django e etc ao mesmo tempo... Minha pergunta é: Qual caminho tem mais mercado nesses sites de freelancer, por que por exemplo, não adianta nada eu ser o melhor freelancer do mundo em assembly 8086 sendo que raramente, ou nunca, vão aparecer esses projetos desse tipo
Responder

29/07/2015

Jothaz

Antes de mais nada acalme-se, não se irrite!

Acredito que se você for um ótimo profissional em Assembly 8086 vai conseguir projetos, eu mesmo conheço empresas que remuneram muito bem profissionais com este perfil.

O importante é saber qual a sua qualificação?
Você esta disposto começar em uma nova tecnologia?

O mercado é volátil e hoje pode ser o Django que esta em evidência amanhã não.
E depende até de qual localização geológica em que você esta. Por exemplo em Brasilia o Java é soberano, já em Belo Horizonte e São Paulo vejo muito mais oportunidades para .Net.
Outro detalhe se for prestar serviço para o estado então Microsfot domina.

Então qualquer sugestão aqui é pura conjectura.

Conheço um pessoal que conseguem muitos projetos usando o WordPress, mas são um empresa de propaganda que além do site criam outras campanha nas mídias sociais e atendem pequena e médias empresas.

Então sugiro um pesquisa na sua região e principalmente busque desenvolver para um nicho de mercado onde não existe uma solução definitiva e você possa desenvolver algo.

Finalmente para o cliente final, principalmente pequenas empresa, a tecnologia não tem muita importância. Normalmente ser você cumprir os prazos e criar algo de qualidade para o cliente pouco importa se você criar em Mumps, Pl1 ou Fortran.

E claro tudo depende fundamentalmente da sua networking.
Responder

29/07/2015

Fabiano

Não estou irritado cara, relaxa... Aprender uma nova tecnologia como disse no tópico é o menor dos problemas, tenho muita facilidade com isso.. como moro numa região onde o mercado não é bom, minha ideia é trabalhar pra fora usando esses sites que você faz propostas para os projetos apresentados, como workana e freelancer... Pelo que eu vejo a maior parte das coisas são em WordPress.. Então to pensando nisso...
Responder

29/07/2015

Eduardo Pessoa

Boa tarde, muita coisa rolou depois do meu post!!! hehehe

Projetos que mais vejo nesses sites: Java, PHP, CMS`s: Joomla, Wordpress.
Responder

29/07/2015

Jothaz

Boa tarde, muita coisa rolou depois do meu post!!! hehehe

Projetos que mais vejo nesses sites: Java, PHP, CMS`s: Joomla, Wordpress.


Resumindo: PHP! kkk
Responder

29/07/2015

Fabiano

Só quero ganhar pra me sustentar durante esse fim da faculdade mesmo, depois não pretendo continuar nesse mundo não, gosto mais da área de microcontrolador mas pegar freelancer disso não existe hehe... Valeu os comentários de vocês foram de grande ajuda.
Responder

29/07/2015

Fabiano

Então, eu já tinha analisado isso de ter de cobrar bem barato no início pra criar um nome e reputação, mas como eu disse, é algo provisório, acho que vou aprender muito nesse tempo de freelancer mas não quero viver assim não.. Alguém me recomenda algum material de php? Tenho aquele livro da casa do código de php e MySQL, não sei se é bom já que não li ainda...
Responder

29/07/2015

Eduardo Pessoa

90% dos projetos, serviços de manutenção em PHP!
Responder

29/07/2015

Jothaz

90% dos projetos, serviços de manutenção em PHP!


O problema são os que o Randrad levantou muito bem.

A concorrência é desleal, pois PHP e MySql existem literalmente milhares de Zé Ruelas que fazem qualquer para por alguns reais.

E o pior não concluem o projeto e ainda queima o filme geral.
Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar