Futuro das aplicações mobile

13/02/2015

0

Bom dia a todos.

Atualmente estamos presenciando o surgindo de novas tecnologias de smarthphone, novos sistemas operacionais, para ser mais exato o Ubuntu Phone, que deve demorar um pouco para chegar no Brasil.

Com os atuais Android, Windows Phone e IOS, o desenvolvimento de app para essas tecnologias estão se tornando um desafio, para cada S.O temos app´s exclusivas ou não, quando temos um app para Android em alguns casos não temos para Windows Phone. será que um dia teremos app´s multiplataforma?

O Ubuntu Phone, pelo que li, terá mais apps desenvolvimento em HTML 5, será que essa será a solução mais utilizada?
Italo Junior

Italo Junior

Responder

Posts

13/02/2015

Pedro Amaral

Acho que logo logo surge uma linguagem padrão para desenvolvimento mobile.
Responder

13/02/2015

Italo Junior

Vamos considerar que um app para um s.o e não ter em outro é um diferencial, mas com o tempo isso não será mais interessante, tanto para o s.o quanto para empresa que produz.

Na sua opinião, será o HTML 5?
Responder

13/02/2015

Soeuseijothaz

Com os atuais Android, Windows Phone e IOS, o desenvolvimento de app para essas tecnologias estão se tornando um desafio, para cada S.O temos app´s exclusivas ou não, quando temos um app para Android em alguns casos não temos para Windows Phone. será que um dia teremos app´s multiplataforma?


Cross-platform já é uma realidade. O PhoneGap que é um framework multi-plataforma (windows, ubunto) já permite construir um a app hibrida (html5, css e JavaSript) que roda em qualquer plataforma.
Claro que isto impacta na performance e afeta a capacidade da app se comunicar com os dispositivos (camera, acelerometro entre ouros), o que não acontece com a linguagens nativas.
O Visual Studio/Blend já possibilita você escrever um app em C#, C++, Visual Basic, Html 5, css e Javascript e empacotar para rodar no Android.

Vi inclusive artigo em um blog de que se os desenvolvedores não se interessassem em desenvolver para o Windows Phone a Microsoft poderia rodar app´s Android via emulador o que me parece perfeitamente possível.

Veja a lista de compatibilidade do PhoneGap.

Aqui um artigo sobre:[url:descricao= Aplicações Móveis: Nativas ou Web? ]https://www.devmedia.com.br/aplicacoes-moveis-nativas-ou-web/30392[/url]


O Ubuntu Phone, pelo que li, terá mais apps desenvolvimento em HTML 5, será que essa será a solução mais utilizada?


No caso do BQ Aquaris E4.5 Ubuntu Edition vão centralizar/unificar em HTML5, mas acredito que é só o modelo de negócio para este caso.
Acredito que se podria utilizar o Java sem problemas, claro dependendo do pessoal a Canonical.
Responder

13/02/2015

Soeuseijothaz

Vamos considerar que um app para um s.o e não ter em outro é um diferencial, mas com o tempo isso não será mais interessante, tanto para o s.o quanto para empresa que produz.

Na sua opinião, será o HTML 5?


O HTML5 sozinho não "guenta", a nãoser que seja algo simples e básico. É preciso: css, JavaScript e um talvez NodesJS.
Responder

13/02/2015

Soeuseijothaz

Deu erro na imagem do post anterior.

Veja a lista de compatibilidade do PhoneGap.


[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/238223-20150213-141443.png[/img]
Responder

13/02/2015

Italo Junior

Jothaz muito completo as suas informações, antes de vc postar

O HTML5 sozinho não "guenta", a nãoser que seja algo simples e básico. É preciso: css, JavaScript e um talvez NodesJS.


Estava imaginando realmente se apps fosssem realmente capazes de funcionar somente com ela, mas achei estranho levando em consideração as limitações do proprio HTML.
Responder

13/02/2015

Eduardo Pessoa

HTML 5 não é para qualquer app. O futuros das aplicações, eu acho que a tecnologia mais certa é o Java.
Responder

14/02/2015

Italo Junior

HTML 5 não é para qualquer app. O futuros das aplicações, eu acho que a tecnologia mais certa é o Java.


Aplicações mais robustas acho dificil ser somente com o HTML 5.
Responder

17/02/2015

Eduardo Pessoa

Continuando, no momento não tem como ser somente HTML 5.
Responder

17/02/2015

Eduardo Pessoa

Continuando, no momento não tem como ser somente HTML 5.
Responder

05/04/2015

Rafael Souza

Pessoal, aproveitando o assunto deste tópico, gostaria de ter um pouco de orientação de vocês, se possível...

trabalho atualmente com Business Intelligence.

De alguns meses para ca tenho lido muito sobre as futuras tendências de TI relacionados a BI e gostaria de começar a desenvolver aplicações/dashboard para dispositivos moveis baseados na computação em nuvem...

Porem não faco a mínima ideia de por onde começar meus estudos...

No site da DevMedia achei 2 cursos relacionados:

1) iOS: Introdução ao desenvolvimento mobile - https://www.devmedia.com.br/curso/ios-introducao-ao-desenvolvimento-mobile/355

2) Formação Android - https://www.devmedia.com.br/curso/formacao-android/405




Alem destes 2 cursos, gostaria se possível que me indicassem quaisquer outros que possam me ajudar no meu objetivo (linguagens de programação, SDK, etc...)




Também pretendo desenvolver tais aplicações baseadas em computação em nuvem (assunto que ate estes dias eu não conhecia nada a respeito)..




Enfim, qualquer orientação ira me ajudar,




Obrigado pelo tempo de vcs!
Responder

05/04/2015

Italo Junior

Vai depender do seu nivel de conhecimento em Android, pode começar com o mais básico, depois tem um curso de uma loja virtual.
Responder

06/04/2015

Thiago Santana

Acho que deveria fixar uma linguagem padronizada!
Tá virando meio que bagunça.
Responder

06/04/2015

Italo Junior

Acho que deveria fixar uma linguagem padronizada!
Tá virando meio que bagunça.


Não entendi Thiago, poderia explicar o seu post?
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar