Fórum Galera por favor me ajudem com meus problemas !!! #193592

07/11/2003

0

Galera e o seguinte eu tenho q fazer este simples projeto , mas eu Nao To Conseguindo Raciocionr, pois perdi um enti-querido dias atras e nao consegui mas raciocionar to meio louco , louco pq nao consiguo fazer este simples projeto, parece q eskeci tudo , sei q e fase, deve ser pq eu estou mt nervoso !!!!!

As duvidas sao:

1ª eu tenho um listbox e queria somar os intes q ele contem, sao numeros mas como estao dentro do Listbox estao como string,e q aparecesse num edit; ja tentei varias formas mas nao consegui.

2ªComo relacionar um tabela com a outro , Ex:
A hora q eu seleciono um campo[processador] numa tabela[equipamentos] ja puxo direto outro campo[preço processador] em outra tabela[preço]

Caso venho a ter ms duvidas eu post aki ok!!
Vlw Abraços a todos ....

Raizen

Raizen

Responder

07/11/2003

Cps.art

Olá Raizen.

Não tenho muita pratica no Delphi, mas a 2ª questão acho que posso te ajudar.
Se você tem os 2 componentes [b:3b436373ee]Table[/b:3b436373ee] no Form, um para a tabela [b:3b436373ee]Equipamentos[/b:3b436373ee] e outro para a tabela [b:3b436373ee]Preço[/b:3b436373ee] é só você, no Object Inspector do Table da tabela Preço, selecionar no [b:3b436373ee]MasterSource[/b:3b436373ee] o DataSource1 (que corresponde à tabela Equipamentos) e selecionar tambem o [b:3b436373ee]MasterField[/b:3b436373ee] (nome do campo da tabela equipamentos) que suponho seja o código da peça. Esse código deve estar na tabela Preços, mesmo que seja com outro nome de campo, e é por ele que a tabela Preços deve estar indexada.
Isso significa que quando vc. apontar para um registro de uma peça na tabela Equipamentos, o ponteiro, na tabela Preços, irá apontar para o registro que tenha o mesmo código, e vai mostar os dados que vc. quer num DBEdit ou DBGrid.
Espero ter ajudado.

Responder

Gostei + 0

07/11/2003

Marcelo.c

Procure refletir sua dúvida no título, assim você terá uma resposta mais rapidamente.
1ª eu tenho um listbox e queria somar os intes q ele contem, sao numeros mas como estao dentro do Listbox estao como string,e q aparecesse num edit; ja tentei varias formas mas nao consegui.
Tente:
var i, soma:integer;
begin
  for i:= 0 to ListBox1.Items.Count - 1 do
    soma:=soma+strtoint(ListBox1.Items.Strings[i]);
  Edit1.Text:=InttoStr(soma);
end;

2ªComo relacionar um tabela com a outro , Ex: A hora q eu seleciono um campo[processador] numa tabela[equipamentos] ja puxo direto outro campo[preço processador] em outra tabela[preço]
Experimente:

Na propriedade MasterSource da tabela preço indique o DataSource da tabela equipamentos.
Na propriedade MasterField faça a ligação dos campos coincidentes.

Responder

Gostei + 0

08/11/2003

Raizen

Ae irmãos marcelo.c e cps.art Voces me ajudaram e muito a dica dos 2 estao certissimas e ja resolveu meu problema, Ah marcelo.c akele Codigo:

var i, soma:integer;
begin
for i:= 0 to ListBox1.Items.Count - 1 do
soma:=soma+strtoint(ListBox1.Items.Strings[i]);
Edit1.Text:=InttoStr(soma);
end;

Eu fiz igualzinho antes de perguntar aki pra voces eu ate citei que tinha tentado e foi este codigo q eu tentei e mole e nao deu certo , deve ter faltado alguma coisinha em algum outro lugar;Mas ta blz funciono agora perfeito
Ah eu sou como vcs quando ta dentro do meu conhecimento sempre procuro ajudar pq eu penso q [color=red:b6e664db80]ensina e aprender 2 vezes[/color:b6e664db80] .So tenho a agradecer a vcs 2 abraços e Muita felicidades a vcs e suas familias.Se precisar e tiver dentro do meu alcançe estamos ae Ok!

Abraços ...

Responder

Gostei + 0

11/11/2003

Raizen

Ah uma duvida que surgiu e eu queria se possivel a Explicaçao de algum parceiro por ai!!
É o seguinte depois do toke do marcelo e do cps.art eu montei um relacionamento da minha tabela ,usando um DBLookupComboBox , mas tem o seguinte uma das tabelas (equipamentos) e mostrada num DBLookupComboBox e quando selecionado o item no DBLookupComboBox este item e adicionado em um Listbox pelo codigo:

procedure TForm1.DBLookupComboBox2Click(Sender: TObject);
begin
if DBLookupComboBox2.ListFieldIndex >=0 then
listbox1.Items.Add(DBLookupComboBox2.Text);

end;

mas neste mesmo codigo queria saber como fazer para adicionar o item linkado correspondente num Listbox2 .

Ahe outra eu fui fazer este msm processo de relacionamento, pelo Databasedesktop pelo Referencial Integrity eu so consegui quando coloquei os campos das tabelas iguais , (sei q nao posso colocar tipos como Memo, formatted memo, graphic, binary, OLE, ...) e entao coloquei todos campos como Alpha ai passo mas na hora que fui da um Save apareceu o seguinte erro :
Foreign and primary key do not match
O que seria isso?como resolver?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar