Fórum gerar código automáticamente #293901
31/08/2005
0
tenho aqui um procedure pra gerar código automaticamente... só que ele é limitado, pois ele gera um numero a partir do ultimo registro(table.last) da minha tabela. E se der um problema e o ultimo numero gerado pelo sistema for parar no meio da tabela? o sistema vai gerar um erro de violação de PrimaryKey... (esse erro está acontecendo comigo...)
Alguem teria um jeito melhor ai que pudesse varrer a tabela em busca do maior numero contido no campo ´código´ para que nao desse mais esse erro....
Segue abaixo o código atual:
----------------------------------
procedure TAutores.Btn_NovoClick(Sender: TObject); var Cod1 : Integer; Cod2 : Integer; begin Limpa_Edit; Edit_enable; // Contador de codigo DM.Tbl_Autores.Last; Cod1 := DM.Tbl_AutoresCodigo.AsInteger; Cod2 := Cod1 + 1; Edit_Codigo.Text := IntToStr(Cod2); //-------------------------------------- end;
tabela
-------
CREATE TABLE AUTORES ( CODIGOINTEGER NOT NULL, AUTOR VARCHAR(90) NOT NULL, CONSTRAINT PK_AUTORES PRIMARY KEY (CODIGO) );
Mahdak
Curtir tópico
+ 0Posts
31/08/2005
Rjun
SELECT MAX(Codigo) FROM Autores
Gostei + 0
31/08/2005
Mahdak
Rjun, fiz o seguinte com a sua dica, mas nao deu certo nao. ele só funcionou para adicionar o primeiro registro, mas para o segundo em diante nao deu... simplesmente ele continua colocando o código 1...
DM.Tbl_Autores.SelectSQL.Clear; cod := DM.Tbl_Autores.SelectSQL.add(´SELECT MAX(Codigo) FROM Autores´); Edit_Codigo.Text := IntToStr(Cod+1);
o que faço????
Gostei + 0
31/08/2005
Rjun
DM.qryProximoCodigo.SQL.Clear; DM.qryProximoCodigo.SQL.add(´SELECT :NovoCodigo = MAX(Codigo) + 1 FROM Autores´); DM.qryProximoCodigo.Open; try Edit_Codigo.Text := DM.qryProximoCodigo.ParamByName(´NovoCodigo´).AsString; finally DM.qryProximoCodigo.Close; end;
Gostei + 0
31/08/2005
Michelli88
Vai retornar quantos registros foram alterados, e nao o codigo!
faz assim:
Query.SelectSQL.add(´SELECT MAX(Codigo) as ultimoCodigo FROM Autores´); cod := Query.fieldbyname(´ultimoCodigo´).AsInteger;
;-)
Gostei + 0
31/08/2005
Gandalf.nho
Gostei + 0
31/08/2005
Mahdak
DM.qryProximoCodigo.SQL.Clear; DM.qryProximoCodigo.SQL.add(´SELECT :NovoCodigo = MAX(Codigo) + 1 FROM Autores´); DM.qryProximoCodigo.Open; try Edit_Codigo.Text := DM.qryProximoCodigo.ParamByName(´NovoCodigo´).AsString; finally DM.qryProximoCodigo.Close; end;
- Seguinte, o Banco de dados é FireBird 1.5 extensão .FDB
Rjun, esse seu código retornou o seguinte erro:
´SQL error, line1, char 10 = ´, ou seja algum problema com o sinal de igualdade?
// Contador de Código DM.qry_autores.SelectSQL.Clear; DM.qry_autores.SelectSQL.add(´SELECT :NovoCodigo = MAX(Codigo) + 1 FROM Autores´); DM.qry_autores.Open; try Edit_Codigo.Text := DM.qry_autores.ParamByName(´NovoCodigo´).AsString; finally DM.qry_autores.Close; end;
Gostei + 0
31/08/2005
Motta
SELECT (MAX(CODIGO) + 1 ) PROX
FROM TABELA
EXISTINDO VALOR !!
Gostei + 0
31/08/2005
Mahdak
SELECT (MAX(CODIGO) + 1 ) PROX
FROM TABELA
EXISTINDO VALOR !![/quote:16881a8d7e]
coloquei o primeiro registro no banco manualmente e ele nao gerou o codigo 2... nao funcionou nao...
// Contador de Código DM.qry_autores.Open; DM.qry_autores.SelectSQL.Clear; COD := DM.qry_autores.SelectSQL.add(´SELECT (MAX(CODIGO) + 1 ) PROX FROM AUTORES ´); DM.qry_autores.Close; Edit_Codigo.Text := IntToStr(cod);
Gostei + 0
31/08/2005
Motta
DM.qry_autores.Open;
DM.qry_autores.SelectSQL.Clear;
DM.qry_autores.SQL.add(´SELECT (MAX(CODIGO) + 1 ) PROX FROM AUTORES ´);
dm.qry_autores.open;
cod := dm.qry_autores.fields[0].AsInteger;
DM.qry_autores.Close;
Edit_Codigo.Text := IntToStr(cod);
Gostei + 0
31/08/2005
Gandalf.nho
Gostei + 0
31/08/2005
Mahdak
Motta, deu certo, porem sómente quando ja tenho um valor inicial, por que quando a tabela esta vazia esse codigo retorna NULL e nao envia o numero 1 para o primeiro registro da tabela quando vou inserir o mesmo...
Gostei + 0
31/08/2005
Mahdak
Gandalf, voce poderia me dar um exemplo de Generator? ouvi falar que é muito bom....
Abraços!
Gostei + 0
31/08/2005
Mahdak
Gandalf, voce poderia me dar um exemplo de Generator? ouvi falar que é muito bom....
Abraços![/quote:7b8460153d]
nesse curto espaço de tempo consegui atravez das pesquisas aqui no clube que posso criar o generator automaticamente pelo IBExpress, e depois linkar ele com o meu IBDataSet.. até ai ja consegui, mas agora eu tenho um botão ´novo´ em minha aplicação onde ele pega o numero a ser gerado no meu GenId e coloca em um edit pra eu ver... que codigo eu teria que uso pra fazer isso funcionar???
veja se esse raciocinio está correto:
DM.qry_autcod.Close; DM.qry_autores.SelectSQL.Clear; cod := DM.qry_autores.SelectSQL.add(´select gen_id(GEN_AUTORES_ID, 1) from rdb$database´); DM.qry_autores.Open; Edit_Codigo.Text := IntToStr(cod);
Gostei + 0
01/09/2005
Michelli88
Gostei + 0
01/09/2005
Mahdak
procedure TAutores.Btn_NovoClick(Sender: TObject); var Cod : Integer; begin // Contador de Código DM.qry_autcod.Open; DM.qry_autcod.SelectSQL.Clear; DM.qry_autcod.SelectSQL.add(´SELECT (MAX(CODIGO) + 1 ) PROX FROM AUTORES ´); dm.qry_autcod.open; cod := dm.qry_autcod.fields[0].AsInteger; DM.qry_autcod.Close; Edit_Codigo.Text := IntToStr(cod); end;
Ela da certo, porem sómente quando ja tenho um valor inicial, por que quando a tabela esta vazia esse codigo retorna NULL e nao envia o numero 1 para o primeiro registro da tabela quando vou inserir o mesmo...
Voce nao saberia me dizer como posso fazer uma verificação, caso a tabela esteja vazia (NULL) entao gera o primeiro código?
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)