Fórum gerar debitos para alunos #157761
03/05/2003
0
Estou desenvolvendo um aplicativo para uma academia de musculação e estou com uma dúvida. Será que alguém pode me ajudar ? Ai vai
tenho um cadastro de alunos q estão matriculados e eu queria fazer um formulario onde o programa pegasse a data q ele foi matriculado e todo mes gera-se um debito para aquele aluno.
Ex.: Eu me matriculeir hoje dia 03/05/2003 ele iria gera um debito meu no dia 03/06/2003 e assim por diante. Mas quando o aluno para de frequentar a academia o programa parasse de mandar o debito.
tenho um cadastro de alunos q estão matriculados e eu queria fazer um formulario onde o programa pegasse a data q ele foi matriculado e todo mes gera-se um debito para aquele aluno.
Ex.: Eu me matriculeir hoje dia 03/05/2003 ele iria gera um debito meu no dia 03/06/2003 e assim por diante. Mas quando o aluno para de frequentar a academia o programa parasse de mandar o debito.
Xde
Curtir tópico
+ 0
Responder
Rhalves
Caro amigo,
pelo visto seu problema não é tando de programação e sim de análise vamos por parte.
1 - Voce deve ter no cadastro de alunos dois campos um com o dia do vencimento da mensalidade e outro com a situação do aluno (ativo/inativo)
2 - No seu sistema terá uma rotina de geração de mensalidades que percorrerá todo o arquivo de alunos gerando suas respectivas mensalidades, caso o aluno esteja desativado e só pular pro próximo.
Como Fazer:
tbalunos.first;
while not tbalunos.eof do begin
if tbalunosATIVO.Values = ´A´ then begin // aluno ativo
tbmensalidade.append;
tbmensalidade.edit;
tbmensalidade.CODIGOALUNO.Value := tbaluno.CODIGO.Value;
tbmensalidade.VALOR.Value := tbaluno.VALORMENSALIDADE.Value;
//demais campos
tbmensalidade.post;
end;
tbalunos.next;
end;
Espero ter ajudado!
pelo visto seu problema não é tando de programação e sim de análise vamos por parte.
1 - Voce deve ter no cadastro de alunos dois campos um com o dia do vencimento da mensalidade e outro com a situação do aluno (ativo/inativo)
2 - No seu sistema terá uma rotina de geração de mensalidades que percorrerá todo o arquivo de alunos gerando suas respectivas mensalidades, caso o aluno esteja desativado e só pular pro próximo.
Como Fazer:
tbalunos.first;
while not tbalunos.eof do begin
if tbalunosATIVO.Values = ´A´ then begin // aluno ativo
tbmensalidade.append;
tbmensalidade.edit;
tbmensalidade.CODIGOALUNO.Value := tbaluno.CODIGO.Value;
tbmensalidade.VALOR.Value := tbaluno.VALORMENSALIDADE.Value;
//demais campos
tbmensalidade.post;
end;
tbalunos.next;
end;
Espero ter ajudado!
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)