Gerar relatorios em java

15/11/2011

0

ola estou implementando uma aplicação desktop e preciso emitir alguns relatorios
fiz a classe para gerar os relatorios mas quando uso esses imports

import net.sf.jasperreports.engine.JRException;
import net.sf.jasperreports.engine.JRResultSetDataSource;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;
import net.sf.jasperreports.view.JasperViewer;

e faço esse metodo :

public relatCidade() {
try
{
con.conecta();
con.executeSQL(SELECT * from cidade);
JRResultSetDataSource jrRS = new JRResultSetDataSource(con.resultset);
JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(
relatorio/relCidades.jasper, new HashMap(), jrRS);
JasperViewer.viewReport(jasperPrint);
} catch (Exception erro){
JOptionPane.showMessageDialog(null,deu erro =+erro);
}
}

da erro na classe dizendo que eu preciso criar a classe JasperViewer ,JRResultSetDataSource e JasperPrint no pacote relatorio alguem pode me dizer que erro e esse , e alguem pode me ajudar a implementar isso ?

att


Luiz augusto
Luiz Lopes

Luiz Lopes

Responder

Posts

16/11/2011

Robson Teixeira

Ja tentou criar a instancia de JasperView???? pois JasperView se não me falha a memoria e subClasse de JFrame.
att
robson
Responder

16/11/2011

Davi Costa

Vou adicionou os jars do jasper no projeto e em seguida os adicionou ao seu buildpath?

att Davi
Responder

16/11/2011

Luiz Lopes

não cara eu nunca fiz um projeto com geração de relatorios eu to por fora ,
será que tem como vcs irem me ajudando passo a passo ,por que naum tenho a minha
ideia como faço isso..

a unica coisa que eu fiz foi adicionar no netbeans os plugins do ireport para netbeans 4.1.3
Responder

16/11/2011

Davi Costa

Vai no build-path do seu projeto e vê quais as libs q vc possui, vê ai quais as libs q vc já tem e posta aqui para gente.
Att Davi
Responder

16/11/2011

Luiz Lopes

como faço pra encontrar a build-path no projeto?
Responder

16/11/2011

Luiz Lopes

se for as bibliotecas que tenho no meu projeto tem apenas a mysql-connector-java-5.15-bin-jar
Responder

16/11/2011

Davi Costa

é isso mesmo. Então vc precisa adicionar o jars do ireport, uma dica é pegar o nome completo da classe e pesquisar nesse site:

http://www.jarfinder.com/

Ou ir na pasta de instalação do ireport e procurar por esses jars(é até a melhor opção) e para saber o jar que vc precisa... vc dá uma busca no site anterior e ai vc procura o jar na pasta de instalação

att Davi
Responder

16/11/2011

Luiz Lopes

mas eu ja fui na pasta de instalação do ireport mas na pasta de libs tem apenas uma biblioteca chamada xalan
vc poderia me postar o nome das bibliotecas que eu preciso baixar e ultilizar para fazer essa emissão de relatorios
usando o ireport 4.1.3 ?



att

Luiz augusto
Responder

16/11/2011

Davi Costa

Vai caçando em outras pasta, não é só essa que tem não. Procure com atenção. E para saber qual o jar necessário use o link que eu passei. Que ele vai dizer o nome do jar, que vc vai pegar na sua pasta (vc vai achar na pasta core, modules...)

att Davi
Responder

16/11/2011

Luiz Lopes

ok vou procurar aqui...
Responder

16/11/2011

Luiz Lopes

todas os jars que eu encontrar do ireport eu tenho que adicionar no meu projeto?
Responder

16/11/2011

Davi Costa

Não, só os que seu projeto exigir. Primeiro o foco é deixar o código compilando. Mas pode acontecer que ainda seja necessário mais algum qdo gerar o relatório, mas não se preocupe o erro no netbeans vai dizer qual a classe faltante. Vc procura naquele site o jar da classe e vai pegar nas pastas de instalação do ireport apenas o necessário.
Pq no ireport vão ter muitos jars que vc não precisa.

att Davi
Responder

16/11/2011

Luiz Lopes

cara eu coloquei alguns jar e deu esse erro :

ERRO - O Ant está mal-configurado e não pode ser executado.
java.lang.IllegalStateException: Wrong class loader is finding Ant: sun.misc.Launcher$ExtClassLoader@17182c1
at org.apache.tools.ant.module.bridge.AntBridge.createAntInstance(AntBridge.java:302)
at org.apache.tools.ant.module.bridge.AntBridge.getAntInstance(AntBridge.java:278)
at org.apache.tools.ant.module.bridge.AntBridge.getInterface(AntBridge.java:267)
at org.apache.tools.ant.module.run.TargetExecutor.run(TargetExecutor.java:539)
at org.netbeans.core.execution.RunClassThread.run(RunClassThread.java:153)
Responder

17/11/2011

Luiz Lopes

cara eu consegui era so as bibliotecas mesmo ...

mas valeu pela força obrigado ...

att


Luiz augusto

[resolvido]
Responder

18/11/2011

Dyego Carmo

Opa !

Conseguiu resolver o problema ?

Se sim , poderia fechar o chamado ?


Valeu !
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar