Gerenciamento de projetos - SCRUM

30/03/2017

0

Opa, pessoal! Tudo bem? Poderia me ajudar?

Meio que estou começando agora o gerenciamento de projetos usando a metodologia scrum e estou com algumas dúvidas. Pode ser por falta de estudo mais aprofundado (inclusive, se tiverem artigos mais práticos para me indicar, adoraria lê-los).

Na empresa onde eu trabalho, estamos começando a trabalhar com contratos de escopo aberto. Como que eu faço para prever o tempo que vai demorar o projeto com esse tipo de contrato? O gráfico de burn down fica útil nesse tipo de projeto? E o de Burn Up? Os programadores que vocês gerenciaram conseguem trabalhar com dois projetos ao mesmo tempo? Eles ficam sobrecarregados psicologicamente?

Essas são algumas das minhas perguntas, não precisam necessariamente saber responder todas, qualquer coisa já me ajuda pra caramba :)

Obrigada pela atenção!
Sara

Sara

Responder

Post mais votado

30/03/2017

Sara, mesmo em um projeto normal, pelo PMI, é impossível determinar o tempo um projeto de escopo aberto vai demorar.
O segredo nesses casos é controlar por atividade, ou no caso do SCRUM, por SPRINT.

O grafico de burn down faz o sentido sendo aplicado por sprint, e não pelo "todo", ainda mais que você não tem o todo.
O de burn up, se usar para tentar ver o todo, não vai ser vir para muita coisa.

Agora quanto a equipe, isso varia de profissional para profissional.
Existem programadores que tocam até mais de dois projetos por vez.
O X da questão é dividir bem o tempo.

O modelo ideal é ter um programador Jr / Pl em cada projeto, e um Sr (na posição de arquiteto por exemplo) que ajude a todos

Espero ter ajudado.

Grande abraço

Luiz Santos

Luiz Santos
Responder

Mais Posts

30/03/2017

Luis Mesa

Ola Sara,

Aqui na DevMedia existe bastante material bom sobre Scrum (inclusive um Guia de referência!!)


[url:descricao=Guia de Referência SCRUM]https://www.devmedia.com.br/guias/scrum/51[/url]

[url:descricao=Implantando práticas do Scrum e do XP em um projeto de software]https://www.devmedia.com.br/implantando-praticas-do-scrum-e-do-xp-em-um-projeto-de-software/37280[/url]


Só com o guia você já tem informação para se distrair e aprender o bastante. haha


Um abraço
Responder

30/03/2017

Sara

Obrigada! Ajudou bastante :)
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar