Grade de produtos (Modelagem)

18/10/2015

0

Boa tarde!!! Duvida na estrutura de grade de produtos: Possuo já uma tabela de produtos, na mesma, já existe um campo para código de barras (EAN13), quantidade, Cor e tamanho. A questão é, preciso no mesmo cadastro de produtos permitir cadastrar produtos na grade, e como fazer pra o PDV entender isso, visto que, a forma mais lógica que encontrei seria montar uma tabela para grade, e ele recebe um TXT somente (Tabela de Produtos) e carrega um dataset em memoria com as linhas do cadastro de produtos e o campo EAN13 é um campo dessa tabela!!! e agora?????!!!! Help!!!! O problema é que não posso fazer mudanças muito bruscas pois o sistema já roda em alguns clientes!!!!
Alessandro Ribeiro

Alessandro Ribeiro

Responder

Post mais votado

22/10/2015

Pesquise sobre "relação muitos para muitos" ou "relação n:m".

Se um produto pode estar em várias grades e uma grade é formada por vários produtos, você vai precisar acomodar as chaves de relacionamento em uma tabela específica, que acomode apenas as chaves de modo que você consiga isolar os dados de um determinado relacionamento específico.

Desse modo você terá três tabelas :

> A de produtos ( com as características de cada item )
> A de grades ( com os detalhes de cada grade )
> A de relacionamento ( com os produtos específicos que formam uma grade específica )

Parece confuso, mas acaba sendo simples depois que você entende o conceito.

Boa sorte !

Marcos P

Marcos P
Responder

Mais Posts

19/10/2015

Alex Lekao

honestamente nao entendi bem.

fiquei um tanto quanto curioso com seu problema.

talvez se detalhar um pouco mais, consiga ajudar, ou mais pessoas tentarem ajudar.

Abraco.
Responder

19/10/2015

Alessandro Ribeiro

Desculpe Alex, vou tentar descrever melhor: (só um exemplo ok)
Tenho um cadastro de produtos, uma tabela mais ou menos assim:
IDProduto - NomeProduto - CodigoBarras - Cor - Tamanho - Preco
Aí surgiu que preciso implementar nessa estrutura uma grade de produtos. Beleza, acho que devo criar uma outra tabela para armazenar essa grade correto? Tipo pra montar uma grade eu deveria ter uma outra tabela, estou correto?
Consegue visualizar ai a dúvida não to conseguindo moldar na mente uma lógica amigável pra isso, saca?!
Responder

19/10/2015

Alex Lekao

Entendi.

O que vc chama de grade? desculpe a minha ignorancia. rsrsr
Responder

19/10/2015

Alessandro Ribeiro

Ignorância nada rsrsrsrsrs.... a gente sabe que cada caso é um caso né!!!! A grade que me refiro é assim: Nós que trabalhamos com roupas temos as variações de produtos da seguinte forma:
CAMISA
Ela pode ser:
BRANCA / AZUL / AMARELA
E também:
BRANCA: P/M/G
AZUL: P/M/G
AMARELA: P/M/G
Repare que esse produto camisa tem 9 variações, ou seja, são 9 codigos de barras diferentes, e 9 quantidades diferentes. Compartilham o preço, que seria o preço da CAMISA. Compreende?
Responder

20/10/2015

Alex Lekao

Entendi.

vi algo parecido com Capacetes, numa software house que trabalhei.

bom, a maneira mais pratica seriam nove cadastros. rsrsrsrsr, mais ai o bicho iria pegar, pq nao teria so 3 cores. rsrsr

to pensando aqui, mas nao estou conseguindo pensar em nada muito util. srsr

mas tem um post no forum que eh um cara disponibiliza o codigo fonte, e se nao estou enganado eh de uma fabrica de roupas, ele disponibliza tbm o banco de dados, talvez te ajude a ter uma ideia.

segue o link:
[url]https://www.devmedia.com.br/forum/codigo-fonte-quero-disponibilizar-para-todos/471428[/url]
Responder

21/10/2015

Marcos P

Alessandro, conseguiu resolver ?
Responder

22/10/2015

Alessandro Ribeiro

Não, vou modelar de outra forma para ver se obtenho mais sucesso, assim do jeito que tá também tá muito confuso, até pra explicar pra os meninos que estão tentando me dar uma ajuda, valeu muito ai galera pelo esforço, mas acho que tá mal feito aqui, vou modificar, qualquer dúvida volto e pedir socorro a vocês. Muito obrigado ai galera!!!! Abs!
Responder

22/10/2015

Alex Lekao

Excelente!!!

Obrigado Marcos!!

Infelizmente essa parte de modelagem eu nao manjo(nao manjo de praticamente nada, diga-se de passagem. srsr) e ja tinha me esquecido disso. rsrsr

Vale a pena verificar Alessandro.
Responder

22/10/2015

Alessandro Ribeiro

Sim Sim Alex - Lekao e Marcos P, vou modelar dessa forma agora, o grande detalhe que faltou para resolver o problema foi esse dai da tabela de relacionamento entre as duas, essa dica matou a charada!!! Era isso, exatamente isso que eu não tinha pensado!!!! Muitíssimo obrigado ai a vcs, valeu por ter me ajudado nessa! Abs!
Responder

22/10/2015

Alex Lekao

Disponha Alessandro.

Embora quem te ajudou de verdade foi o Marcos. rsrsr

Abraco.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar