Fórum Graficos Tchart / TBChart #276289
08/04/2005
0
Sou usuário novo do fórum, mas vou logo pedindo uma ajuda.
Estou fazendo um sistema com BD interbase que fará uma leitura na porta serial a cada minuto. Após cada leitura as informações lidas serão gravadas em uma tabela que possuí 10 campos.
Na janela principal existirá um gráfico que pretendo ir atualizando a cada leitura efetuada na porta serial. Vou utilizar apenas dois campos da tabela para montar o gráfico.
É possível eu fazer esta atualização do gráfico de forma ´automática´, após cada leitura, sem interfereência do usuário? como?
Minosub
Curtir tópico
+ 0Posts
09/04/2005
Geraldocg
Também sou novo no forum e vi que o pessoal responde rápido, mas pesquisando sobre Tchart vi que ele não é muito popular e o número de perguntas não respondidas sobre esse assunto é grande. Já fiz um programa usando Tchart e como sou iniciante no delphi a minha sugestão talvez seja meio incompleta, mas aí vai:
Adicione o Chart ( paleta additional) ao form e clique com o botão direito nele e em Edit Chart do menu que aparece. Na paleta series, da paleta chart, clique em add e escolha o tipo de gráfico. Será gerada uma series1, e com as outras paletas pode-se definir as características do gráfico. No seu código, após ler os dados da porta, adicione valores de x e y à série1 usando
Chart1.Series1.addxy(A, B, ´´, clTeeColor);
onde A e B são os valores que você quer plotar nos eixos X e Y respectivamente.
Como teu caso não é de um gráfico estático você tem que bolar como a cada minuto botar o novo valor e retirar o mais antigo para não ir ´espremendo´ os valores na janela do gráfico com o passar do tempo.
A janela que aparece ao clicar no Edit Chart tem um botão de help que tem tudo que se precisa. Na pasta Demos do delphi tem em demo do Tchart (Teechart).
Tem também o TBChart, que nunca usei, mas pelo que ví no forum pode ser melhor para seu caso.
Espero ter ajudado pelo menos um pouco.
Geraldo
Gostei + 0
10/04/2005
Tuskinhu
Gostei + 0
04/10/2005
Marcosrocha
Eu sou o maior bobo que procura saber sobre gráficos nesse fórum!! O fato é que o Chart e o DBChart são os únicos componentes (Padrão) do delphi que são mais simples de usar. Com certeza você já deve ter resolvido seu problema, o fato é que se você quisesse ter usado uma String ou uma Data em um dos eixos vc não conseguiria pois a função AddXY requer valores do tipo ´Double´.
Estou dizendo isso porque atualmente estou com esse problema, preciso fazer um gráfico onde no eixo do X eu tenho uma data e não estou conseguindo passar para o Chart. Dá pau antes de compilar.
Realmente os Gráficos não são muito populares entre os programadores Delphi (Pelo menos os que eu conheço) quase ningém precisa ou precisou usar Chart ou DBChart!!
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)