Fórum Gravação de CDs com o Delphi !!!! FREE !!! COM FONTES !!!! #218310

04/03/2004

0

Eu tenho um projeto no SourceForge que está na versão 0.21a, ele tem funções com exemplos para gravação de CD de Áudio (CD-DA), Vïdeo CDs, CDs à partir de imagens .bin, .cue e .nrg. TEm também exemplos sendo feitos sobre como gravar CD-ROM ISO e UDF. O projeto tem toda API da Ahead para gravação de CD-R, CD-RW, CD-DD, DVD-R, DVD+R, DVD-RW e DVD+RW com auxílio do Nero (ele precisa estar instalado na máquina, mas não é executado, apenas são aproveitadas as DLLs).

Hoje eu estou desenvolvendo e tem um desenvolvedor que me ajudou no início, mas ultimamente ele está um pouco sem tempo. Temos também um webdesigner preparando um site para o projeto.

Precisamos de pessoas para ajudar a desenvolver e testar, além de pessoas que criem exemplos de uso e documentação para o projeto.

Será que as pessoas daqui teriam interesse em ajudar?

O projeto é chamado DelphiNeroAPI, e o link está na minha assinatura.

Alexandremarcondes

Alexandremarcondes

Responder

04/03/2004

Khundalini

Sua iniciativa é praticamente a mesma que o fabricante do Nero teve. Eu verifiquei o site do fabricante e eles também disponibilizaram a API Para download. Só que vc precisa ter licença para distribuir essas DLLs do Nero juntamente com a sua aplicação.

O máximo que eu já achei pra gravar CDs, e open source, é uma iniciativa para plataforma UNIX (não sei se é válida para plataformas Windows) chamada mkisofs.

[]s
Rubem Rocha
Manaus, AM

Responder

Gostei + 0

04/03/2004

Alexandremarcondes

Sua iniciativa é praticamente a mesma que o fabricante do Nero teve. Eu verifiquei o site do fabricante e eles também disponibilizaram a API Para download. Só que vc precisa ter licença para distribuir essas DLLs do Nero juntamente com a sua aplicação.

Acho que você não entendeu a inciativa, a Ahead disponibilizou para C/C++ as suas APIs, mas o pessoal do Delphi Não tem como usar bibliotecas em C/C++. A iniciativa é compatibilziar, traduzindo as APIs do Nero para o Delphi. Já tem uma boa parte feita e estou preparando os componentes agora ... porque nas APIs são apenas funções e tipos de registro de dados ...

Responder

Gostei + 0

04/03/2004

Otto

Alexandre, muito bome sse seu projeto..

eu baixei e dei uma olha, e digo, tem futuro sim..

pq nao tenta manda uma msg MP pro zoom ou posta no forum la em baixo pra ver se nao colocam esse seu projeto aqui tb?

flw..
\

um abraço...

Responder

Gostei + 0

04/03/2004

Alexandremarcondes

Alexandre, muito bome sse seu projeto.. eu baixei e dei uma olha, e digo, tem futuro sim.. pq nao tenta manda uma msg MP pro zoom ou posta no forum la em baixo pra ver se nao colocam esse seu projeto aqui tb?

Eu coloquei coloquei uma mensagem no forum para novos projetos, mas parece que ninguém viu, daí decidi por aqui pro pessoal ver e se animar ...

vou mandar uma MP pro zoom ...

obrigado ...

Responder

Gostei + 0

04/03/2004

Henry

O Alexandre, eu faço parte de um projeto no SF tambem, de um midia player, que estamos estudando bem isso, entre em contato comigo que tenho uma excelente proposta pra voce, meu e-mail henrymingau@bol.com.br, ICQ 221075981, aguardo seu retorno.

Responder

Gostei + 0

04/03/2004

Khundalini

Tudo bem, ótimo. Muitos outros projetos que eu vejo por aí tem esse intuito de traduzir chamadas a bibliotecas em C/C++ para Delphi. Mas esse projeto, a meu ver, só seria interessante se não tivessemos que pagar licença para distribuir as DLLs da Ahead junto com o software.

Eu ainda prefereria um projeto opensource onde o fonte realmente explorasse recursos da interface ASPI pra gravação de CDs, e não de similares de terceiros que precisam ser pagos.

[]s
Rubem Rocha
Manaus, AM

Responder

Gostei + 0

05/03/2004

Alexandremarcondes

Tudo bem, ótimo. Muitos outros projetos que eu vejo por aí tem esse intuito de traduzir chamadas a bibliotecas em C/C++ para Delphi. Mas esse projeto, a meu ver, só seria interessante se não tivessemos que pagar licença para distribuir as DLLs da Ahead junto com o software.

Veja bem, hoje em dia a maioria dos gravadores, quando se compra, vem com um CD com o Nero. Esta versão é o suficiente, precisa estar instalada e neste acaso o desenvolvedor não precisa pagar nada nemo cliente. No caso de você não distribuir as DLLs com o seu programa o desenvolvedor não apga nada, mas o seu cliente tem a responsabildade de ter um Nero licenciado, seja Demo, OEM (Os que vem com o gravador) ou comprado. Você, como desenvolvedor, só precisará pagar se quiser redistribuir junto com o seu programa as DLLs do Nero.

Eu ainda prefereria um projeto opensource onde o fonte realmente explorasse recursos da interface ASPI pra gravação de CDs, e não de similares de terceiros que precisam ser pagos.

É muito difícil que algum dia surja algum projeto opensource com essas características que você quer, pois alé de dar muito trabalho pra desenvolver em ASPI, cada marca e modelo de gravador tem características diferetntes e precisa ser tratadoi diferentemente em ASPI. ë por isso que os programas de gravação sempre lançam versões novas, mais do que adicionar recursos, é para lançar suporte aos novos modelos que estão no mercado.,

Responder

Gostei + 0

05/03/2004

Khundalini

Concordo com você. Então, se algum desenvolvedor quiser escrever um software para gravação de CDs usando a sua API, como vc pensa em resolver o problema de licenciamento das DLLs proprietárias do Nero, visto que elas tem que ter uma licença (ou seja, $$$ pagas) para serem distribuídas?

[]s
Rubem Rocha
Manaus, AM

Responder

Gostei + 0

05/03/2004

Alexandremarcondes

Concordo com você. Então, se algum desenvolvedor quiser escrever um software para gravação de CDs usando a sua API, como vc pensa em resolver o problema de licenciamento das DLLs proprietárias do Nero, visto que elas tem que ter uma licença (ou seja, $$$ pagas) para serem distribuídas?

Infelizmente aí não tem muito o que fazer, da minha parte o projeto usa a licença do Mozzila, que é bem aberta e não exige nenhum tipo de compensação monetária ou tornar o programa que está sendo desenvolvido opensource por usar a biblioteca.

Eu aconselho fazer o que eu tenho feito. ë o mesmo que todos nós fazemos com o Windows. Desenvolvendo em Delphi, nossos clientes precisam ter um WIndows licenciado para poder executar o seu programa, mas nós nõa cobramos por isso, apenas falamos que é necessária esta licença. Fica ao encargo do cliente decidir o que fazer ...

Eu acho este o melhor caminho, pois é o que já fazemos como Office, com o Windows w outros programas que muitas vezes nossas aplicações precisam para serem executadas, até mesmo com o servidores de bancos de dados.

Responder

Gostei + 0

05/03/2004

Alexandremarcondes

Mais uma coisa que esqueci, se as DLLs não forem distribuídas pelo desenvolvedor, as licenças ficam todas ao encargo do cliente, isto é o que a licança do Nero SDK da Ahead diz. Portanto eu nunca distribuo as DLLs, só digo que tem que ter um Nero isntalado e licenciado apra executar e dou as opções de o cliente comprar, usar OEM (o que vem com o gravador) ou Demo baixado do site. Mas como todos sabemos muitos no brasil preferem uma outra alternativa, usar o pirata, que é o caso de muita gente que tem gravador e não recebeu o nero junto com ele, fazer o que .... é uma escolha da pessoa,. O seu programa vai funcionar em todos estes casos.

Responder

Gostei + 0

08/03/2004

Dli

Alexandre,

Excelente iniciativa.

Tenho interesse em participar deste projeto. Por favor contate-me em PVT para discutirmos em que posso ajudar. Acho que poderia criar exemplos de uso etc...

Um abraço

Jose
jose@intercorponline.com

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar