Gravar dados em arquivo personalizado

11/02/2016

1

Olá Todos,

Sou novo no fórum e no Delphi, mesmo assim estou desenvolvendo um aplicativo desktop utilizando DELPHI RAD STUDIO 10 + MySql. Até agora está tudo indo bem porém estou com dois problemas que estarei listado a seguir:

1 - Como utilizar botões com o arquivo PNG nessa versão do Delphi? procurei muito na internet e achei o componente PNGDelphi, instalei normalmente porém quando eu utilizo o Botão que vem no componente o form não abre e aparece o erro da declaração pngextras. Mesmo assim em outros componentes como o Timage por exemplo é possível utilizar o .PNG. Acredito que o problema seja a versão do Delphi, alguém sabe se existe outro componente desse tipo ou se eu tenho que fazer algo mais para esse componente funcionar. Bem essa é uma dúvida mais simples;

2 - Já procurei na internet e aqui no fórum mas não encontrei nada sobre o assunto e o que achei estava meio vago. Gostaria de criar um arquivo com extensão personalizada para salvar dados informados ao programa para serem reutilizados em outro momento pelo usuário, como exemplo, .doc no caso um arquivo do Word. Claro não precisa me ensinar o passo a passo mais me informar se isso é possível no Delphi e me dar uma luz por o que procurar.
Responder

Post mais votado

12/02/2016

Olá Anderson.

1 - Qual ambiente de criação você está utilizando? Firemonkey ou VLC?

2 - Quais informações você deseja salvar nesse arquivo?





Aguardo seu retorno.
Responder

Mais Posts

12/02/2016

Anderson Reis

Olá MAC,

1 - Estou utilizando VCL;
2 - Pretendo gravar nesse arquivos informações do projeto, por exemplo: Nome do projeto, endereço, e outros dados que o usuário possa informar.
Responder
Bom, para criar um formato personalizado, eu utilizo o ClientDataset

Coloque um ClientDataset, e crie todos os campos que você desejar salvar. Depois, basta colocar os seguintes códigos:

//Para criar o arquivo
dataset.CreateDataset;

//Para salvar o arquivo
dataset.savetofile(caminho para salvar); //Aqui você pode colocar o nome e a extensão que quiser, por exemplo dados.mds

//Para carregar o arquivo
dataset.loadfromfile(caminho do arquivo); // O caminho tem que ser o mesmo de onde você salvou o arquivo



O bacana do DataSet, é que você pode usa-lo como se fosse uma tabela em uma banco de dados. Ele aceita a maioria dos comandos que uma table e query possuem. Para mim, o DataSet é uma tabela local.
Responder
×
+1 DevUP
Acesso diário, +1 DevUP
Parabéns, você está investindo na sua carreira