Fórum --gt; Auto Numeração, Realmente é um Problema ou Mito? #174225
11/08/2003
0
Gostaria de um conselho de preferência de quem já teve experiência com esse tipo de campo.
Estou pensando em fazer um sistema em Access que usa AutoNumeração como tipo de campo, mas tem gente que fala que isso dá problema e tal...
Dá problema mesmo? Ou é história? Que tipo de problema pode ter já que se eu for no banco e pegar o ultimo número e acrescentar 1 daria no mesmo.... :roll:
Muito Obrigado pelas respostas,
Alex. :lol:
Alex_
Curtir tópico
+ 0Posts
11/08/2003
4_olho
Gostei + 0
11/08/2003
Fava
Gostei + 0
11/08/2003
Ildefonso
Antes de mais nada: o TADO... têm uma série de bugs em relação ao Jet3x, então você deve usar o Jet4x e o Access 2000, ou mais recente.
Neste caso, não haverão problemas.
Lembre-se, porém, que auto-numeração é para criar chaves primárias. Numerar Notas Fiscais, Recibos, O.S., etc. pode gerar alguma confusão. Por que? Porque o número é gerado no .Append ou .Insert e não no .Post . Isso quer dizer que se alguém entrar em uma tela para acrescentar registro e sair sem confirmá-lo, haverá um pulo na numeração.
Costumo contornar isso mantendo uma tabela que controlará os números destes documentos. Só após um .Post no registro que mantém os dados da N.F. eu acrescento +1 no campo adequado daquela tabela e guardo seu valor em outro campo na N.F.
Outra estratégia é manter a interface com o usuário sem uma ligação direta com as tabelas. Quando ele confirmar a inserção copiamos os valores dos campos em tela para os campos das tabelas.
Parece trabalhoso, mas devemos lembrar que os campos auto-numeração foram criados para nos garantir que não haverão repetições e teremos excelentes chaves para criarmos relacionamentos entre as tabelas...
Portanto: use auto-numeração para criar as chaves primárias de todas as tabelas, porém, tenha um certo cuidado ao usá-la para criar dados visíveis aos usuários.
Bom trabalho! 8)
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)