GARANTIR DESCONTO

Fórum Header para um DBGrid. #245328

02/08/2004

0

[color=darkred:c276a0c660][/color:c276a0c660]
Meu problema é o seguinte: Preciso de uma componente ou de uma idéia de como fazer um -Header- no DBGrid. Por exeplo preciso de um Header que apareça acima do tíltulo da coluna:
[color=red:c276a0c660]-RELACAO DOS ITENS VENDIDOS NESTE DIA-[/color:c276a0c660]-DESCRICAO - QTD - PRECO - SUBTOTAL -
-----------------------------------------------------
----------> AQUI VÃO OS DADOS <----------
Será que alguém pode me ajudar? Já passaram por isso?

Joker

Joker

Responder

03/08/2004

Thomaz_prg

Se for acima, você não poderia usar um label???

Se puder, faça o seguinte, posicione o label acima da sua DBGrid, coloque a propriedade AutoSize para false então dimensione o Label de acordo com o tamanho da Dbgrid (largura). Para dar um realce, troque a cor de fundo do label.

Bom, se não quiser usar um label, acho que um panel também daria certo. (claro se o que eu entendi for realmente o que voce quer).

Espero que lhe ajude.

Responder

Gostei + 0

03/08/2004

Joker

Você entendeu certinho... É isso mesmo, só que eu tenho um problema que seria o seguinte: a quantidade de colunas do DBGrid é maior que a mostrada na tela, tipo mostra-se nove colunas mas na realidade têm-se umas trinta que ficam a direita (não cabe tudo no Grid!). O DBGrid fica com um ´scroll horizontal´. A idéia é boa, mas preciso de alguma forma de fazer o label se mover conforme aparece as outras colunas... Já teve esse problema?

Responder

Gostei + 0

03/08/2004

Thomaz_prg

Bom, acho que não entendi bem não. Eu havia entendido o seguinte:

Você teria uma DBGrid e, acima da mesma, um título especificando a listagem. Da forma que eu havia entendido, este título permaneceria fixo.

Mas, se você quer, uma coluna no inicio do DbGrid, com o título que especifica o que é a listagem, porém, que não tenha nada abaixo. se vc estiver usando query, crie um campo no select e utilize-o. Exemplo
select ´ ´ as Listagem_Geral_de_Contas, nome, data, valor 
from Contas

Este código irá criar um campo em branco no inicio da query. Ainda não sei se entendi direito o que vc quer mas acho que é isto.

Responder

Gostei + 0

04/08/2004

Joker

é assim:

Linha 1 |------Lista de Produtos-------|
Linha 2 |Descrição----|Qtd--|Preço---|
|--------------------------------|
Dados ...........................................

A ´Linha 1´ tem que funcionar como um ´mesclar células´ do Excel e a ´Linha 2´ segue normal como o funcionamento padrão do DBGrid.
A seguir os dados da tabela.
É o que você tinha entendido no nosso primeiro contato, porém meu grid tem várias colunas, dessa forma o Scroll aparece.

Responder

Gostei + 0

04/08/2004

Thomaz_prg

Bom, então o que eu disse da primeira vez deve servir...

Pois, o título principal (o que fica antes do nome das colunas), deve permanecer fixo, mesmo que tenho o scroll, para que o usuário saiba o que o grid está mostrando, estou certo?

Bom, se for assim, não há o porque fazer com que o título, role ou desapareça da tela quando o usuário visualizar as demais colunas da Grid.

Desculpe pela insistência, pois ainda não entendi exatamente o que vc quer, pois, como expliquei acima, se o título for para explicar a listagem toda, não há o porque de se fazer com que o mesmo(o título) se mova ou desapareça.

Responder

Gostei + 0

04/08/2004

Thomaz_prg

Bom para eu entender melhor, você quer algo assim:
|                    LISTA DE PRODUTOS                |
|-----------------------------------------------------|
| Codigo | Descricao    | Valor  |  Qtd   | Total     |

ou assim
|      LISTA DE PRODUTOS          |          TOTAIS     |
|---------------------------------+---------------------|
| Codigo | Descricao     | Valor  |  Qtd   | Total      |

Editado pelo Moderador (AZ) - Para formatação em fonte monoespaçadas.

Responder

Gostei + 0

05/08/2004

Aroldo Zanela

Colega,

Utilize a dbCtrlGrid.

Responder

Gostei + 0

08/08/2004

Joker

Blz, consegui,mas eu usei um tpanelscrooler do pacote lmd, ficou 100¬.
Obrigado pelo apoio...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar