Fórum Help Galera, sobre programas em Java #489877

22/08/2014

0

Sou novo no ramo da programação, tenho uma boa noção em Orientação em Objetos e uma noção razoável sobre a linguagem java em si. Tudo o que eu sei até agora vem do livro do Sérgio Furgeri de Java 7 da editora Erica. Minha dúvida é como fazer um sistema completo e passar isso para o cliente ? Quero dizer assim, eu gero as classes e abro na IDE e executo, mas como fazer isso se tornar um programa que vai ser executado na máquina do cliente. E também, como fazer para encapsular tudo para que ninguém tenha acesso ao código fonte do mesmo, (só eu é claro) ?
Sei que é algo que eu devia aprender na faculdade e tals, eu faço Fatec e eles não falam nada disso. E eu tenho já tenho que fazer meu TCC e um amigo que eu penso em usar como cliente do meu TCC me pediu para fazer um programa de estoque básico. Blz, isso eu sei que consigo fazer, mas aí pediu que se possível o mesmo possa emitir nota fiscal (não sei fazer isso ainda, mas posso aprender). mas realmente minha dúvida é.. Como passar isso para o cliente, geralmente programas vc instala, como eu faço para o cliente instalar algo, sendo que a única coisa que eu sei são fazer classes e pacotes, alguém pode me dar uma direção nesse assunto, se é que alguém entendeu oq eu quis dizer aqui tb, rsrs.
Obrigado a todos
Thiago Uchiha

Thiago Uchiha

Responder

Post mais votado

22/08/2014

Sou novo no ramo da programação, tenho uma boa noção em Orientação em Objetos e uma noção razoável sobre a linguagem java em si. Tudo o que eu sei até agora vem do livro do Sérgio Furgeri de Java 7 da editora Erica. Minha dúvida é como fazer um sistema completo e passar isso para o cliente ? Quero dizer assim, eu gero as classes e abro na IDE e executo, mas como fazer isso se tornar um programa que vai ser executado na máquina do cliente. E também, como fazer para encapsular tudo para que ninguém tenha acesso ao código fonte do mesmo, (só eu é claro) ?
Sei que é algo que eu devia aprender na faculdade e tals, eu faço Fatec e eles não falam nada disso. E eu tenho já tenho que fazer meu TCC e um amigo que eu penso em usar como cliente do meu TCC me pediu para fazer um programa de estoque básico. Blz, isso eu sei que consigo fazer, mas aí pediu que se possível o mesmo possa emitir nota fiscal (não sei fazer isso ainda, mas posso aprender). mas realmente minha dúvida é.. Como passar isso para o cliente, geralmente programas vc instala, como eu faço para o cliente instalar algo, sendo que a única coisa que eu sei são fazer classes e pacotes, alguém pode me dar uma direção nesse assunto, se é que alguém entendeu oq eu quis dizer aqui tb, rsrs.
Obrigado a todos

Bom, a IDE é local de desenvolver o programa, como você mesmo disse. Se o caso é java, então você precisa extrair seu projeto para um "jar executável" e pronto o cliente poderá executar esse "jar" que é o seu sistema, como se fosse um ".exe". Se você quiser algo mais bem feito (com instalador e outras coisinhas mais) você pode buscar um programa criador de instalador em Java, esse é um exemplo: http://www.advancedinstaller.com/java.html

A questão de não disponibilizar o fonte é feita na hora da exportação do seu projeto, basta você escolher a opção para NÃO INCLUIR OS FONTES, assim o cliente vai ter apenas o ".class";

Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

22/08/2014

Janaina Mendes

Você bem avançado, compartilho das mesmas duvidas, mas o sistema é desktop?
Responder

Gostei + 0

22/08/2014

Janaina Mendes

Aproveitando Ronaldo o .jar funciona como instalador ou a melhor opção seria um programa tipo Instal Shield?
Responder

Gostei + 1

22/08/2014

Thiago Uchiha

Acredito que o jar funciona.
Responder

Gostei + 0

22/08/2014

Thiago Uchiha

Sim, é desktop.
Responder

Gostei + 0

22/08/2014

Thiago Uchiha

Obrigado Ronaldo, foi bem esclarecedor.
Responder

Gostei + 0

22/08/2014

Thiago Uchiha

Obrigado Ronaldo, foi bem esclarecedor.
Responder

Gostei + 0

22/08/2014

Janaina Mendes

Sim, é desktop.

Eu só conheço o instal shield, mas siga as dicas mais atuais do Ronaldo.
Responder

Gostei + 1

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar