Fórum Help no InterBase 6 !!! #40120

14/11/2003

0

:?: Tenho um sistema feito em Delphi 7 usando tabelas Paradox. Estou pra mudar meus bd´s para InterBase 6, o problema é que estou com as seguintes dúvidas:

- Como instalar corretamente o IB no micro servidor;
- Como instalar corretamente o IB nos micros clientes;
- O que devo configurar no servidor;
- O que devo configurar nos clientes;
- Me parece que há pelo menos 2 maneiras de ligar o IB ao delphi, gostaria de saber qual a mais vantajosa.

Se alguém puder me dar um auxilio ficarei agradecido.

Caso queira falar comigo on-line, meu e-mail no MSN é oliveirax@msn.com.

Grato.

Pango

Pango

Responder

14/11/2003

Afarias

|- Como instalar corretamente o IB no micro servidor;

Rode a instalação do IB! Não tem o q fazer -- é limpo e direto!

|- Como instalar corretamente o IB nos micros clientes;

Peque um instalador somente com o IBClient no site::

http://ibinstall.defined.net/

e execute nas estações.

|- O que devo configurar no servidor;

hum... praticamente nada... de mais importante só a segurança (acesso as pastas, etc...) -- e sempre mude a senha do SYSDBA assim q instalar o servidor. Se quizer, pode mudar o CACHE (no interbase.) a nível de servidor tb.

|- O que devo configurar nos clientes;

Nada. Se vc não tem um servidor DNS e está usando TCP/IP (protocolo q recomendo) -- é bom configurar os arquivos HOSTS das estações (na pasta windows)

|- Me parece que há pelo menos 2 maneiras de ligar o IB ao delphi,
|gostaria de saber qual a mais vantajosa.

Vc tem a sua disposição diversos conjuntos de componentes. É difícil dizer qual o melhor pq depende da situação. Específicamente para IB o mais fácil (e provavelmente melhor) é o IBX

Mas se vc quer suporte a outros bancos ou sei lá... vc pode usar DBX -- se quer algo mais para Firebird (se pretende um sistema OS em evolução) então, pode querer ir com o FIB-plus ou o IBO.

T+

Responder

Gostei + 0

14/11/2003

Pango

Desculpe, mais preciso tirar umas dúvidas com vc, pois uso o delphi a apenas uns 4 meses e o pouco que aprendi veio de apostilas que baixei na net, inclusive diga-se de passagem, umas apostilas bem fracas:

O IBX a que vc se refere são os componentes da palheta InterBase ???

Se quiser ao invés do IB6 usar o Firebird 1.0, preciso instalar uma nova palheta de componentes no delphi 7, no caso esse FIB-plus ou o IBO a que vc se referiu ??? Onde posso baixá-los ???

O DBX são os componentes da palheta DBExpress e servem pra me conectar tanto com IB qto com Firebird ou outros bd´s ???

Peço desculpas pelas perguntas um tanto ingênuas, mais é pura falta de material didático mesmo.

grato.

Responder

Gostei + 0

14/11/2003

Afarias

|pois uso o delphi a apenas uns 4 meses e o pouco que aprendi veio de
|apostilas que baixei na net, inclusive diga-se de passagem, umas
|apostilas bem fracas:

Carâmba!! tu é novo mesmo no Delphi... mas esta é uma ótima e fácil ferramenta, acredito (e torço) q vc rapidamente irá evoluir.

Quanto as apostilas -- realmente são básicas e muitas vezes bem abaixo das espectativas... mas são só apostilas né?! muitas vezes os autores (apesar da boa vontade) não tem tempo suficiente (ou até experiência) para escrever um material melhor -- mas não deixam de ser uma referência para iniciantes.

Ruim mesmo é alguns livros q tem por ai q vc paga e não te adicionam nada --- mas se vc comprar um bom, e ter a coragem e paciência de lê-lo realmente, vai te ajudar muito.

Ver exemplos de códigos na Internet, listas de discusão (como este fórum) e trocar idéias com outros programadores (principalmente pessoalmente como amigos, etc...) são um ótimo caminho tb -- sem falar em cursos, se vc tiver a oportunidade de fazer algum (difícil é achar um q não consumir (como investimento, claro!) toda a tua grana ;)) mas, são muitas vezes realmente o MELHOR investimento (assim como os bons livros).

|O IBX a que vc se refere são os componentes da palheta InterBase ???

Exato

|Se quiser ao invés do IB6 usar o Firebird 1.0, preciso instalar uma nova
|palheta de componentes no delphi 7, no caso esse FIB-plus ou o IBO a
|que vc se referiu ???

Não! No caso do FB 1.0 e FB 1.5 o IBX funciona bem (já q ambos são compatíveis com o IB 6.0) -- nas versões futuras do FB isso não é garantido.

|Onde posso baixá-los ???

Tome conhecimento q estes componentes *não* são gratúitos (pelo menos para desenvolvimento de aplicações comerciais -- como vc só está estudando, não tem problema)

FIB :: http://www.devrace.com/en/fibplus/
IBO :: http://www.ibobjects.com/ibodownload.html

uma lista com mais opções::

http://www.ibphoenix.com/a4178.htm?a=ibphoenix&page=ibp_dev_comps

|O DBX são os componentes da palheta DBExpress e servem pra me
|conectar tanto com IB qto com Firebird ou outros bd´s ???

SIM -- atraves de ´drivers´ diferentes para cada banco. O Delphi já vem com um driver DBX para Interbase (que tb serve para FB, mas na mesma regra do IBX) -- mas vc pode comprar um driver específico para Firebird também (Firebird Express)

|Peço desculpas pelas perguntas um tanto ingênuas, mais é pura falta de
|material didático mesmo.

Não se preocupe, as perguntas não são ingênuas e o fórum é pra discutir todo tipo de dúvidas.

Faça buscas neste fórum (menu pesquisa no topo da página) sobre diversas ´coisas´ relacionadas a IB (ou outras) e vc terá uma série de bons materiais.

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar