Fórum Herança de um formulário em D2005 - Windows Form #65336

30/09/2005

0

Qdo trabalhava com o delphi 7, tinha um formulário basico para entrada de dados, onde ficavam os botoes, consultas, etc, que utilizava em todos os formulários de entrada de dados.

Acontece que no d2005 (windows form), qdo faço este tipo herança, não consigo mudar nada no formulario filho, para que o mesmo sofra alguma mudança, tem que ser no formulário pai, e aí nao me adianta de nada.
Até parece que dá um lock no formulário e trava tudo, não permitindo que eu coloque nenhum edit no formulário.

Alguem tem alguma dica sobre o que estou fazendo de errado ?

Espyl

Espyl

Responder

04/10/2005

Andreano

Você não está fazendo nada de errado, WinForms não suporta herança visual.

Já a VCL.NET suporta 100¬.

Abraços,

[]´s
Andreano Lanusse
System Engineer
Borland Latin America

Responder

Gostei + 0

04/10/2005

Sanses

Olá

Em .NET a herança é possivel sim, mas não como no win32. Mas no fundo é quase igual e é possível sim para aplicações windows forms, apenas atente para os seguites topicos:

-> altere a propriedade MODIFIERS de todos os componentes para public, para que tenham permissão de ser publicados e até sobrescritos.

-> o form não tem esta propriedade. Recomendo que coloque um panel sobre o form (e altere o MODIFIERS deste panel) para que o mesmo seja editado.

Eu não sei os passos para fazer heraça no delphi, sei apenas que como qualquer ferramenta que suporta o .NET ele aceita heraça. Se quiser mais detalhes poste ai, mais poderei ajudar mais com o visual studio.

Ah, uma caracteristica importante. Uma aplicação que fiz no delphi .net, a titulo de estudo, resolvi passa-la para o c# no visual studio. Utilizei herança em todos os formulários. Assim o form PAI está desenvolvido em delphi, e os filhos em Visual Studio com c.

[]´s
Sanses

Responder

Gostei + 0

05/10/2005

Andreano

Achou que deixei dúvida no escrevi.

A herança é possível tanto em C$ quanto em Delphi, na verdade o Delphi tem o conceito de herançca desde o Pascal.

O que comentei é a herança visual, os desenvolvedores Delphi estão acostumados a fazer herança de formulários de forma RAD, incluindo componentes na tela e ver a alteração no mesmo momento no forme filho.

Se formos falar em criar propriedades, variáveis, métods ,... não é preciso ter o recurso visual, apenas o editor.

No Delphi isso é possivel em VCL (Win32) e em .NET somente com a VCL .NET

[]´s
Andreano Lanusse
System Engineer
Borland Latin America
http://blogs.borland.com/andreanolanusse

Responder

Gostei + 0

05/10/2005

Sanses

Não achei que deixou duvidas não.

Mas se o colega comseguiu herdar o form e não está conseguindo editar, está claro que ele usou vcl.net e esqueceu apenas de tornar seus componentes publicos para que pudessem ser alterados.

Pelo menos foi o que entendi.

[]´s
Sanses

Responder

Gostei + 0

18/11/2005

Elter.teodoro

este winForms sao winfumos , acha eles muiuto pobres comparados ao vcl.net , que pena que os winfumos sao padroa .net.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar