Histórico de Versões

21/03/2006

0

Pessoal,
onde posso conseguir as datas de lançamento de TODAS as versões do Delphi ?

sds
Fábio Gibon


Gibon

Gibon

Responder

Posts

23/03/2006

Digitom

Vê se é isto que vc quer ?

[color=blue:f985ebe214]
1994 – Nasce o Delphi 1. A versão com 16bits. É uma ferramenta revolucionária que em menos de três meses ganhou uma considerável fatia do mercado. Foi a primeira ferramenta RAD (Rapid Application Development) – “Ambiente Rápido de desenvolvimento” 100¬ orientada a objetos.
1995 – É lançado o Delphi 2, juntamente com o lançamento do Windows 95 com 32 bits. Mas o Delphi 2 continua mantendo total compatibilidade com a versão de 16 bits.
A Nova versão vinha com melhorais significativas na construção de aplicações Cliente/Servidor.
1997 – O Delphi 3 traz suporte à construção de aplicações para internet com CGI e ISAPI/NSAPI. Era a primeira ferramenta com suporte para construção de aplicações multi-camadas, com ambiente RAD.
1998 – A Borland disponibiliza o Delphi 4 com suporte aos mais recentes padrões do mercado, tais como o CORBA e ORACLE 8, trazendo aumento de produtividade do ambiente de desenvolvimento, com a possibilidade de depuração remota de aplicações, e wizards para a construção de controles Acitvex/ActiveForms.
1999 – A onda do momento era o XML e, como não poderia deixar de ser, o Delphi 5 massacra qualquer concorrente com suas facilidades na manipulação de arquivos XML. Mantendo sua característica de suportar diversas tecnologias, a Borland disponibiliza um conjunto de componentes para utilização da tecnologia ADO de acesso a dados. As ferramentas TeamSource e TranslationSuite também são novidades nessa versão.
2001 – A estrela do momento é o Linux e a Borland é a primeira a disponibilizar uma ferramenta RAD nativa ´Cross-plataform´. Os Web Services eram também destaque, e o Delphi 6 é a primeira ferramenta comercial a ter suporte para essa tecnologia. Nasce o Kylix, o Delphi para Linux. BizSnap, DataSnap e WebSnap também são novidades.
2002 – Chegou o .NET (Dot Net). Além de manter total compatibilidade com as versões anteriores, agora Delphi 7 permite que o desenvolvedor disponibilize seus aplicativos para serem executados sobre a arquitetura .NET
2005 – O Delphi 2005 encontra-se dentro do contexto do ALM (o ´ERP para software´) e encaixa-se em uma cadeia madura de produção de software, fato raro em ferramentas de desenvolvimento para Windows. Ele consolida linguagens e plataformas em um só ambiente. Através de diversos recursos técnicos e inúmeros benefícios, pode-se afirmar que chegamos a maior atualização feita no ambiente de desenvolvimento Delphi.
2005 – Em novembro de 2005, durante a Borland Conference, realizada em São Francisco, foi lançado o Delphi 2006. Foram apresentadas várias novidades da mais nova versão do Delphi, que agora compõe o Borland Developer Studio 2006, juntamente com o C# Builder 2006 e o C++ Builder 2006.[/color:f985ebe214]


Responder

08/04/2023

Emerson Nascimento


https://portal.tdevrocks.com.br/2015/10/02/delphi-conheca-a-historia-da-ferramenta-mais-atual-que-existe-ha-20-anos/

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar