IB/FB Linux com Windows dando Pau

18/01/2006

0

Ola a todos !

Galera, é o seguinte, ... tenho uma aplicação rodando com componentes da plalheta Interbase, nas maquinas clients (tudo ok, com IB 6.0 client) e o servidor LINUX rodando Firebird CS 1.5 ;

O servidor esta iniciando normalmente;
As Aplicações Clients, conseguem conexão com o arquivo .GDB (OK)
Porém ao rodas a aplicação ou ao tentar alterar algo nas TTables, dá a seguinte msg de erro:

´EIBInterbase Error With Message
Dinamic SQL Error
SQL Error Code =-901
Feature is Not Supported´

o que pode estar faltando? devo alterar ou copiar as DLL´s para algum lugar especifico?, falta configurar algo?

Desde jah agradeço a todos e a todas, que Deus nos abençoe!


Mazzi

Mazzi

Responder

Posts

18/01/2006

Aerreira

... (tudo ok, com IB 6.0 client) e o servidor LINUX rodando Firebird CS 1.5 ;

Cliente rodando InterBase e servidor rodando Firebird ? Ué, não deveria estar tudo com firebird? Instale o firebird com as opções mínimas, apenas client, nas estações.


Responder

19/01/2006

Mazzi

Então, caro amigo.... mas roda sim.... com as duas...
Porém fiz da mesma forma que me disse para instalar somente o client da forma mais simples do Firebird... mesmo assim.. o mesmo erro...

sempre que vou dar um Active True em uma Tabela, ou quando vou rodar a aplicação, dá o erro...

por favor se tiver mais idéias mande aí estou precisando muito resolver isso.

Muito grato até o momento, companheiro


Responder

19/01/2006

Aerreira

´EIBInterbase Error With Message Dinamic SQL Error SQL Error Code =-901 Feature is Not Supported´

Dinamic SQL error deveria acontecer apenas se houvesse um erro em seu comando SQL, porém você cita que está usando TTable, não seria IBTable? Mas como já deve saber, em aplicações cliente/servidor não é nem um pouco recomendado o uso de Table, na palheta Interbase (IBX) use IBQuery quando for fazer apenas consultas à tabela ou IBDataSet quando precisar atualizar dados nela, e defina os comandos SQL para sua tabela.


Responder

19/01/2006

Mazzi

Pois, é eu testei com um ClientDataSet (palheta DbExpress), até q deu mesmo!....

o problema é que toda a aplicação está em IBX (como vc havia mencionado)....

então quer dizer que devo rever toda aplicação??? e mudar toda a estrutura do banco de dados? Ou num tem outro meio?

......
Pq, em maquinas Windows(Servidor e Clients), dá tudo certinho!
Soh Agora que teve q colocar (Serv=Linux, e Client=Windows) deu pau....
tem mais alguma ideia, amigo?


Responder

19/01/2006

Aerreira

Não uso DBX, apesar do DBX ser algo mais maduro e profissional, não vejo necessidade de sair do IBX não, porém você precisa usar os componentes de modo correto senão não vai funcionar mesmo.

Experimente usar um simpes IBQuery para teste e veja se funciona bem. Em minhas aplicações venho usando IBX com IBDataSets para manipular tudo, e em casos específicos para consultas, buscas, relatórios e pequenos checks uso IBQuery.


Responder

19/01/2006

Gandalf.nho

Instale o client do Firebird em modo de compatibilidade com o Interbase por causa do IBX e tb verifique se vc está passando os parâmetros corretos na conexão (dialeto, character set...)


Responder

19/01/2006

Mazzi

POis eh galerinha... :( o negocio tah pegando fogo!
Eu to meio desconfiado que seja meu Firibird no linux (Firebird cs 1.5 no Slackware)..
existe alguma configuração, que eu deva checar para ver se esta tudo certo?

Pois eu apenas o instalei, configurei na porta 3050 e inicio pelo comando

[b]./fmbgr -start user SYSDBA -pass masterkey [/b](devidamente configurado
na instalação)
-------------------1- Existe algo mais a fazer ?
--------------------2- Instalei nas maquinas clients, com a possiblidade de compatibilidade aceita para o fbClient. (oK)
e o engraçado é que quando dou um
IbDatabase.connect := true (por exemplo) dá certinho
só meus IBTables que estão dando pau!!!
e eu jah refiz o caminho dos DataSources, das IBTables, fiz um banco paralelo de teste, e ainda dá sempre o mesmo erro!
só funcionou som ClientDataSet !!!
Só q se for só essa a solução ´ tô na roça!!!´


Responder

19/01/2006

Gandalf.nho

Veja se vc consegue trabalhar com seu banco usando uma ferramenta como o IBExpert a partir do cliente. Outra coisa, o seu IBX está atualizado? Usando IBDataset dá o mesmo erro?


Responder

19/01/2006

Mazzi

Oi, ... consigo SIM, usar o IBexpert para fazer TUDO e o IBOconsole tbm! (inserts, drops) dá tudo certinho, conectado ao Server Linux Firebird, NORMAL! PERFEITO !, localiza as Tables, tudo 100¬

nao consegui as atualizações da palheta.... se tiver uma URL, agradeço muito.... visto que tambem seguindo seus conselhos, testei pelo IBDataSet, e dá o mesmo erro!!!.... tá dificil cara....

Até mesmo no IBDATASET, o que me parece é que não conseguem visualizar as minhas Tables,e dá o erro, mesmo eu inserindo as SQL devidamente em suas propriedades...


Responder

19/01/2006

Aerreira

Neste tópico a gandalf.nho passa o link para atualização do IBX:
[url]http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=53724[/url]


Responder

20/01/2006

Mazzi

Instalei as atualizaçoes dos componentes IBX... tudo (OK)
mas... mesmo assim o erro persiste...
to achando que seja meu servidor Firebird...
alguem sabe se tem q fazer configurações adicionais nele... para que possa abrir as Tables sem problemas???

Pois instalei o IBConsole, e ele nao abre as TABLES por ele!!! (ISSO NO SERVIDOR)
Mas as maquinas clients, por IBOConsole ou IPExpert abrem normal, dao INSERTS, DROPS, tudinho....

alguem tem mais alguma possibilidade? Estou testando todas possiveis.
Obrigado


Responder

20/01/2006

Vinicius2k

alguem tem mais alguma possibilidade? Estou testando todas possiveis.

Me parece um problema de ´cliente´.
- Desinstale o FB client das estações removendo manualmente a GDS32.DLL, aonde quer que você a encontre.
- Reinstale o client do FB com a opção de compatibilidade. Uma ´nova´ GDS32.DLL será criada (cópia exata da FBCLIENT.DLL).

Como a aplicação é em IBX, é fundamental a GDS32.DLL (cliente) na mesma versão que o servidor.

T+


Responder

20/01/2006

Gandalf.nho

Veja se o que o Vinicius2k sugeriu funciona e não se preocupe com o IBConsole, ele não funciona corretamente com o FB 1.5.


Responder

21/01/2006

Mazzi

Olá a todos... meu Deus o problema tá dificil neh galera?
pois é, re - instalei o Servidor Firebird 1.5.2 (CS) de novo.(ok)
re -instalei na(s) maquina(s) clients o Firebird com a ´compatibilidade habilitada´ (ok)

atualizei os componentes....(ok)
tah tudo certo... mas até agora o mesmo erro persiste
Error = -901 (ao abrir qualquer table)
Database conectando normal....
Socoorroo, o que mais posso tentar galera???
abraços a todos


Responder

21/01/2006

Vinicius2k

re - instalei o Servidor Firebird 1.5.2 (CS) de novo.(ok)

Opa! CS? Não havia percebido isto antes. Eu nunca tive sucesso implementando servidores com a versão CS, por diversos problemas ´inexplicáveis´. Sugiro que você teste/use o SS.

re -instalei na(s) maquina(s) clients o Firebird com a ´compatibilidade habilitada´ (ok))

Só reinstalou ou removeu tudo (GDS32.DLL no braço, inclusive) e depois instalou novamente ?


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar