IB Linux

17/03/2003

0

Olá!!!

Estou c/ um problema urgente.
Alguém pode me explicar brevemente como faço p/ instalar o IB no linux???

Eu já tenho o IB aqui. Não sei qual a sintaxe certa do comando RPM que devo usar e tb. não sei como startar meu servidor IB e como registrar uma database já criada.

Podem me ajudar???

Grata,

Obs. Já sei sobre o FB, mas no momento preciso instalar o IB!


Renata

Renata

Responder

Posts

17/03/2003

Dio

´Faça isso como usuário root:
# rpm -ivh <pacote>

Altere o owner e group do diretório /opt/interbase para interbase:

cd /opt/
chown -R interbase.interbase interbase

Para colocar o banco ´no ar´, conecte-se como usuário interbase:
ibmgr -start -user sysdba -pass masterkey

Por segurança, após a instalação você deve alterar a senha do usuário sysdba. Veja se o banco está ativo:
ps -aux

Nota: Para tornar automática a inicialização do banco InterBase, inclua as seguintes linhas de comando no arquivo /etc/rc.d/rc.local:

/bin/su
interbase
c
/opt/interbase/bin/ibmgr
start > /dev/null

Para tirar o Interbase ´do ar´, conecte-se como usuário interbase:

ibmgr
shut
user sysdba
pass masterkey ´ --> Pego na internet

Quando a registrar uma base no Linux (caso não tenha muita experiência com Linux), te aconselho a usar uma máquina da rede que possui Windows (caso tenha). Supondo que esta base já tenha sido utilizada por uma servidor Interbase no Windows, use o backup/restore do IBConsole, faça um backup utilizando ´Format - Transportable´, isso irá garantir uma compatibilidade entre os Sistemas Operacionais.

Se você for usar assim posso te passar os passos.
Espero que tenha ajudo.


Responder

17/03/2003

Anonymous

Aha!

Eu li este artigo que vc. me postou e c/ a ajuda dele e de um kra de um outro fórum eu já consegui instalar o IB no linux e acessar (via ibconsole) de uma outra máquina que tem w98. Mas ainda nao tive tempo de testar rodando meu programa...


Muito obrigada pela ajuda!!! Se eu tiver problemas c/ certeza ´pedirei socorro´ p/ vc.!

VALEU MESMO!!! :wink:

[]´s


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar