GARANTIR DESCONTO

Fórum IB6 - Banco de Dados corrompido. Como rodo o GFIX ?? #41988

01/02/2004

0

Pessoal,

Eu estava trabalhando quando acabou a energia elétrica o 2 tabelas que eu estava acessando ficaram corrompidas. Dá o erro:

´Error while trying to read from file´

Acontece que eu nunca usei o GFIX e só fiquei sabendo que ele existia porque eu pesquisei no Clube do Delphi se alguem já tinha tido esse problema.

Perguntas: Eu rodo isso no IBConsole ??
Onde eu acho o GFIX ??
Rodo aonde ??

Obrigado

Airton

Airton Santos

Airton Santos

Responder

01/02/2004

Fabio.hc

Tente assim:
[url]http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=33999&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=gfix[/url]

Responder

Gostei + 0

01/02/2004

Airton Santos

O problema é que eu não sei onde está o GFIX.
E depois que eu souber onde está eu preciso saber onde rodar.

Aí depois eu vou ver a sintaxe do GFIX.

Obrigado,

Airton

Responder

Gostei + 0

01/02/2004

Fabio.hc

Esta na pasta ´Arquivos de Programas\Borland\Interbase\Bin´

Responder

Gostei + 0

02/02/2004

Airton Santos

Obrigado Fabio,

Eu entrei no diretório e rodei o GFIX conforme os parametros:

gfix -v -f -user sysdba -pass masterkey c:\dbinthead\dbinthead.gdb

Aí o gifx arrumou as tabelas com problema mas sumiram todos os dados dela. Isso é normal ???

Outra coisa, o IBConsole não conserta o BD. ??

Nunca imaginei que o tal GFIX fosse rodar no MSDOS.

Mas, enfim, estou trabalhando novamente.

Obrigado a todos,

Airton

Responder

Gostei + 0

02/02/2004

Fabio.hc

[quote:cc0819bd92=´Airton dos Santos´]Aí o gifx arrumou as tabelas com problema mas sumiram todos os dados dela. Isso é normal ??? [/quote:cc0819bd92]
Sim, remove os dados corrompidos, se tabela inteira estiver corrompida... .

[quote:cc0819bd92=´Airton dos Santos´]Outra coisa, o IBConsole não conserta o BD. ?? [/quote:cc0819bd92]
No IBConsole, vc conecta no servidor, clica no banco na coluna da direita aparece algumas opções(Register, connect, validation, properties, ...) da 2 click´s e validation, depois em OK, se tiver algum erro tem a opção Repair.

Responder

Gostei + 0

02/02/2004

Afarias

depois q ´passar´ o GFIX (ou usar outra ferramenta) é importante q vc faça um backup e restaure a base de dados.

outra coisa, se seu servidor não dispõe de no-break, talvês seja melhor opção para vc usar o banco em ´forced writes´, depois de restaurar o backup faça::

gfix -write sync -user sysdba -pass sua_senha seu_banco.gdb

T+

Responder

Gostei + 0

02/02/2004

Airton Santos

Pessoal,

Estou aqui novamente....
Tenho duas tabelas no BD que foram corrompidas por queda de energia elétrica ...aí eu rodei o GFIX... aparentemente consertou as tabelas, mas agora não consigo criar campos novos nela nem alterar os campos.

O que eu posso fazer ??

Obrigado,

Airton

Responder

Gostei + 0

02/02/2004

Afarias

já fez o backup e restaurou o banco?? -- e é claro, vc tem q passar a usar o banco restaurado.

se sim, quais comandos vc está rodando e qual o erro??

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar