IDE mais simples para Node JS

26/04/2016

0

Quais IDE´s consideram as mais simples, sem complicações de instalações, plugins e etc?

Microsoft Webmatrix
Eclipse
IntelliJ (quase descartado), por ser pago.
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

Responder

Post mais votado

26/04/2016

Ante de começar a estudar NodeJS acho interessante esta ciente do itens elencados abaixo:

1-Para ser produtivo e não se frustar, você deverá conhecer JavaScript muito bem, se você possui um nível intermediário poderá ter problemas.
2-Para usufruir de todos os benefícios deverá conhecer de AngularJS e de quebra MVC, JASON e OO.
3-Outra tecnologia importante é o ExpressJS.
4-Conhecimentos médios em bancos de dados NoSQl ou OO (Mongodb ou outro).
5-Conhecer bem o NodeJS.

O material disponível para estudo com bom conteúdo vai ser em inglês.
Ainda não vi vagas ou mesmo projetos utilizando esta tecnologia, então para um futuro, pode ser um diferencial hoje não sei.
Sendo simplista ao extremo o NodeJS (MEAN stack) e o front-end com JavaScritp, então terá de possuir os mesmos conhecimentos de um programador de front-end.

Não quero com isto desanimá-lo, pois eu mesmo acho a tecnologia muito interessante, mas é só para auxiliá-lo nos seus estudos.

Sobre IDE, você já deve ter lido aqui no fórum a resposta padrão: "é um gosto pessoal". Então acho realmente difícil sugerir algo, acho que pagar por um IDE, a não ser que você vá trabalhar em um projeto foda. Eu mesmo comprei o Visual Studio, mas como estava em um projeto dilui o custo no custo do projeto, do contrário o gasto normalmente é grande. Mas se você tem condições tudo bem.

Eu tenho usado o editos MS Code e com o plugins certo funciona muito bem. É leve, fácil de instalar e simples de usar. Acho que vale instalar e testar.

Veja este link sobre como usar o NodeJS com Code

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

26/04/2016

Marcelo Pastore

Opa Jothaz obrigado pela ajuda alem da técnica, isso é importante tambem, mas podemos dizer que quero conhecer um pouco, para depois aprofundar.
Sobre a IDE, queria saber se é obrigatorio ter o IIS?
Responder

26/04/2016

Jothaz

Não!

No último link que postei (Veja este link sobre como usar o NodeJS com Code) tem um tutorial de como usar o NodeJS passo a passo. É em inglês, mas como eu disse os melhores artigos sobre o assunto vão estar em inglês.

Só uma observação, não tem como conhecer o NodeJS "sem se aprofundar", são muitas tecnologias envolvidas.

Mas boa sorte!
Responder

26/04/2016

Marcelo Pastore

Obrigado pelas dicas.
Responder

19/04/2021

Stas Ustimenko

My choice is Codelobster IDE - http://www.codelobster.com/nodejs.html
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar