Fórum ideias para a criacao de um estoque por periodo #384171
20/08/2010
Galera estou com o seguinte pepino na mao, no sistema de locacao que utilizo ja tem um estoque normal, vc faz os pedidos da baixa no estoque, vc clica em devolver ele repoem no estoque normal simples, agora to precisando criar um estoque por periodo vamos supor, tenho 100 pecas no estoque mais para o dia tal desses 100 vou ter apenas 10 pq o resto ja esta locado e talz
A base do sistema fica assim
Tabela produtos
tabela pedidos
tabela itenspedidos
ao criar um pedido, na hora de lancar os produtos, dentro do pedido, ele pega valores e descricao da tabela produtos e joga na tabela itenspedidos com o codgdo pedido criado descricao e valores da tabela produtos.
Como eu conseguiria criar um estoque por periodo? devo colocar data em cada produto lancado em pedidos e depois criar um relatorio ou filtro e filtrar todos os pedidos e comparar com a data que quero ver se os materiais estarao disponivel??
Alguem tem alguma ideia ae basica ou algortimo sei la de como fazer um estoque por periodo em delphi de forma simples? e depois como faco pra sempre manter o estoque atualizado por data ae a liberacao dos produtos forem feitas? ou algum exemplo sei la
Valeuz...
Eriley Barbosa
Não seria mais facil criar um campo para guardar a data da locação e se esta locado(S ou N), ai para os produtos disponiveis em estoque você só consultaria pela data da locação e locado = 'N' ou então pela data do pedido e locado = 'N', dai não precisa do campo para guardar a data da locação.
Atenciosamente
Eriley
20/08/2010
Emerson Nascimento
atualmente você tem a informação do período de locação no pedido ou no item do pedido?
se tiver, é fácil implementar.
uma outra coisa: no período pesquisado você pode ter produtos saindo e/ou produtos voltando, mais o saldo em estoque, certo?. há possibilidade de um produto sair para locação e não voltar (por avaria, por exemplo) ?
Entao tem a possibilidade do material locado nao voltar ou atrasar na devolucao a data da locacao e data da festa esta em pedidos, ITPEDIDOS apenas pega os valores de produtos e lanca em it pedidos.
*Pedidos eh um form q chama o outro form emcima dele o itpedidos e it pedidos puxa de produtos apenas a descricao e valores para ir gerando campos novos na tabela itpedidos vinculada a pedidos.
Eu pensei mais o menos assim.
( fica mais facil comparar os total de material locado para tal dia com quanto de material vc tem no total em estoque classificando todo os itens de itpedidos com data ao lancar e salvar)
ae vc cria uma procedure pra sempre comparar todos os itpedidos ( com data) que ja estao registradas com o estoque para o dia q vc quer
O estoque vai ficar FIXO EX:
eu coloco data em todo produto lancado pelo itpedidos ( a data ele pega do pedido )
100 PECAS estoque fixo ( as procedures nao irao alterar o estoque ele servira apenas para uma base)
Ae na tela de itpedidos apos eu escolher o produto e quant ao lado eu coloco uma procedure numa label ou message pra verificar em todos os itpedidos ( que ja forao feitos dos pedidos para aquela data )quanto do material anteriormetne escolhido estara locado um total ae ele pega esse total e subtrai no estoque ae ficaria assim
TELA ITPEDIDOS:
ESCOLHA DO ITEM ESCOLHA DA QUNAT
JOGO DE MESA 10
AE NA HORA DE SALVAR NO ITPEDIDOS
ELE VAI PEGAR TODO OS ITPEDIDOS JA FEITOS PARA ESSA DATA VAI SUBTRAIR COM O ESTOQUE 100
AE ELE POEM NUMA LABEL PRA ESSA DATA ESSE MATERIAL Q VC ESCOLHEU AINDA TEM DISPON 90
Assim por diante nos demais itens.
Em caso de devolucao for realizada eu coloco na query pra contabilizar apenas os itpedidos para o dia q estiverem com status "nao locado"
ae eu poderia colocar mais um campo na tabela itpedidos como devolvido, e um combobox em pedidos do tipo DEVOLVIDO, se eu marcar em pedidos a combo como devolvido ele ira pegar todos os itpedidos vinculados a ele
e ira adicionar um status de devolvido,
Complicado + acho que funciona kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se alguem puder passar MSN eh + facil explicar.
23/08/2010
Eriley Barbosa
Sua idéia está correta e é + ou - o que eu tinha dito.