Incluir produtos num DBGrid, Formulário de vendas??????????

26/07/2003

0

Sou inexperiente em delphi, e estou tentando criar um programa de vendas de produtos telefonicos, onde já tenho a parte de cadastros, consultas e impressão, mas estou com dificuldade em criar o form de vendas.

O Form que estou criando, utiliza um DBLookupComboBox para escolher o cliente, outro para escolher o vendedor, um botão (incluir itens) para incluir os itens de produtos a serem vendidos e jogálos para um DBGrid vazio.
Utilizo Delphi5 e tabela paradox(Clientes,vendedores,fornecedores, produtos e Vendas). Preciso de mais alguma tabela?

Minha dúvida está em como incluir os itens de produtos nesta venda. Como buscar os itens na tabela de produtos e colocá-los no DBGrid? E como salvar esta venda, para futuramente consultar o que foi vendido ao cliente neste pedido?

Agradeço muito a quem me ajudar

Luiz Augusto
luizgv@yahoo.com.br


Luiz.gv

Luiz.gv

Responder

Post mais votado

26/07/2003

Caro amigo,

Vamos definir o modelo para seu banco de dados.
Relaciono abaixo as tabela necessárias:
-------------------------
[b:463034eea1]PESSOAS[/b:463034eea1] :
Você poderá ter essa entidade para armazenar todas as pessoas no banco, inclusive nome do Cliente, Vendedores e Fornecedores.
-------------------------
[b:463034eea1]CLIENTES[/b:463034eea1] :
Voce poderá nessa tabela armazenar informações inerentes ao seu cliente, mas vale lembrar que vc só precisa vincular o código da pessoas e nessa tabela, fazendo isso vc tá informando para seu modelo relacional que a existência do código da pessoa aqui, é a indicação que é um cliente.
-------------------------
[b:463034eea1]FORNECEDOR[/b:463034eea1]
Segue o mesmo esquema da tabela de CLIENTES
-------------------------
[b:463034eea1]PRODUTOS[/b:463034eea1]
Informações dos produtos, como: Código, Nome, Qt disponível...
-------------------------
[b:463034eea1]VENDA_PROD[/b:463034eea1]
Informações sobre a capa de venda dos produtos, nessa tabela vc terá o cliente que tá comprando, data da compra, número da documento, fica muito semelhando a uma nota fiscal.
-------------------------
[b:463034eea1]ITENS_VENDA[/b:463034eea1]
Nesta tabela vc terá o código de cada produto, o código da tabela VENDA_PROD, fará o relacionamento.

Assim, fecha modelo relacional para seu banco de dados.

Atenciosamente,

Daniel Araújo

Clientes,Vendedores,fornecedores, produtos e Vendas[/b]


Cdaraujo

Cdaraujo
Responder

Mais Posts

26/07/2003

Luiz.gv

Obrigado Daniel, finalmente alguém respondeu minha dúvida, desde já agradeço a força, vc me ajudou a ter as 1ªs idéias. Mas ainda não conseguí ter informação suficiente para um ponta a pé no programa.

Na tabela Itens de venda, eu deveria criar os campos:
codigo, Item1, Item2, Item3..... até Item10 por exemplo?
Essa é a melhor forma de fazer a tabela de itens?

Agradeço desde já,

Luiz Augusto
luizgv@yahoo.com.br


Responder

26/07/2003

Cdaraujo

Caro amigo,

O Modelo que passei pra vc, é uma forma muito simples de um banco de dados com entidades relacionadas.
Para sua venda, vc terá a tabela de Vendas e a tabela de itens, na tabela de itens , vc terá pra cada produto vendido um item (registro nessa tabela), vc vai cadastrar o código do produto, o código da venda e um código único para essa tabela. Exemplo:

---------------------------------------------------
PRODUTO:
COD_PROD | NOME
10125 LIVRO DE INFORMÁTICA
---------------------------------------------------
VENDA:
COD_VENDA | CLIENTE | DATA
1 1010 26/07/2003
---------------------------------------------------
ITENS_VENDA:

COD_ITENS_VENDA | COD_VENDA | COD_PROD | QT_VENDA
1 1 10125 10.0
---------------------------------------------------


Atenciosamente,

Daniel Araújo


Responder

28/12/2015

Joelson

Cdaraujo mais como fazer para o dbgrid datastrar as informações dentro da tabela ITENS_VENDAS?
Responder

28/12/2015

Joelson

Cdaraujo mais como fazer para o dbgrid datastrar as informações dentro da tabela ITENS_VENDAS?
Responder

28/12/2015

Joelson

Cdaraujo mais como fazer para o dbgrid datastrar as informações dentro da tabela ITENS_VENDAS?
Responder

30/12/2015

Raimundo Pereira

Bom dia, teve progresso ?
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar