Fórum Indice de componentes #245491
03/08/2004
0
Olá pessoal,
Programava em VB e lá eu conseguia criar um índice de componentes tipo tinha 10 caixas de texto, então eu colocava todas com o mesmo nome e mudava somente o indice para 1, 2, 3 etc. Entao poderia fazer algo do tipo:
For i := 1 to 10 do
caixatexti(i).text := ´3´
Assim o sistema alterava o valor de todas as caixas nomeadas como caixatexti com indice de um até dez sem precisar fazer um a um.
Aguém sabe como fazer algo parecido em Delphi?
Desde já agradeço.
Programava em VB e lá eu conseguia criar um índice de componentes tipo tinha 10 caixas de texto, então eu colocava todas com o mesmo nome e mudava somente o indice para 1, 2, 3 etc. Entao poderia fazer algo do tipo:
For i := 1 to 10 do
caixatexti(i).text := ´3´
Assim o sistema alterava o valor de todas as caixas nomeadas como caixatexti com indice de um até dez sem precisar fazer um a um.
Aguém sabe como fazer algo parecido em Delphi?
Desde já agradeço.
Alfadesign
Curtir tópico
+ 0
Responder
Marcelo Saviski
um modo
ou tb poderia criar um array
e depois usar
também poderia usar um TList
para reutilizar o mesmo código em eventos p/ componentes vc usa o Sender, que é o componente, no caso do vb ele passa o Index, no Delphi Sender corresponde ao componente
por exemplo, selecione todos os edits, e clique duplo no evento onExit, digite isso:
talvez vc esteja acostumado, mas eu não sinto nenhuma falta do Index´s
for I := 1 to 10 do TEdit(FindComponent(´Edit´ + IntToStr(I))).Text := IntToStr(I);
ou tb poderia criar um array
var Edit: array[0..9] of TEdit; inicializar Edit[0] := Edit1; Edit[1] := Edit2; Edit[2] := Edit3; .... Edit[9] := Edit10;
e depois usar
for I := 0 to 9 do Edit[I/].Text := IntToStr(I);
também poderia usar um TList
para reutilizar o mesmo código em eventos p/ componentes vc usa o Sender, que é o componente, no caso do vb ele passa o Index, no Delphi Sender corresponde ao componente
por exemplo, selecione todos os edits, e clique duplo no evento onExit, digite isso:
TEdit(Sender).Text := ´Outro Texto´;
talvez vc esteja acostumado, mas eu não sinto nenhuma falta do Index´s
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)