Fórum .INI x .XML #329143
12/09/2006
0
INI ou XML?
Quais os prós e contras?
Qual organiza melhor as informações?
Qual o mais facil de manipular?
Em uma aplicação que você vai distribuir pros outros, sera que seria interessante salvar um xml com a configuração de varios menu´s em um XML? Estava pensando nisso esses dias, mas acho que o maior problema seria que a pessoa podia simplesmente modificar o XML e o menu seria modificado.
Qual a melhor formar de armazenar esses tipos de informações?
Salsa
Curtir tópico
+ 0Posts
21/09/2006
Rafaelunp
Uso ini para armazenar strings que possam fazer diferença entre as maquinas do cliente, por exemplo: determinado cliente possui o banco instalado na pasta C:\meuSistema\Bd, ja outro possui na pasta D:\Aplicativos\meuSistema\Bd... como é uma string unica, ele mesmo pode fazer essa alteração... Um ini resolve isso facilmente... Assim como a porta do SGDB... tem cliente que usa na 3050 tem outros na 3051... e pos ai vai... como sao apenas uma string, eu costumo armazenar num ini...
No caso do XML é para uma coisa mais dinamica, por exemplo seu sistema pode acessar mais de um banco de dados, isto é o cliente pode escolher em quem vai se conectar, em mais de um servidor... ai voce vai preparar o xml para receber esses servidores:
Mas em ambos os casos o cliente pode alterar esses valores... O que nestes casos não tem problema... a ideia é que se possa alterar de forma facil...
Acho que era isso...
Gostei + 0
21/09/2006
Paullsoftware
Se vc tiver experiência em como trabalhar com arquivos [b:b0cec064e2]xml[/b:b0cec064e2], aconselho vc a ultilizar, pois, até mesmo pra carregar, localizar ou editar os dados contidos no arquivo [b:b0cec064e2]xml[/b:b0cec064e2] será mais facil, pois, eles podem ser navegados por CDS como se fossem dados de uma tabela temporária...
Eu uso muito arquivos [b:b0cec064e2]INI[/b:b0cec064e2] mais estou mudando algumas aplicações para [b:b0cec064e2]xml[/b:b0cec064e2] e estou achando bem melhor de trabalhar. Até por que existe um detalhe bem simples, se um curioso tentar abrir o arquivo xml, muitas vezes vai ser levado para internet explorer e não dá pra alterar os dados assim tão simples, e não poderá dizer depois que foi por acidente que ele mudou alguma informação do arquivo, nós sabemos que as vezes isso ocorre...
espero ter ajudado :wink:
Gostei + 0
22/09/2006
Raserafim
justamente por ser um arquyivo texto, pode ser lido em qualquer lugar, daí a sua grande utilidade.
Gostei + 0
22/09/2006
Paullsoftware
:!: :!: Realmente confundi... vlw pelo toque... :shock: :shock:
Uma vez fiz uma aplicação usando xml e trabalhando com ClientDataSet criando telas bem semelhantes as do NSW2005... então teve uma máquina que não estava querendo abrir a aplicação, então recorri a um forum e me disseram que deveria ser a versão do IE que poderia ser inferior a suportada pela tecnologia, inclusive existe um Programa de Digitação o [b:fb759a08f0]DIGITANDO[/b:fb759a08f0] da [url=http://www.recomente.com]Recomende[/url] eu me lembro quando eu trabalhava ministrando cursos básicos em outra escola, eu adiquiri o sistema deles e em algumas máquinas o sistema n estava querendo funcionar eles mandaram um pacote de atualização do IE com o Midas atualizado... na epoca n dei muita importância ao assunto, afinal nem sonhava em ser programador... mais foi a primeira coisa que me veio a cabeça quando fiz um sisteam usando xml com ClientDataSet e n quis funcionar na máquina do meu cliente, atualizei a versão do IE dele e o sistema funcionou, mais deve ter sido mera coincidência...
desculpa a mancada ae :roll:
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)