Iniciando a carreira como desenvolvedor!

21/01/2016

0

Bom estudo a todos!

Begin
Comecei a meus estudos om um curso técnico(Que não deu para aproveitar muito por conta de alunos maravilhosos, mas me esforcei), gostei de programação, mas os outros alunos nem um pouco, só tinham 4 alunos que queria então já viu. Busquei fazer um curso para melhorar o que eu aprendi, estou começando com Delphi, moro em fortaleza e quero começar um curso na faculdade de ADS( Mas aqui eles não utilizam Delphi, apenas Java, C# e .Net(já me gera uma dúvida), percebi que as empresas que trabalham com Delphi por aqui, utilizam o Delphi 6, 7, também ainda usam conexão com banco de dados, DBE(me gerando outra dúvida).

Gostaria da ajuda de vocês, trabalho como Inspetor de qualidade, mas quero ser um Desenvolvedor, peço ajuda de vocês em se continuo no Delphi ou começo a estudar outra linguagem e o mais importante, como trabalho em uma área que não tem nada a ver, não sei o que estudar no momento, Voltei a estudar lógica mas também quero aprender POO.

Se alguém puder me ajudar com uma dica dessas seria muito importante para mim, tenho 28 anos e não quero perder mais tempo.
Agradeço desde já.
End.
Everton Costa

Everton Costa

Responder

Post mais votado

22/01/2016

Olá Everton, caracas Fortaleza tá bom de Delphi 7 ein? vou me mudar pra Fortaleza, kkkkk

Seguinte.. se você quer mesmo ser desenvolvedor então vá para cima. Você precisa ter ao menos uma noção básica de banco de dados, estude o Firebird que é o que se utiliza geralmente com Delphi. Tabelas, Campos e relacionamento. E também é bom você ter uma noção em Sql (pra começar).. e se você for bom em Sql no futuro isto vai fazer muita diferença; Em delphi você precisa estudar componentes de acesso a dados, use a dbExpress;

Kra, faça entrevistas, eu já contratei bastante e o pessoal de desenvolvimento tem muita preferência por quem "aprende e se adapta rápido". Quando vc fizer um teste e for reprovado diga coisas tipo. " Legal.. se você puder me indicar melhor onde errei.. e o que posso fazer no futuro fazer um novo teste e ir um pouco melhor... quero muito trabalhar nesta área.. posso estuda e retornar daqui 4 meses?" Pegue os contatos individuais de quem você conversar dentro da empresa. Se você não se importar uma maneira boa é você pedir para trabalhar no suporte. Tipo "Mesmo que eu fui reprovado no testes.. se vc tiver vaga no suporte eu aceito.. ou em documentação". E se este caminho funcionar (vc for contratado para suporte ou documentação).. não se acomode.. continua estudando. Uma vez que vc está dentro da empresa as coisas irão fluir naturalmente. Você vai ter muitas dicas internas sobre "estude isto ou aquilo" aos poucos vc vai migrar para desenvolvimento. E mesmo assim continue fazendo entrevistas e retornando as empresas quantas vezes precisar.. insista sem ser muito chato (mas um pouquinho chato sim rsrsr);

O Ideal é que vc consiga apartir do zero, por exemplo, pensar em um sistema pequeno (Um sistema de locadora por exemplo (clássico)).. e apartir do zero vc pensar no banco, construir o banco (Pensar nas tabelas, e nos relacionamentos) e construir a aplicação em delphi.

Insista bastante com o desenvolvimento. As vezes parece ser muito complicado. descanse e retorne depois que as coisas vão acontecendo.

Um vez que vc estiver em desenvolvimento ai será mais fácil vc pensar em outras linguagens


Abraços e boa sorte :)

Mateus Carvalho

Mateus Carvalho
Responder

Mais Posts

21/01/2016

Rodrigo Oliveira

Everton, essa questão de escolha de linguagem é bastante pessoal, sobre o Delphi, se você aprender, terá como conseguir estagio com tecnologia? Se sim vale a pena, porem o mercado está mais abrangente para Web, consequentemente Java entra nesse mercado.
Responder

21/01/2016

Mateus Carvalho

Bem vindo Everton,

primeiramente você está na flor da idade, e tem todo tempo do mundo pela frente,

Delphi 6 ou 7 é bastante ultrapassado (apesar de na minha opinião o Delphi 7 ser a melhor ferramenta de desenvolvimento que já existiu); Delphi 6 e 7 gera aplicação apenas Desktop (apenas para o computador) e hoje em dia é necessário abranger o ambiente web;

Para você que está começando eu aconselho Java, C# ou .Net por serem linguagens que abrangem o ambiente Web e mobile. Alias, Mobile é uma ótima alternativa pra quem está começando hoje, afinal de contas, Mobile está em tudo.

Java tem uma produtividade ruim (Ao menos há uns 5 anos isto ainda era problema). Porém Java é muito robusto, roda em qualquer lugar que tenha um processador e o mercado sempre teve uma procura boa por profissionais e com um valor bom.

Uma alternativa interessante pra você tem também é trabalhar com Delphi XE que é uma espécie de continuação do Delphi 7 porém integrando o ambiente web e abrangendo toda uma questão de Framework .net.

O Bom de vc optar para Delphi XE é que se vc está em um local que tem muito Delphi 7, a tendência no futuro é eles migrarem, e em geral acabam migrando para a linguagem mais próxima que seria o Delphi XE


Não se apegue muito a linguagem, e tenha flexibilidade para mudar de uma para outra, isto é importante. Eu programo em Delphi 7 há 13 anos é a única coisa que faço, mas se fosse começar do zero pensaria nos conselhos que te dei :).. Alias.. eu iria para a área de consultoria.. e também pensaria em ser um Consultor SAP

abraços e boa sorte,
Responder

21/01/2016

Rodrigo Oliveira

Boa Mateus.

primeiramente você está na flor da idade, e tem todo tempo do mundo pela frente,


Nunca é tarde para começar ou recomeçar.
Responder

21/01/2016

Ander Linus

Como está a situação do Delphi em Fortaleza?
Responder

21/01/2016

Eduardo Pessoa

Java não faltam oportunidades.
Responder

22/01/2016

Everton Costa

Obrigado pela resposta Mateus, tem uma empresa que conheço chamada Fortes, fiz um teste mas não passei, pretendo estudar para um dia trabalhar lá, mais ainda sim me falta Norte, tipo oque devo estudar???
Mesmo tendo feito um curso intermediário me sinto iniciante e como não trabalho na área, não sei se crio projetos para aprender ou apenas estudo outras coisas.

Sobre situação conheço 6 empresas que trabalham com Delphi, mas creio eu que a maioria trabalha com com Delphi 6, 7, como tinha dito antes.
Responder

22/01/2016

Edson Venancio

Tem um Canal aqui na devmedia que aborda lógica de programação tem bem uns 4 curso vale apena assitir, e um dos curso o autor entra na linguagem Delphi, ja que vc ta interessado pelo linguagem vale a pena da uma olhadinha :
Entra no link e pede pra mostra todos os curso ..

https://www.devmedia.com.br/cursos/outros/todos/?page=1
Responder

22/01/2016

Everton Costa

Estou fazendo o de 78 Vídeos.
Responder

22/01/2016

Eduardo Pessoa

Se conhece 6 empresas que trabalham com Delphi, são software house?
Responder

22/01/2016

Eduardo Pessoa

Boa Mateus, insistencia vale bastante, hehehe. O maximo que repeti foi umas duas entrevista na mesma empresa, para vagas diferentes.
Responder

22/01/2016

Ander Linus

Realmente está bem o mercado.
Responder

23/01/2016

Everton Costa

Muito obrigado pelo incentivo, tem uma empresa em específico que quero entrar, que é na Fortes Tecnologia em Sistema. Lá trabalha com SQL server, vou seguir a dica e criar uma sistema de locadora e estuda estrutura de dados com sql server(pois eles trabalham com ele)... e partiu estudo.

Mas seria muito avançado eu estuar Orientação a Objeto?
Responder

23/01/2016

Edson Venancio

Muito obrigado pelo incentivo, tem uma empresa em específico que quero entrar, que é na Fortes Tecnologia em Sistema. Lá trabalha com SQL server, vou seguir a dica e criar uma sistema de locadora e estuda estrutura de dados com sql server(pois eles trabalham com ele)... e partiu estudo.

Mas seria muito avançado eu estuar Orientação a Objeto?


Nao orientação a objetos é de boa requer leitura , atenção, assistir algumas vídeo aulas, e pratica.
Responder

23/01/2016

Ander Linus

Object Pascal, me falaram que é orientado a Objeto, porem acho que poucos programam assim.
Responder

25/01/2016

Mateus Carvalho

Everton, não se preocupa com orientação a objetos agora não. Orientação a Objetos faz toda a diferença sistema (Se bem implementada) porém no momento só vai te confundir;

Legal o lance do Sql Server, é isto ai mesmo, vc tem foco e informação.. seguindo com determinação sem preguiça persistência é certo que em breve estará na Fortes, ou em alguma outra empresa.


Boa Sorte;
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar