Iniciando com Delphi

01/03/2010

1

Bom dia galera

Como todo iniciante deve fazer, pedir socorro, queria que aqueles que tem maior experiência em Delphi (preferência o 7) me ajude com uma apostila, vídeo ou código fonte de como programar da melhor maneira utilizando o próprio com BD FireBird.
Também aceito sugestões sobre ferramentas a serem utilizadas, como:
* Já me aconselharam a utilizar os componentes do pacote JEDI CODE LIBRARY.
* Como gerador de relatórios, usar o FORTES REPORT.

Aí galera essas são as ferramentas das quais me disseram ser as mais confiáveis.
Aqueles que puderem opinar e darem suas sugestões, ficarei grato.

Do mais...Aguardo

Huelbert Rodrigo de Oliveira
Programador de Sistemas
huelbert@gmail.com

Responder

01/03/2010

Pjrm1470

So posso comentar sobre gerador de relatórios. Até porque isso é questão de gosto e costume. Eu gosto do RAVE Reports. Vem junto com o próprio delphi. Sai bons relatórios dele, mas precisa de um pequeno tutorial ou de um bom tempo fuçando ele para aprender a começar a fazer os relatórios. Nunca tive erros com o RAVE. Gosto muito dele pois eu que personalizo os gráficos a serem gerados no rave.   Obs.: Graficos no RAVE é avançado. Precisa de conhecimento e estudo das units do RAVE.   Quem te recomendou o FORTES Report provavelmente gosta dele (do report). Eu falo que a embarcadero escolheu bem a Nevrona como report padrão do delphi.   Resumindo... Report varia de pessoa a pessoa. É bom que as pessoas lhe deem recomendações, mas vc deve analizar os relatórios e ver qual lhe atende melhor.   Espero que ajude. Att, pjrm1470.
Responder
Então me sugeriram o Fortes pelo motivo de precisar de gerar relatórios para impressora matricial.Fiz alguns teste e este me atendeu bem pois tem uma adaptação em código para melhorar a performance, mas vou efetuar os teste no Rave também pra ter certeza sobre gerador de relatórios.

Preciso de recomendação sobre a melhor maneira de trabalhar com o delphi e firebird.Aguardo...

Grato pela dica sobre Rave.
Responder

01/03/2010

Pjrm1470

Quase me esqueci de mencionar. Se cadastre-se na edn.embarcadero.com/brLá você poderá participar de eventos relacionado com o delphi. Me ajuda muito e pode lhe ajudar. Vai ter a semana do DBA. 3 dias de evento online. http://now.eloqua.com/es.asp?s=608&e=252049&elq=e89f9f48dcc8427b9cc66502248e6bc5   Acredito que esse evento poderá lhe responder a todas as suas dúvidas. O Andreano Lanusse estará apresentando. Faça as perguntas chave que vc precisa saber que vc terá as repostas no evento.   Att, pjrm1470.
Responder
Grato
Fiz a inscrição
Ate
Responder

04/03/2010

Thiago Santana

Heulbert como vc irá utilizar banco de dados Firebird eu irei te indicar que vc intale em teu delphi os componentes da IBO. Até hoje acho que são os melhores componentes de conexão e transação existentes para utilizar delphi com banco de dados Firebird...
O site para baixar os componentes é: www.ibobjects.com !
São muito simples de utilizar e fazem um ganho de tempo enorme...
Espero ter colaborado!
AbraçoO
Responder
Valeu Thiago, vou conferir o componente.

Galera ja me decidi sobre o gerador de relatórios, FastReport 4.9, so preciso saber como configurar ele pra matricial e também como chamar no aplicativo o editor de report.

Queria saber também se alguem tem videoaulas ou material de pesquisa sobre Administração de Banco de Dados SQL?

Aguardo
Responder

04/03/2010

Thiago Santana

Amigo procure pelo IbExpert que é uma ótima ferramenta de administração para banco de dados Firebird, a melhor do mercado para ser utilizado com firebird, procure instalar a versão 2.5 do firebird, pois já vem com os mais novos collates que reconhecem os acentos e fica mais simples de programar!
Responder
Thiago quando citei administracao de bd falei sobre backup, restaurar, gravar em bd espelho, etc.
Procedure ja manjo utilizar,juntamente com view,sequence,trigger,etc.
Add meu msn ai huelbert@hotmail.com

Ate
Responder

04/03/2010

Thiago Santana

Então o IbExpert é uma ótima ferramenta para fazer backups, restaurações e administrações para banco de dados Firebird...
Amigo ñ dá para te add pq tow no trabalho...
Mim add aê Thiagodarley@hotmail.com
Só fico online a noite...
AbraçoO
Responder
+1 DevUP
Acesso diário, +1 DevUP
Parabéns, você está investindo na sua carreira