Iniciando o Sql Server

17/01/2005

0

Oi pessoal, estou pensando seriamente em utilizar o Banco Sql Server em meus aplicativos então gostaria de saber se esse banco é gratuito(ou se tem alguma versão free), onde encontro para baixar e as ferramentas para manipulação (DDL e DML) e ainda a forma de acesso, tipo MSDE e Odbc.
Grato pela atenção de quem puder ajudar!!!!


Amilton/pr

Amilton/pr

Responder

Posts

17/01/2005

Vinicius2k

Colega,

O SQL Server não é free, ao contrário, tem um custo de propriedade, relativamente alto, assim como o Oracle.

O [b:59c52e2cfa]MS SQL Server Desktop Engine[/b:59c52e2cfa] (MSDE) é uma versão ´Light´ do SQL Server e esta sim é free. Download em:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=413744d1-a0bc-479f-bafa-e4b278eb9147&displaylang=en

É uma boa opção para aplicações pequenas que tendem a crescer e migrar posteriomente para o SQL Server, mas tem limitações quanto ao número de operações concorrentes no servidor (máximo de 5) e quanto ao tamanho máximo dos dados (2 GB) e, assim como no SQL Server, a relação hardware/performance é mais estreita do que nos principais SGBDs free existentes, como Firebird e PostgreSQL.

O SQL Server é um excelente SGBD, mas não recomendo o uso do MSDE em aplicações médias ou grandes, em face as suas limitações.
[i:59c52e2cfa]MSDE Database Limitations MSDE is intended for single user or small workgroup environments. The following are some of the MSDE limitations in comparison with SQL Server: * No Enterprise Manager * No Query Analyzer * No Index Tuning Wizard * Only 2GB RAM * Only 2GB database size limit * Only 2 CPUs * Only five concurrent batch workloads or 25 concurrent connections for websites * No Database Server Failover Support * No Full-text search * No SQL Server Profiler * No Import and Export Wizards * No OLAP * No English Query * No SQL Books Online * No Full or Bulk-Logged recovery model support (only simple) (This list covers most of the MSDE limitations. There may be a few omitted.)[/i:59c52e2cfa]



No SQL Server vc já terá tudo o que precisa para administrar o servidor, bancos e usuários (Enterprise Manager), não necessitando de ferramentas de 3ºs.
Já no MSDE não acompanha nenhuma ferramenta GUI de administração (apenas a ferramenta console OSQL) e eu recomendo o uso desta : http://www.sqlmanager.net/products/mssql/manager

Esta ferramenta tem uma versão ´Lite´ com funcionalidades básicas para administração, mas algumas coisas vc ainda precisará fazer via script, como atachar os bancos no servidor, por exemplo.

Há algum tempo a Microsoft disponibilizou uma ferramenta, mas é baseada em Web :
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=C039A798-C57A-419E-ACBC-2A332CB7F959&displaylang=en

A melhor forma de conexão no Delphi, na minha opinião, é a tecnologia dbGO (ADO) via provedor OLE DB (preferencialmente) ou ODBC.

T+


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar