Fórum Iniciando Projeto do Zero com Firebird #258904
18/11/2004
0
Até hoje somente trabalhei com o Paradox, quero iniciar os trabalhos em um Database mais robusto, optei pelo Firebird, estou trabalhando com o Delphi 5, por este motivo não posso utilizar o DBExpress, então estou com o Zeus instalado.
-> Gostaria de saber quais os compontes eu utilizo para conectar com o meu Database e minhas tabelas.
-> Onde eu crio as minhas tabelas existe um aplicativo a parte ou é em RunTime ??? No paradox se usa o DataBase Desktop.
Por favor galera, me dêem esta força, quero ampliar a minha área de conhecimento mas estou empacado na fase inicial, preciso dar este primeiro passo que está sendo bastante complicado de resolver.
Conto com a sua colaboração,
Obrigado !!!
Shaolin
Curtir tópico
+ 0Posts
18/11/2004
Vinicius2k
Isto eu não posso responder detalhadamente, pois não trabalho em produção com a Zeos, mas, pelo que sei, vc utilizará zConnection, zQuery e zUpdateSQL, considerando a versão 6.1.5-stable.
Honestamente, a Zeos ainda não é uma boa opção para o Firebird... Regularmente, faço pequenos testes nas versões lançadas, e sempre, ela se mostra muito instável. Muitos erros de Access Violation, inexplicáveis e intermitentes...
Se eu estivesse na sua posição, ou faria um upgrade no Delphi para utilizar dbExpress ou utilizaria o IBX (paleta Interbase).
Eu recomendo o IBExpert ( www.ibexpert.com ), que é uma excelente ferramenta e sua edição ´Personal´ é free.
T+
Gostei + 0
18/11/2004
Sremulador
O próprio Ibx que vem com o delphi
tem vário o Ibconsole, Ibmanager(ótimo)
Gostei + 0
18/11/2004
Massuda
Gostei + 0
18/11/2004
Vinicius2k
Para instalar a última versão do IBX para Delphi 5, que é a versão 5.04, é necessário ter instalado o Update Pack 1 do Delphi 5... Este update está disponível no site da Borland, mas é restrito aos usuários registrados e com cópias licenciadas do Delphi. Torço para que seja o caso do colega... se não for, ele teria que utilizar a versão que acompanha o Delphi 5 (se não me engano 5.01).
T+
Gostei + 0
18/11/2004
Shaolin
Posso usar os componentes nativos do Interbase para trabalhar com o Firebird ??? Desta forma se torna estável ???
Agradecido desde já pelos esclarecimentos anteriores.
Gostei + 0
18/11/2004
Vinicius2k
Pode. Até a versão atual do Firebird (1.5.1), 100¬ de compatibilidade (baseado em relatos de fóruns e listas e minha própria experiência com ele).
Problemas poderão vir, se uma nova versão do Firebird for incompatível e vc quiser utilizá-la, então, teria que migrar de banco de de camada de acesso... mas até isso acontecer, se acontecer, deve haver algum tempo... e também só será um problema se vc quiser utilizar esta nova versão que seria incompatível..
T+
Gostei + 0
18/11/2004
Shaolin
Mas voltando a perguntinha tosca do inicio.
O que eu uso e o que ele faz ???? Qual componente do Interbase e qual a função do mesmo ???
Obrigado mesmo pelas dicas.
Gostei + 0
18/11/2004
Vinicius2k
Agora já complicou um pouco para responder tudo... veja a apostila de Firebird + IBX no site da ClubeDelphi :
http://www.clubedelphi.net/apostilas/ApostiladeFirebird.pdf
E este exemplo do colega afarias, aqui mesmo no fórum :
http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=30575
T+
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)