Fórum Iniciante em Delphi - Dúvidas básicas #191157
28/10/2003
0
Caros amigos,
estou começando a trilhar os caminhos do Delphi. E tenho algumas dúvidas (certamente bobas para vocês) básicas que gostaria que esclarecessem:
1) Como faço para usar uma máscara de formatação em um Dbedit (função e evento) ?
2) Posso utilizar a máscara do Access, disponível na criação de tabelas ?
3) Qual a propriedade que contém o valor digitado em um dbedit ?
4) Existe uma forma mais prática de alterar a mudança dos campos para [ENTER] ao invés de [TAB] ? Pois seguindo as inforamções que pesquisei, tem que se codificar Edit por Edit.
Desde já, muito obrigado.
estou começando a trilhar os caminhos do Delphi. E tenho algumas dúvidas (certamente bobas para vocês) básicas que gostaria que esclarecessem:
1) Como faço para usar uma máscara de formatação em um Dbedit (função e evento) ?
2) Posso utilizar a máscara do Access, disponível na criação de tabelas ?
3) Qual a propriedade que contém o valor digitado em um dbedit ?
4) Existe uma forma mais prática de alterar a mudança dos campos para [ENTER] ao invés de [TAB] ? Pois seguindo as inforamções que pesquisei, tem que se codificar Edit por Edit.
Desde já, muito obrigado.
Edkardoso
Curtir tópico
+ 0
Responder
Luineumann
algumas respostas
1) o quevocê chama de máscara. por exemplo, você pode evitar que determiandos caracteres sejam digitados. um exemplo para garantir que só sejam digitados caracteres numéricos
procedure Tform1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
if not(key in [´0´..´9´,#8,13])
then key := 0;
end;
8 é o carcter de retorno
13 é o enter
2)as máscaras do access normalmente são diferentes no delphi. por exemplo para exibir um campo numérico inteiro como 99.999 no access você usa 99\.999 e no delphi 99´.´999 (99.999 tem o ponto entendido como separador decimal)
3)o .value do campo associado ao dbedit
4)existem componentes disponíveis na internet que fazem isso um deles é o CSEZForm;
1) o quevocê chama de máscara. por exemplo, você pode evitar que determiandos caracteres sejam digitados. um exemplo para garantir que só sejam digitados caracteres numéricos
procedure Tform1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
if not(key in [´0´..´9´,#8,13])
then key := 0;
end;
8 é o carcter de retorno
13 é o enter
2)as máscaras do access normalmente são diferentes no delphi. por exemplo para exibir um campo numérico inteiro como 99.999 no access você usa 99\.999 e no delphi 99´.´999 (99.999 tem o ponto entendido como separador decimal)
3)o .value do campo associado ao dbedit
4)existem componentes disponíveis na internet que fazem isso um deles é o CSEZForm;
Responder
Gostei + 0
28/10/2003
Osocram
4. p trocar o enter pelo tab.. faz isso
-------
coloque isso no OnKeypress do form
if key=vk_return then
selectnext(activecontrol, true,true);
--------
e mude a propriedade Keypreview=true;
-------
coloque isso no OnKeypress do form
if key=vk_return then
selectnext(activecontrol, true,true);
--------
e mude a propriedade Keypreview=true;
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)