Iniciante: IDE a usar e outras dúvidas

22/02/2004

0

Senhores,

Costumo usar Delphi, mas ultimamente estou muito afim de aprender C++, pois acho que ela tem um poder de fogo muito maior, que me permite construir aplicações ultrapassando a capacidade do Delphi, apenas mudando de IDE.

Mas eu gostaria de saber qual IDE vocês me recomendam para começar a construir aplicações gráficas para Windows e Linux... Já usei o Borland C++ Builder, mas não gostei muito, parecendo excessivamente com o Delphi. E quanto ao Microsoft Visual C++? O que me dizem dele?

Muito obrigado!!!


Mathac_admin

Mathac_admin

Responder

Posts

22/02/2004

Xco

Putz, eu já achava que ia ser mais fácil vc usar o builder por estar acostumado com o Delphi.

O que eu não gostei no VC++ eh que ele vem com muito código (incompreensivel) pronto, no projeto em branco. Fica dificil de entender.
Eu, na minha modesta opinião, sou mais o builder.


Responder

27/02/2004

Mathac_admin

O problema de você usar Delphi, C++ Builder e outros progs do gênero é que (me perdoem) eles são um tanto limitados. Por exemplo, se eu quiser fazer um aplicativo CAD no Delphi, não posso, pois ele não é feito para isso. Qual IDE me permitiria um grande leque de recursos? Como é que os caras desenvolvem esses progs ferrados tipo o Office ?

Grato.


Responder

31/03/2004

Kao00

Eles fazem tudo manualmente usando a Windows API. Se quiser um tutorial, vai aqui:
http://www.winprog.org/tutorial/


Responder

02/04/2004

Delves

C++Builder limitado?????

Kra ainda não encontrei algum problema que não tivesse uma boa solução nesse ambiente de programação! Se você conhecer a linguagem C++, os fundamentos do compilador e souber manipular a API do Windows poderá tirar grande proveito das facilidades que o BCB proporciona! O que se pode fazer praticamente não possui limites! É lógico que, às vezes, até códigos em assembly são necessários, mas isso já é outra conversa!

Não nos esqueçamos que conhecer a API não significa saber programar em C++. A API pode ser acessada por outras linguagens de programação também!

Acredito que esse conhecimento dos fundamentos do Windows enriquece nossos programas. Vale a pena o esforço! A dificuldade é encontrar material em língua portuguesa. Creio que não existe nenhum completo, ainda.

Alguns minutos atrás eu estava vendo as mensagens noutro fórum, onde estão reunindo esforços para escrever um tutorial sobre o tema. Se interessar, a página é:

http://www.dicasbcb.com.br/Forum/viewforum.php?f=9

Espero ter ajudado.


Responder

15/04/2004

Vanila

Aproveitando e só completando a pergunta do amigo
O Borland C++ vem com formulários, botões e etc ?
Pq tenho o VC++ aqui e ele não possui nada disso, tudo tem que ser criado no dedo.


Responder

15/04/2004

Bferreira

Aproveitando e só completando a pergunta do amigo O Borland C++ vem com formulários, botões e etc ? Pq tenho o VC++ aqui e ele não possui nada disso, tudo tem que ser criado no dedo.


Vem com tudo.
E quanto a pergunta do nosso caro colega mathac programas desse genero são criados geralmente botando a mão na massa mesmo. Escrevendo o código e depois usando um compilador para gerar os binarios
Essas IDE só servem para facilitar o trabalho, mas acredito que vc possa fazer programas como CAD, OFFICE, LINUX, no C++ builder, Visual C++, Kdevelop e muitos outros. Já que o responsável pelo desenvolvimento eh a linguagem e não a ide. Sabendo usar a linguagem C vc faz qualquer coisa, inclusive sua propria IDE. Não fique limitado a IDE, ela só serve para facilitar o seu trabalho, preocupe-se mais em saber manipular a linguagem C++.


Responder

22/04/2004

Marcosalex

[quote:9aa5b41e7a=´Vanila´]Aproveitando e só completando a pergunta do amigo O Borland C++ vem com formulários, botões e etc ? Pq tenho o VC++ aqui e ele não possui nada disso, tudo tem que ser criado no dedo.


Vem com tudo.
E quanto a pergunta do nosso caro colega mathac programas desse genero são criados geralmente botando a mão na massa mesmo. Escrevendo o código e depois usando um compilador para gerar os binarios
Essas IDE só servem para facilitar o trabalho, mas acredito que vc possa fazer programas como CAD, OFFICE, LINUX, no C++ builder, Visual C++, Kdevelop e muitos outros. Já que o responsável pelo desenvolvimento eh a linguagem e não a ide. Sabendo usar a linguagem C vc faz qualquer coisa, inclusive sua propria IDE. Não fique limitado a IDE, ela só serve para facilitar o seu trabalho, preocupe-se mais em saber manipular a linguagem C++.[/quote:9aa5b41e7a]

É isso aí. O C++ Builder vem com um monte de componentes prontos para facilitar o seu trabalho, mas não impede de voce criar seus componentes ´na unha´. Enquanto o VC++ voce é obrigado a fazer quase tudo na mão.
Agora voce pode experimentar o C++BuilderX, da Borland, que é uma IDE como o VC++: sem os componentes RADs. Mas que voce pode escolher o compilar C++ que vai usar, como o gcc, codewarrior, tc, etc.


Responder

22/04/2004

Marcosalex

[quote:b604389e23=´Vanila´]Aproveitando e só completando a pergunta do amigo O Borland C++ vem com formulários, botões e etc ? Pq tenho o VC++ aqui e ele não possui nada disso, tudo tem que ser criado no dedo.


Vem com tudo.
E quanto a pergunta do nosso caro colega mathac programas desse genero são criados geralmente botando a mão na massa mesmo. Escrevendo o código e depois usando um compilador para gerar os binarios
Essas IDE só servem para facilitar o trabalho, mas acredito que vc possa fazer programas como CAD, OFFICE, LINUX, no C++ builder, Visual C++, Kdevelop e muitos outros. Já que o responsável pelo desenvolvimento eh a linguagem e não a ide. Sabendo usar a linguagem C vc faz qualquer coisa, inclusive sua propria IDE. Não fique limitado a IDE, ela só serve para facilitar o seu trabalho, preocupe-se mais em saber manipular a linguagem C++.[/quote:b604389e23]


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar