GARANTIR DESCONTO

Fórum Inicio um grande projeto em firebird ou mysql #276301

09/04/2005

0

Olá amigos, venho aprendendo delphi a algum tempo, mais precisamente a medida que sobra tempo, pois desenvolvo ainda em Clipper e quero migrar para delphi. Muitas dúvidas que aqui postei foram prontamente respondidas.

A minha dúvida atual é a seguinte: inicio meu sistema com mysql (visando futura inserção do banco na internet), ou o firebird será capaz de se tornar ágil também em ambiente web.

Na parte de auxílio com delphi, creio que com o firebird eu possa ser melhor assistido e pelo testes que fiz é muito simples de manipulá-lo em ambiente C/S.

Por outro lado, existem foruns ou ferramentas (tipo ibexpert) para manipulação da base mysql?

Os comandos SQL que uso com firebird, são aplicáveis também com mysql?

A turma sqlconnection/sqldataset/datasetprovider/clientdataset funciona 100¬ com mysql?

Gostaria de opiniões pois estou meio confuso.

Obrigado pela atenção e um ótimo fim de semana.

Mario

Aldus

Aldus

Responder

09/04/2005

Edilcimar

normalmente existem diferenças entre comandos sql para os diversos tipos de bancos de dados, pois algum possuem suporte/campos que outros não possuem, mas os comandos ´gerais´ são basicamente os mesmos

Responder

Gostei + 0

09/04/2005

Vinicius2k

Colega,
o firebird será capaz de se tornar ágil também em ambiente web.

Opinião pessoal: Não espere isto. O projeto, desde seu início, sempre foi voltado para ambiente de rede local. Acho pouco provável que ele venha ser bom neste aspecto.

Por outro lado, existem foruns ou ferramentas (tipo ibexpert) para manipulação da base mysql?

Sim. Muitas. Vc vai poder escolher a que melhor vc se adaptar. Um sugestão: MySQL Manager da EMS ( http://www.sqlmanager.net ), que é muito parecido com o IBExpert e IB/FB Manager, este último da própria EMS. A versão Lite é free.

Os comandos SQL que uso com firebird, são aplicáveis também com mysql?

Não todos. A grande maioria sim, mas existem alguns particulares de cada um dos dois.

A turma sqlconnection/sqldataset/datasetprovider/clientdataset funciona 100¬ com mysql?

Não. Para MySQL as melhores opções são ZeosLib ( http://www.zeolib.net ) ou ADO + ODBC. O driver para dbExpress nativo (Borland) do MySQL é ´fraco´ e está sempre muitas versões atrás. Vc não conseguiria utilizar as últimas versões do MySQL com sucesso, a não ser que adquirisse um driver comercial.

Indiscutivelmente, o MySQL é mais ágil que o IB/FB para web, conta com um suporte muito maior em relação aos provedores do serviço e tem melhorado bastante nas últimas versões chegando mais próximo dos recursos de um SGBD.
Mas existe um detalhe, que pode ou não fazer diferença para seu projeto, mas que, muitas vezes passa desapercebido : [b:299ba7e38e]O MySQL não é Free para uso comercial[/b:299ba7e38e]. Consulte os preços das licenças no site. Mesmo que o seu BD esteja na Web, o simples fato de sua aplicação comercial utilizá-lo, implica em que vc adquira a licença.

T+

Responder

Gostei + 0

09/04/2005

Aldus

Olá Vinicius, obrigado mais uma vez por seus esclarecimentos.
Você confirmou as suspeitas que eu tinha, mas o que me deixou estarrecido foi seu último tópico, de que o mysql não é free comercialmente, isso já bate de frente com a maioria de meus clientes, que são de pequeno porte e odeiam gastar, provavelmente seja uma realidade nacional.

Nesses termos, vou usar o firebird, afinal já o uso em testes e é muito fácil (e free).

Obrigado mesmo.

Um abraço

Mario

Responder

Gostei + 0

09/04/2005

Aldus

Vinicius, mais uma dúvida.

Qual Charset e Page Size uso no firebird 1.5 pra não ter problema com caracteres acentuados, pois estava usando o win1252 e sempre que havia acentos dava erro?

Valeu
Mario

Responder

Gostei + 0

09/04/2005

Vinicius2k

Olá Mario !

Eu não quis tender a sua decisão para o lado do FB, mas realmente, muitos confundem os termos da licença do MySQL. Ele é Free, desde que seu projeto também seja. Se vc cobrar pelo projeto, precisa pagar pelo MySQL.

´No fritar dos ovos´, existem apenas 3 SGBDs totalmente Free : FB, PostgreSQL e MSDE (versão lite, digamos assim, do MS-SQL Server). Se uma das premissas do seu projeto é não agregar custos à seu cliente vc só pode escolher entre estes 3 (que eu conheça).

Sobre o FB, o Page Size mais utilizado, e é o considerado ideal para BDs de até 2 GB, é 4.096K, é este que eu uso.
Estes dois artigos falam um pouco sobre o assunto :
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=51804
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=51819

Sobre Charsets e Collates, não sou a pessoa mais indicada para lhe fornececer informações sobre isto, pq via de regra, eu oriento meus usuários e em muitas telas eu obrigo a não utilizar acentos, pois só dificultam as pesquisas no banco de dados. Mas esta é uma posição minha, que muitos devem discordar.

Mas leia estes artigos :
http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/dica?ID=1
http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/dica?ID=42

T+

Responder

Gostei + 0

09/04/2005

Yallebr

Olá,

Vou passar minha experiencia que tive com os 2 bancos.

o firebird será capaz de se tornar ágil também em ambiente web.

Opinião pessoal: Não espere isto. O projeto, desde seu início, sempre foi voltado para ambiente de rede local. Acho pouco provável que ele venha ser bom neste aspecto.

Realmente, o Firebird para Internet é simplesmente Terrível. Se vc quiser ter um desempenho rasoavel trabalhe com Web service que fica um pouco mais rápido. C/S fora de lógica.

Sim. Muitas. Vc vai poder escolher a que melhor vc se adaptar. Um sugestão: MySQL Manager da EMS ( http://www.sqlmanager.net ), que é muito parecido com o IBExpert e IB/FB Manager, este último da própria EMS. A versão Lite é free.

A própria MySQL AB disponibiliza ferramentas para fazer tudo isso, além de serem excelentes são gratutítas. Veja no site da MySQL as ferramendas de Backup, Administração, Query e monitoramente.

aldus escreveu: A turma sqlconnection/sqldataset/datasetprovider/clientdataset funciona 100¬ com mysql?

Não. Para MySQL as melhores opções são ZeosLib ( http://www.zeolib.net ) ou ADO + ODBC. O driver para dbExpress nativo (Borland) do MySQL é ´fraco´ e está sempre muitas versões atrás. Vc não conseguiria utilizar as últimas versões do MySQL com sucesso, a não ser que adquirisse um driver comercial.

Descordo do nosso amigo Vinicius2K, O DbExpress funciona perfeitamente com MySQL. 100¬. Isso é bom deixar claro, e não recomendaria do ZeosLib por não ser nativo.
Agora é diferente o DbExpress não funcionar 100¬ e o driver da Borland não ser compatível com a nova versão. Isso realmente é verdade. Atualmente a Borland tem drive até a versão 4.1.8. (A 4.2 já não funciona, o MySQL é péssimo para manter compatibilidade).

Sistema para funcionamento na Web recomendaria MySQL sem dúvida, C/S estou satisfeito com Firebird.

Abraço.

Responder

Gostei + 0

09/04/2005

Aroldo Zanela

Colega,

Eu uso Charset: ISO8859_2 e não tenho observado nenhum problema com acentuação. O Page Size também uso 4096.
Para alterar o Charset de bancos em produção, a solução mais simples é:

UPDATE RDB$FIELDS SET RDB$CHARACTER_SET_ID=22
WHERE RDB$SYSTEM_FLAG<>1 AND RDB$CHARACTER_SET_ID=xOld

Onde xOld é o código do Charset anterior. 22 = ISO8859_2.

Quando estiver com o banco modelado e o script pronto, se desejar, posso prototipar o sistema para você. Envie email para zanela_zanela@yahoo.com.br com o assunto ´PROTOTIPAR SISTEMA´. Ah, informe também se os relatórios são em QuickReport ou Fortes Report (só estas duas opções por enquanto). É necessário RxLib e o acesso é feito por meio da IBX.

Responder

Gostei + 0

09/04/2005

Vinicius2k

Descordo do nosso amigo Vinicius2K, O DbExpress funciona perfeitamente com MySQL. 100¬. Isso é bom deixar claro, e não recomendaria do ZeosLib por não ser nativo. Agora é diferente o DbExpress não funcionar 100¬ e o driver da Borland não ser compatível com a nova versão. Isso realmente é verdade. Atualmente a Borland tem drive até a versão 4.1.8. (A 4.2 já não funciona, o MySQL é péssimo para manter compatibilidade).

Está correto. Eu deveria ter dito : com o driver da Borland não, ao invés de simplesmente ´não´. O fato é que depender de um driver comercial não é uma situação muito confortável...

Apesar de não ser uma solução nativa, ainda acho o ZeosLib uma boa opção (se considerar custos). Se não ser nativo é um problema real, então eu ficaria com ADO+ODBC, que apesar de ´antigo´ julgo ser uma boa forma de manter a compatibilidade, já que é uma solução de conectividade disponibilizada por, praticamente, todos os SGBDs. Como quem desenvolve o SGBD, normalmente, desenvolve o driver, é uma solução mais ´segura´.

Particularmente, eu não gosto de ODBC mas, dependendo do SGDB a ser utilizado, é uma boa opção, se não for a única, em alguns casos.

T+

Responder

Gostei + 0

10/04/2005

Aldus

Mais uma vez obrigado a todos, os esclarecimentos me auxiliaram a tomar um caminho.

Mario

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar