Fórum Inserindo uma nova tabela no IB- Como fazer ? #52126

10/08/2005

0

Tenho uma dúvida..no interbase, imagine um projeto com tabelas finalizado e entregue ao cliente...daí..uns dias o infeliz, descobre que prescisa de mais um iten em seu programa..só que as tabelas já contén dados...e os mesmo naum podessem ser novamenente ser recadastrados..exemplo criei supostamente 2 tabelas clientes e notas...depois de um mês ele percebe que o programa prescisa de um arquivo morto...neste caso teria que criar uma tabela para isto..como faria para adicionar este íten no projeto sem ter que pegar a tabela do cliente..pois o cliente continuaria a usar o programa e eu trabalharia no banco de dados....

na verdade estou entregando o programa por partes.. clientes...contas..morto...ordem de serviço..e aí vai...

Vlw,...o apoio...

T+

[color=green:5fa2823ec6]Movido de Delphi para Interbase/Firebird[/color:5fa2823ec6]

Gigatel

Gigatel

Responder

10/08/2005

Lucianobarreto

Tipo, eu estou desenvolvendo um sistema que frequentemente tenho que fazer isso. É o seguinte.. De preferencia que você crie uma copia do banco dele para a sua maquina, para testar com dados. Crie um script SQL que crie as tabelas e tudo mais, tudo na sua maquina, modifique o executavel e depois leve tudo pra ele. Chegando lá é so executar o script pelo ibconsole mesmo e pronto. Os dados nao sao perdidos. Tipo, so acontece de perder dados quando você tentar alterar uma tabela que ja contem dados, por exemplo, mudar o tamanho de campo do endereco de 100 para 50 por exemplo, fora isso você pode fazer qualquer tipo de manutencao no arquivo sem problemas.
Não se esquece de fazer backup antes de qualquer alteração no banco.

Responder

Gostei + 0

10/08/2005

Gigatel

Tipo, eu estou desenvolvendo um sistema que frequentemente tenho que fazer isso. É o seguinte.. De preferencia que você crie uma copia do banco dele para a sua maquina, para testar com dados. Crie um script SQL que crie as tabelas e tudo mais, tudo na sua maquina, modifique o executavel e depois leve tudo pra ele. Chegando lá é so executar o script pelo ibconsole mesmo e pronto. Os dados nao sao perdidos. Tipo, so acontece de perder dados quando você tentar alterar uma tabela que ja contem dados, por exemplo, mudar o tamanho de campo do endereco de 100 para 50 por exemplo, fora isso você pode fazer qualquer tipo de manutencao no arquivo sem problemas. Não se esquece de fazer backup antes de qualquer alteração no banco.

Gostei da idéia..más num faço amenor idéa de como fazer estes scrips..tem como se possíl.exemplificar de como se faz ? ou se vc tiver algumexemplo seria deu uma grande ajuda... t+...

Responder

Gostei + 0

10/08/2005

Lucianobarreto

Entao cara, você sabe usar o ibconsole? Se souber o script que eu te disse é so criar um arquivinho de texto com o SQL de criacao da tabela e tal. Depois você leva esse arquivo no seu cliente e é só copiar o codigo SQL e executar no IBConsole. Ou se você nao souber usar o ibconsole você pode usar o IBExpert que você acha ai na net mesmo. Com ele você faz as alteracoes no banco de forma visual. Você pode usar ele sem problemas também, seus dados nao serão perdidos.
Se mesmo assim você nao conseguir eu te explico melhor.
Até mais

Responder

Gostei + 0

11/08/2005

Gandalf.nho

Se vc usa o IBX, vc pode usar o componente IBScript para executar os scripts.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar