Fórum inserir, deletar, editar, e usar mestre detalhe com query... #194414

12/11/2003

0

Olá...

primeiramente obrigado por ler minha dúvida...

Sempre usei em meus projeto o banco PIRADOX, agora estou evoluindo um pouquinho, pois passei a usar MS ACCES, meu problema é que nunca dei muita bola para a tal de QUERY, mesmo meus amigos dizendo que seu uso era importantissimo para um bom funcionamento da aplicação.

Agora estou desenvolvendo uma aplicação onde só a tabela de clientes tem mais de 200 mil registros, uso ADOTABLE e fica muito lento para abrir a tabela...

Estou pensando em usar query, mas como nunca usei, minhas dúvidas são muitas... COMO INSERIR UM NOVO REGISTRO? COMO DELETAR? COMO EDITAR? COMO FAZER UMA RELAÇÃO MESTRE DETALHE???

se você puder me ajudar, ficarei muito agradecido, pois realmente~NÃO SEI COMO FAZER.

muito obrigado.

Balceiro

Balceiro

Responder

12/11/2003

Czapelini

Olá amigo!
Realmente, trabalhar com querys o sistema fica bem mais profissional e neste caso, de acesso a dados, muito mais rápido, pois vc só tráz da tabela os dados que realmente vc vai utilizar.
Existe um material muito bom aqui no clube delphi, é o guia SQL. Lá ensina oc códigos utilizados em SQL para fazer o trabalho de inserção, alteraçã, exclusão entre tantos outros que existem.
Seria muito extenso te explicar neste espaço. Mas aí vai uma (das inúmeras formas) para fazer inclusão na query.

Por exemplo, vc pode utilizar uma query apenas para inclusão, na propriedade SQL:

[b:d96be9840b]INSERT into SuaTabela (campo01, campo02) values (:valor1, :valor2)[/b:d96be9840b]

Onde
:valor1
:valor2
são parâmetros que vc vai passar para a query, ou seja os DBedits, ou edits da vida.

No botão de confirmar:
Query.close;
query.paramByName(valor1).asInteger:=StrToInt(edit1.text);
query.paramByName(valor2).asString:=edit2.text;
query.active:=true;

Neste exemplo suponhamos que o valor1 é do tipo inteiro e valor2 string.

Este exemplo deve ser estudado conforme os componentes que vc utilizará, mas a lógica é sempre parecida. Vela o guia SQL para ver os procedimentos para as demais funções que vc necessita.

Espero ter auxiliado. Um abraço e até mais!

Responder

Gostei + 0

12/11/2003

Balceiro

FUNCIONOU.... mas não estou encontrando este guia de sql....

Responder

Gostei + 0

12/11/2003

Czapelini

Também não encontrei o guia novamente. Mas na seção de apostilas tem apostila de SQL.
Até mais!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar