Fórum Inserir Fotos no formulario de clientes #230938

09/05/2004

0

Seguinte pessoal:

Pesquisei no forum como inserir fotos no formulario cadastro de cliente
encontrei varias coisas de como criar uma pasta fotos, armazenar so o carminho, que não é aconselhavel guardar no banco de dados e etc.
Bom! achei uma serie de coisas.

:cry: Mais ainda não consegui fazer :cry:

1- Queria saber que tipo de campo tenho que criar no meu banco, ´OLe´??
2- O que insiro no meu form para que seja visualizado a foto, ´dbImage1´??
3- Como é o codigo que devo usar e em que evento

Alguem pode me ajudar?

Wagner

Wagner

Responder

09/05/2004

Edilcimar

If Length(FieldByName(´FOTO´).Value) = 0 then
Image1.Picture.LoadFromFile(´00000000.BMP´)
Else
Image1.Picture.Assign(FieldByName(´FOTO´));
este exemplo carrega uma foto que está armazenada em um banco piradox, caso a foto não exista ele carrega a imagem´00000000.bmp´ na qual está escrito ´SEM FOTO´, caso não queira guardar a imagem subistitua o campo ´FOTO´ que é blob por um campo alfa onde vc colocará o caminho da foto

Responder

Gostei + 0

09/05/2004

.com

Guardar imagens em base de dados não é uma boa opção, pois vai fazer sua base ficar enorme. Guarde suas imagens em um diretório à parte.

Faça assim.

Crie um novo diretório, por exemplo C:\Sistema\Imagens. Guarde neste diretório todas as imagens que deverão ser mostradas e mais uma que deverá aparecer no formulário caso seu cliente não possua uma imagem disponível para ser mostrada.

Caso voce for usar imagens no formato JPEG, inclua isso no seu sistema:

uses
jpeg

Em seu formulario, inclua um objeto Image (Closse TImage) que está na paleta Additional e trabalhe nas proporções do objeto (largura/altura). No Object Inspector, na propriedade Stretch escolha True, para que a imagem seja proporcionada dentro do objeto Image.

Em meu sistema, dou à imagem o mesmo nome da Matricula dos clientes. Uso matricula com sete posições, seis números mais digito verificador. Exemplo:

A matricula é 121466-7 e o nome da imagem deste cliente é 01214667.jpg. Como você pode ver, acrescento um zero à esquerda do nome da imagem para que fique com 8 posições, padrão MSDOS, facilitando o transporte caso necessário, más isso não é necessário. escolha uma forma de nomear suas imagens para que você possa atribuir um nome de imagem válido para cada cliente. A partir daí:

No evento OnChange do campo matricula de meu formulário faço o seguinte:

procedure TF_Cadastro.EditMatriculaChange(Sender: TObject);
var lImgDestino : String;
begin
lImgDestino := ´C:\Sistema\Imagens\0´+TabCadastro.FieldByName(´Matricula´).AsString+´.jpg´;
If FileExists(lImgDestino) then begin
ImageDestino.Picture.LoadFromFile(lImgDestino);
end else begin
lImgDestino := ´C:\Sistema\Imagens\Xis.jpg´;
ImageDestino.Picture.LoadFromFile(lImgDestino);
end;
end;

Obs.: ImageDestino é o nome que dei ao objeto Image de meu formulário.

É isso!

Responder

Gostei + 0

09/05/2004

Wagner

Vale esta dando para esclarecer um pouco mais as coisas...

Tenho que criar um campo na minha tabela???? que type???? ainda não entendi como faço para inserir a foto :cry: desculpe-me :cry:

Uma vez fui em um predio comercial e para entrar tive que me identificar a moça estava colocando meus dados em um cadastro, havia uma webcan onde ela tirou minha foto que já apareceu no form ao lado do meus dados, achei isso muito legal....tem como fazer? e como fazer?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar