GARANTIR DESCONTO

Fórum Insert de Dados DBGrid + DataSet #511491

22/02/2015

0

Bom Dia,

Estou com a seguinte situação: Tenhos 2 campos nome e idade que são informados pelo usuarios. Apos os usuarios digitar esses dados e clicar em inserir essa informacao é adicionada ao dgbrid e apos o usuario inserir todos os nome e idade ele clica em finalizar e so ai o sitema grava essa informação no banco de dados. Me recomendaram a usar um DataSet para fazer isso. Como faço para o DataSet inserir os dados do dbgrid somente quando o usuario clicar em finalizar? Estou usando banco de dados SQL Server.
Obrigado,
Deivid Costa

Deivid Costa

Responder

23/02/2015

Joel Rodrigues

Depende da engine de acesso que você está usando.
Uma das formas é usar um ClientDataSet, que ficaria ligado ao DBGrid recebendo esses dados temporários. Ao finalizar, você faria um loop sobre esse ClientDataSet e iria inserindo cada linha usando um DataSet/Query ligado ao banco (fazer o insert).
Responder

Gostei + 0

23/02/2015

Deivid Costa

Depende da engine de acesso que você está usando.
Uma das formas é usar um ClientDataSet, que ficaria ligado ao DBGrid recebendo esses dados temporários. Ao finalizar, você faria um loop sobre esse ClientDataSet e iria inserindo cada linha usando um DataSet/Query ligado ao banco (fazer o insert).

Bom Dia Joel,
Sou novo em Delphi poderia me mostrar um exemplo de como usar o ClietDataSet para armazenar temporariamente os dados e como eu faria para gravar os dados desse ClienteDataSet no banco?
Responder

Gostei + 0

23/02/2015

Joel Rodrigues

Encontrei esse tutorial aqui que parece ser bem completo e didático: [url:descricao=Tabela temporária com ClientDataSet]http://www.subrotina.com.br/delphi-tabela-temporaria-com-clientdataset-conceito/[/url]. Leia o tutorial completo.
Responder

Gostei + 0

23/02/2015

Marisiana Battistella

Não sei se entendi corretamente a dúvida, mas nesse DBGrid você não vai mostrar o resultado de uma consulta?
Como por exemplo:
select c.código,
       c.nomecliente,
       c.telefone,
       c.endereco
from tab_cliente c
order by c.nomecliente
Responder

Gostei + 0

23/02/2015

Deivid Costa

Não sei se entendi corretamente a dúvida, mas nesse DBGrid você não vai mostrar o resultado de uma consulta?
Como por exemplo:
select c.código,
       c.nomecliente,
       c.telefone,
       c.endereco
from tab_cliente c
order by c.nomecliente

Bom Dia Marisiana,

Nao, o DBGrid na verdade vai mostrar os produtos do pedido do cliente para que ele veja os produtos que ele solicitou e posso adicionar mais produtos ou remover os que ja tem. Apos adicionar os produtos do pedido e revisar o cliente clicar em Finalizar e so ai sistema vai gravar o dados do DBGrid no banco de dados.
Responder

Gostei + 0

03/03/2015

Deivid Costa

Bom Dia, Conseguir resolver o problema. Criei um clientdataset que estava ligado ao dbgrid para adicionar os items, depois adicionei outro ClientDataSet para ler os dados do primeiro e gravar os dados no banco de dados.
Obrigado pela ajuda de todos.
Responder

Gostei + 0

03/03/2015

Marisiana Battistella

Bom dia Deivid!
Que bom que conseguiu resolver!
Obrigada pelo feedback!
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar