Instalação do PostGreSQL

21/06/2005

0

Olá;



Pessoal preciso criar um banco de dados na unidade D: em um WindowsXP pelo que li no manua l de instalação do PostGreSQL, eu teria que instalar o mesmo apontado para D: e aí quando o banco for criado estaria em D:PostGre\7.3\Data\Base minha interpretação está correta ?



Outra duvida é: Nesta pasta não vejo o nome do banco que criei e sim pastas enumeradas. Como faço para transportar o banco criado para outro local visto que a máquina utilizada é de desenvolvimento e como saber qual pasta enumerada se refere ao banco que crei ?



Usei para isso o pgAccess que vem com o PostGreSQL.



Qual ferramenta seria melhor para trabalhar ?



Valeu.


Excon

Excon

Responder

Posts

21/06/2005

Bon Jovi

Nao entendi a preocupação em relacao a unidade ´D´. E pra transportar bases de dados vc deve usar backup/restore.


Responder

24/06/2005

Bon Jovi

Nao sei se é o caso, umas das formas, já tendo o postgres instalado no usuario, é vc criar um novo tablespace no local que desejar. Veja a documentação sobre tablespaces no site do postgresql. Tendo duvidas poste aí.

Outra forma:

Vc pode instalar o postgresql em modo ´silent install´, o usuario nao vai precisar fazer nada pra instalar o PostgreSQL e vc ainda vai ter mais controle do q vai ser instalado. É só fazer um programinha q chame o instalador, passando os parametros documentados em http://pginstaller.projects.postgresql.org/silent.html

Exemplo do q foi meu caso:

procedure TDMInstalacaoPostgreSql.InstalaPostgreSql(arquivo_instalacao, nome_computador, usuario_servico, usuario_banco, senha_usuario_banco, diretorio_instalacao_postgres, diretorio_bases_dados: string);
var
  Configuracoes: string;
begin
  //Ver topico*
  //CriaUsuarioServico;
  //AplicaDireitoServico;

  Configuracoes := 
  ´/i ""  /qr INTERNALLAUNCH=1 ADDLOCAL=server,pgadmin,´ +
  ´docs DOINITDB=1 SERVICEDOMAIN=¬¬ SERVICEACCOUNT= ´ +
  ´SERVICEPASSWORD= SUPERUSER= ´ +
  ´SUPERPASSWORD= BASEDIR="" ´ +
  ´DATADIR="" PL_PGSQL=1 LOCALE=Portuguese_Brazil.1252 ´ +
  ´ENCODING=LATIN1 TRANSFORMS=:lang_pt_br´;
  Configuracoes := StringReplace(Configuracoes, ´´, arquivo_instalacao, []);
  Configuracoes := StringReplace(Configuracoes, ´´, nome_computador, []);
  Configuracoes := StringReplace(Configuracoes, ´´, usuario_servico, []);
  Configuracoes := StringReplace(Configuracoes, ´´, senha_usuario_servico, []);
  Configuracoes := StringReplace(Configuracoes, ´´, usuario_banco, []);
  Configuracoes := StringReplace(Configuracoes, ´´, senha_usuario_banco, []);
  Configuracoes := StringReplace(Configuracoes, ´´, diretorio_instalacao_postgres, []);
  Configuracoes := StringReplace(Configuracoes, ´´, diretorio_bases_dados, []);

  //pode ser usado ShellExecute normal tb
  //Chama o Windows Installer (msiexec.exe) passando como parametro a instalacao do postgres (Configuracoes):
  ExecAndWait(ConcatenaDiretorio(ObtemDiretorioWindows, ´msiexec.exe´), Configuracoes, SW_NORMAL);

  //Executar outras coisas apos a instalacao caso necessario..
end;


Diretorio_bases_dados é o q vc quer, o local físico para as bases de dados do servidor postgresql, instalado separadamente em Diretorio_instalacao_postgres.

* É necessário antes criar usuário para acessar o serviço do postgresql. Essa sua questao acabou me fazendo lembrar de responder esse topico:
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=56286

Qqr duvida fale aí.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar