Instalação em Linux

18/12/2003

0

Pessoal,

Preciso instalar o sistema em um servidor Linux e rodar em estações Linux e Win.

Existe alguma maneira rápida e segura de executar este procedimento ??

Alguém já passou por alguma dificuldade com este tipo de instalação ??

Devo criar um diretório no servidor apenas com a base de dados e instalar o sistema estação por estação, setando em cada estação o local share do servidor ?

Preciso de algumas dicas, pois será minha primeira aplicação que estarei instalando nestas condições.

Obrigado

CBier


Cbier

Cbier

Responder

Posts

18/12/2003

Moonlight

Então vc tem 2 versões do seu sistema, uma pra linux e uma pra windows, certo?
No caso vc pode instalar seu banco de dados em um linux e fazer as estações conectarem nele. Qual o BD que vc tá usando?


Responder

18/12/2003

Cbier

Estou usando Paradox.

Não gosto de surpresas indesejáveis, por isso procuro orientações sobre esse assunto, uma vez que não entendo de Linux.

Se eu quiser fazer um teste, instalando o sistema em uma máquina com Linux, haverá algum problema ??

Obrigado

CBier


Responder

18/12/2003

Michel

Vc pode instalar o MYSQL no linux e utilizar ele como servidor de BD.


Responder

18/12/2003

Cbier

Como executar este procedimento ??

CBier


Responder

18/12/2003

Rômulo Barros

Quando você instala o conectiva linux 8.0 (Todos os pacotes), o mysql já vem instalado. Caso não tenha, pegue aqui: http://www.mysql.org.

HABILITANDO O MYSQL

# -> prompt do console

mysql_createdb (pedirá a senha... digite e confirme...)

mysql -u root -p senha (Vai pedir a senha.... só é informar)

ntsysv (marque a opção mysql)


Pronto: Suas bases de dados estarão no diretório: /var/lib/mysql/data

Para cada base de dados, uma pasta será criada....

BOAS SORTE......


Responder

18/12/2003

Cbier

Para instalar o sistema em uma máquina com Linux, devo apenas executar a linha setup.exe e deixar rolar até completar a instalação ??

CBier


Responder

18/12/2003

Michel

Colega , no linux não existe arquivo.exe Se for no Conectiva São chamados de Pacotes onde suas extensões sao em RPM.
Vc vai ter lá ( nomedoarquivo.RPM )
Vc tem q entrar no modo shel e digitar

# RPM -ivh (nomedoarquivo.rpm )
Com isso ele vai instalar se for o caso o mysql.
Depois disso é so seguir os passos do nossa colega assima

Blz

t+


Responder

18/12/2003

Moonlight

Para instalar o sistema em uma máquina com Linux, devo apenas executar a linha setup.exe e deixar rolar até completar a instalação ?? CBier


O arquivo de instalação que vc tem pra windows não serve no linux. O sistema que vc tem pronto pra windows não serve no linux. O interpretador de binário é diferente, vc precisa ter uma versão pra cada S.O.


Responder

09/01/2004

Cbier

Para criar uma versão para linux, posso utilizar o InstallShield ??
Devo mudar alguma coisa no sistema ??
O que fazer ??

Obrigado

CBier


Responder

09/01/2004

Weber

CBier, vou ser bem objetivo

Sistema feito em Delphi roda em Windows
Sistema feito em Kylix roda em Linux

Sistema feito em Delphi pode, em alguns casos, ser convertido para Kylix, mas não é 100¬ garantido

Um sistema em Delphi pode podar em Linux?
Sim, um programa windows pode rodar em Linux, para isso basta utilizar um EMULADOR de Windows que é um programa instalado no Linux. Mas prepare-se para ter dores de cabeça.

Somente o servidor pode ser Linux?
Sim se você usar banco de dados Interbase, Firebid ou MySQL você pode montar um Servidor Dedicado para tal banco de dados.

Sistema em Paradox, rodando em várias estações Windows e Linux, iiii acho que é fria, melhor trabalho com Interbase, Firebird ou MySql.

Resumindo:
Se seu programa feito em delphi já está pronto acho melhor você usar somente em estações windows.
Se seu sistema feito em delphi não está pronto aprenda a trabalhar com Kylix para que você possa desenvolver de forma compativel Delphi/Kylix.

Espero ter ajudado.


Responder

12/01/2004

Cbier

Vejamos se me raciocício é correto:

Todas as máquinas, independendente do SO, estão ligadas a um servidor Linux.

Instalar o sistema, com a base de dados, em uma máquina qualquer. e determinar que esta máquina figurará como servidor do sistema.
Instalar o sistema somente em estações que possuem o win. Será que é possível ???

Considerando que todas as maqs. estão interligadas por um servidor linux, quando eu setar para o banco de dados dáquela máquina escolhida, o sistema nas estações deverá funcionar corretamente.

Dará certo ???

Obrigado

CBier


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar