Fórum INSTALANDO APLICAÇÃO - SOCORROOOOO.......... #142385
02/03/2003
0
Olá pessoal,
Acabei de concluir um BD e estou tendo problemas com a instalação dele. O BD é com tabelas Paradox, e ao invés de criar um BDE eu coloquei o caminho C:\Maconaria para identificar as tabelas, só q ao levar para outra máquina logo ao clicar no executável, recebi as seguintes mensagens:
1 - Este programa executou uma operação ilegal e será fachado;
2 - Exception EDBEngineError in module SCM.EXE at 00092592. An error occurred while attempting to initialize the Borland Database Engine (Error $2109).
Será q eu terei q criar um aliase no BDE mesmo? Como faço para levar o BDE em disquete para uma máquina q não possui CD-Rom (486)?
Por favor, se puderem me retornar isso o mais breve possível eu lhes agradeceria.
Ilano.
Acabei de concluir um BD e estou tendo problemas com a instalação dele. O BD é com tabelas Paradox, e ao invés de criar um BDE eu coloquei o caminho C:\Maconaria para identificar as tabelas, só q ao levar para outra máquina logo ao clicar no executável, recebi as seguintes mensagens:
1 - Este programa executou uma operação ilegal e será fachado;
2 - Exception EDBEngineError in module SCM.EXE at 00092592. An error occurred while attempting to initialize the Borland Database Engine (Error $2109).
Será q eu terei q criar um aliase no BDE mesmo? Como faço para levar o BDE em disquete para uma máquina q não possui CD-Rom (486)?
Por favor, se puderem me retornar isso o mais breve possível eu lhes agradeceria.
Ilano.
Anonymous
Curtir tópico
+ 0
Responder
Carnette
[b]BDE em 1 disquete
Depois que apanhei bastente do BDE, recorri a lista e ninguem consegui me ajudar ... consegui resolver o problema. E como acredito que outras pessoas tenham o mesmo problema, resolvi colocar essa dica na lista. Por favor, se alguem tiver algo a acresentar ou mesmo corrigir, sinta-se a vontade para compartilhar conosco.
Arquivos Exenciais para o BDE:
EUROPE.BLL
USA.BLL
IDR20009.DLL
IDAPI32.DLL
BLW32.DLL
IDAPI32.CFG <--- esse arquivo pode ter qualquer outro nome, desde que seja configurado no registro.
Drivers de Banco de Dados:
IDPDX32.DLL <--- Driver Paradox
IDASCI32.DLL <--- Driver ASCII
IDDBAS32.DLL <--- Driver DBase
IDODBC32.DLL <--- Driver ODBC
O BDE precisa de pelo menos um Driver de Banco de Dados para funcionar. Esses acima sao apenas alguns, existem varios outros.
O BDE 4.51 + Driver Paradox compactados com o Algoritimo ZIP, ocuparam aproximadamente 650 Kb.
Entradas no Registro do Win95:
HKEY_LOCAL_MACHINE
SOFTWARE\Borland\Database Engine
DLLPATH -> localizacao do BDE (Unidade+Caminho Completo)
CONFIGFILE01 -> localizacao do arquivo de configuracao (Unidade+Caminho
Completo+Nome do Arquivo)
SOFTWARE\Borland\BLW32
BLAPIPATH -> localizacao do BDE (Unidade+Caminho Completo)
LOCALE_LIB1 -> localizacao do arquivo USA.BLL (Unidade+Caminho
Completo+USA.BLL)
LOCALE_LIB2 -> localizacao do arquivo EUROPE.BLL (Unidade+Caminho
Completo+EUROPE.BLL)
Segue um pequeno exemplo de como registrar o BDE no Registro do Win95:
begin
Registry.RootKey := HKEY_LOCAL_MACHINE;
Registry.CreateKey(´SOFTWARE\Borland\Database Engine´);
Registry.OpenKey(´SOFTWARE\Borland\Database Engine´, False);
Registry.WriteString(´DLLPATH´, ´C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\BDE\´);
Registry.WriteString(´CONFIGFILE1´, ´C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\BDE\IDAPI32.CFG´);
Registry.OpenKey(´\´, False);
Registry.CreateKey(´SOFTWARE\Borland\BLW32´);
Registry.OpenKey(´SOFTWARE\Borland\BLW32´, False);
Registry.WriteString(´BLAPIPATH´, ´C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\BDE\´);
Registry.WriteString(´LOCALE_LIB1´, ´C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\BDE\USA.BLL´);
Registry.WriteString(´LOCALE_LIB2´, ´C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\BDE\EUROPE.BLL´);
end;
Para compilar esse codigo, sera necessario declarar a Unit Registry.
Como eu disse, esse e um exemplo bem simples. Ele nem mesmo verifica se o BDE ja esta registrado ou não.
Para criar o Alias atravez do seu instalador, voce pode usar a funcão da api do BDE chamada DbiAddAlias.
Responder
Gostei + 0
02/03/2003
Paulo
Vc vai ter q instalar o BDE sim. Eu qdo vou instalar, eu faço de duas formas.
1ª - Levo o CD do Delphi, e instalo somente o BDE(Opção CUSTOM), mesmo se o seu Delphi for 4, 5, 6 ou 7, eu uso o CD do D4 ou D5, pois é melhor de instalar, é mais fácil.
2ª - Crio um instalador com o Install Express, q já vem com o Delphi. Deve ser usado de versões 3 a 5 do Delphi, já q o IE do D6, somente usa midia de CD.
Se vc quer fazer manualmente, eu nunca instalei o BDE assim, e dizem que não dá muito certo. Os arquivos são:
EUROPE.BLL, USA.BLL, IDR20009.DLL, IDAPI32.DLL, BLW32.DLL
IDAPI32.CFG, IDPDX32.DLL (PARADOX)
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Borland\Database Engine
DLLPATH(Localizacao do BDE(Unidade+Caminho Completo))
CONFIGFILE01(Localizacao do Arquivo de Configuracao
(Unidade+Caminho completo+Nome do Arquivo))
SOFTWARE\Borland\BLW32 BLAPIPATH(Loacalizacao do BDE(Unidade+Cam. Completo))
LOCALE_LIB1(localizacao do Arquivo USA.BLL(Uni.+Cam. Comp+USA.BLL))
LOCALE_LIB2(Localizacao do Arquivo EUROPE.BLL(Uni.+Cam. Comp.+EUROPE.BLL))
Não sei se vai dar certo, ma é isso.
1ª - Levo o CD do Delphi, e instalo somente o BDE(Opção CUSTOM), mesmo se o seu Delphi for 4, 5, 6 ou 7, eu uso o CD do D4 ou D5, pois é melhor de instalar, é mais fácil.
2ª - Crio um instalador com o Install Express, q já vem com o Delphi. Deve ser usado de versões 3 a 5 do Delphi, já q o IE do D6, somente usa midia de CD.
Se vc quer fazer manualmente, eu nunca instalei o BDE assim, e dizem que não dá muito certo. Os arquivos são:
EUROPE.BLL, USA.BLL, IDR20009.DLL, IDAPI32.DLL, BLW32.DLL
IDAPI32.CFG, IDPDX32.DLL (PARADOX)
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Borland\Database Engine
DLLPATH(Localizacao do BDE(Unidade+Caminho Completo))
CONFIGFILE01(Localizacao do Arquivo de Configuracao
(Unidade+Caminho completo+Nome do Arquivo))
SOFTWARE\Borland\BLW32 BLAPIPATH(Loacalizacao do BDE(Unidade+Cam. Completo))
LOCALE_LIB1(localizacao do Arquivo USA.BLL(Uni.+Cam. Comp+USA.BLL))
LOCALE_LIB2(Localizacao do Arquivo EUROPE.BLL(Uni.+Cam. Comp.+EUROPE.BLL))
Não sei se vai dar certo, ma é isso.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)