Fórum instalando firebird junto com a aplicação com installshield #383914

17/08/2010

0

Ai pessoal, se alguém puder me ajudar , agradeço muiiiito Estou precisando criar um instalador com o installshield 9 , mais preciso levar junto o programa firebird, para abrir o banco, não sei se tenho que instalar o o firebird na maquina do cliente, ou se basta as dll. e quais são elas, se são somente a client dll. o problema é que tem que ser por instalador, pjois o programa será baixado na internet. vi um artigo com o inno setup. não entendi também. mais com o installshield não consegui nada na internet. se alguém souber de algo.obrigado pelo retorno e ajuda sucesso a todos geraldo leal
Geraldo Leal

Geraldo Leal

Responder

18/08/2010

Junior Miranda

Ai pessoal, se alguém puder me ajudar , agradeço muiiiito Estou precisando criar um instalador com o installshield 9 , mais preciso levar junto o programa firebird, para abrir o banco, não sei se tenho que instalar o o firebird na maquina do cliente, ou se basta as dll. e quais são elas, se são somente a client dll. o problema é que tem que ser por instalador, pjois o programa será baixado na internet. vi um artigo com o inno setup. não entendi também. mais com o installshield não consegui nada na internet. se alguém souber de algo.obrigado pelo retorno e ajuda sucesso a todos geraldo leal

Bom dia!
Tem muito tempo que utilizei o installshield. Mas com relação ao inno, quais foram os problemas???? Eu instalo o firebird da forma que vc necessita.
Dá uma olhada no site www.bitmax.com.br e faça o download de um dos produtos (BitmaxCaixa/BitmaxLMC). Veja se não é exatamente o que vc precisa. Qulquer coisa é só posta a dúvida.

[]'s

Responder

Gostei + 0

18/08/2010

Pietro Braga

Eu tive uma dor certa dor de cabeça com isso também. Acabei optando pelo firebird embeded. Perfeito pára o meu caso.
Responder

Gostei + 0

20/08/2010

Geraldo Leal

Bom dia!
Tem muito tempo que utilizei o installshield. Mas com relação ao inno, quais foram os problemas???? Eu instalo o firebird da forma que vc necessita.
Dá uma olhada no site www.bitmax.com.br e faça o download de um dos produtos (BitmaxCaixa/BitmaxLMC). Veja se não é exatamente o que vc precisa. Qulquer coisa é só posta a dúvida.

[]'s

Bom dia Junior! Baixei o programa que falou , instalei, é exatamente o que preciso, ontem a noite, fiz uns testes aqui com o inno setup e o istool, consegui instalar o firebird com este codigo aqui,   Filename: \Firebird-1.5.exe; WorkingDir: ; Flags: waituntilidle runhidden; Parameters: "/VERYSILENT /NOICONS /COMPONENTS=""SuperServerComponent, ServerComponent, ClientComponent"" /FORCE /COPYFBCLIENT"; peguei ai mesmo no forum dev media, mais deu um pequeno erro, coloquei este codigo na parte rum do istoll. fiz primeiro no inno setup depois abri o istool e coloquei este codigo e compilei novamente , o firebird instalou, em silencio, não dá para a pessoa ver que está instalando um servidor de banco de dados. mais ele deu um erro dizendo que o caminho estava errado, e outro erro, que não estou sabendo resolver é que, mesmo instalando o firebird, não está funcionando, pois o aplicativo não encontra o banco de dados, ( o caminho que ele está procurando ) é o caminho aonde eu pego o arquivo de banco de dados para colocar no instalador, ex. j:\software\bancodedados.  ai coloco a instalação para o c:\arquivos de programas\software\bancodedados. ele diz que não encontra o j:\software\bancodedados. pode me dizer como consertar isto.Se puder me ajudar e me passar um passo a passo eu agradeço imensamente, pois estou apanhando muito para fazer isto aqui. e muito obrigado por ter se preocupado e me respondido. sucesso geraldo leal 
Responder

Gostei + 0

20/08/2010

Geraldo Leal

Bom dia!

[]'s

Bom dia Junior! Baixei o programa que falou , instalei, é exatamente o que preciso, ontem a noite, fiz uns testes aqui com o inno setup e o istool, consegui instalar o firebird com este codigo aqui,   Filename: \Firebird-1.5.exe; WorkingDir: ; Flags: waituntilidle runhidden; Parameters: "/VERYSILENT /NOICONS /COMPONENTS=""SuperServerComponent, ServerComponent, ClientComponent"" /FORCE /COPYFBCLIENT"; peguei ai mesmo no forum dev media, mais deu um pequeno erro, coloquei este codigo na parte rum do istoll. fiz primeiro no inno setup depois abri o istool e coloquei este codigo e compilei novamente , o firebird instalou, em silencio, não dá para a pessoa ver que está instalando um servidor de banco de dados. mais ele deu um erro dizendo que o caminho estava errado, e outro erro, que não estou sabendo resolver é que, mesmo instalando o firebird, não está funcionando, pois o aplicativo não encontra o banco de dados, ( o caminho que ele está procurando ) é o caminho aonde eu pego o arquivo de banco de dados para colocar no instalador, ex. j:\software\bancodedados.  ai coloco a instalação para o c:\arquivos de programas\software\bancodedados. ele diz que não encontra o j:\software\bancodedados. pode me dizer como consertar isto.Se puder me ajudar e me passar um passo a passo eu agradeço imensamente, pois estou apanhando muito para fazer isto aqui. e muito obrigado por ter se preocupado e me respondido. sucesso geraldo leal 
ai junio, mais uma coisa que esqueci. uso o firebird 2.1.3 e utilizo o delphi7. com componentes da palheta ibdatabase os componentes ib transaction,  ib query.  etc. obrigado geraldo
Responder

Gostei + 0

20/08/2010

Geraldo Leal

Eu tive uma dor certa dor de cabeça com isso também. Acabei optando pelo firebird embeded. Perfeito pára o meu caso.
Bom dia Pietro, obrigado pelo retorno, tentei usar o embeded e não consegui fazer funcionar também, pequei um video  do guinter pauli, mais ele usa com componentes dbexpress. e eu uso os componentes da ib database. com o delphi7, firebird 2.1.3, se no seu caso for este componente e puder me passar um passo a passo agradeço muito, pedi ao junio, o mesmo referente a instalar o firebird, porque um ou outro resolve o meu problema, obrigado pela atenção sucesso geraldo leal
Responder

Gostei + 0

20/08/2010

Junior Miranda

Amigão,

Já deu uma olhada neste artigo?

http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=584

Apesar do artigo usar uma versão muito antiga do firebird, a idéia continua a mesma. Faça um passo a passo baseado nele. Estarei enviando para o seu email, um script de instalação do firebird 2.0X. Com isto, você poderá ter um exempllo mais avançado, da proposta do artigo. Mas, adianto, entender o funcionamento do artigo é essencial.

ps. No site http://www.firebirdsql.org/, você consegue fazer o download do source(com o script de instalação junto).

[]'s

Júnior Miranda
Responder

Gostei + 0

20/08/2010

Geraldo Leal

Obrigado Junior pela atenção e presteza, esta noite passada, consegui fazer uma instalação baseada em um video aqui do devmedia, tem uns arquivos do mesmo autor na revista 39 e 40 delphi. o video, é mini curso - aplicações-cliente server com db express parte xx -  consegui fazer a instalação basica, agora vem os aprimoramentos, como você já sabe fazer, mais estou tentando aqui, agora tenho uma pergunta que é o seguinte, quando peguei o arquivo de banco de dados, de uma pasta ex. j:\minha pasta\BD\Exemplo.gdb. e quando da instalação coloco na pasta C:\Meu Programa\BD\Exemplo.gdb. ele não encontra o banco de dados, dizendo que não encontrou o caminho j:\minha pasta\BD\Exemplo.gdb. que estava na máquina anterior. como faço para mudar isto.eu consegui fazer a instalação, porque coloquei o arquivo na mesma pasta da instalação. quer dizer , origem e destino tudo igual. ai funcionou, mais e se o cliente escolher um outro local para instalar o programa, como ele vai encontrar o banco de dados.Isto não estou sabendo fazer. e isto acontece somente com o BD. os outros arquivos não acontece nada disto. aguardo o script que falou pelo meu email. O email, está no meu  perfil. mais uma vez obrigado sucesso geraldo leal

Responder

Gostei + 0

24/08/2010

Pietro Braga

Olá, no meu caso usei com componentes da paleta Zeos, tem de deixar os arquivos do firebird na pasta do seu programa.

No Zeos eu tive de deixa o campo Host em Branco, ja no IBO eu sei que precisa escrever 'local' ( não 'localhost' )  no campo Host. Tente com um desses dois. Nunca usei componentes IBExpress.

Foi a mesma versão que usei do firebeird no delphi 2010.

Abraço.
Responder

Gostei + 0

25/08/2010

Geraldo Leal

[ quote] Boa tarde Pessoal, junior e pietro, obrigado pela ajuda que me deram, consegui fazer uma instalação aqui, apesar de não ficar completo a sua junior, mais fiz, ainda estou aguardando os arquivos que ficou de me mandar para o email, pietro, não consegui usar a embed, se puder me mandar alguma coisa , mande para o meu email. agradecido mais uma vez. sucesso a todos. estou fechando este post. geraldo leal
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar