instalar sistema em rede

20/05/2003

0

Olá pessoal!

Acabei de fazer um programa utilizando dbexpress para acessar um banco
MySql. Gostaria de saber como devo proceder para instalar esse programa em uma rede ponto a ponto interligada através do Windows 98.

Antecipadamente agradeço!


E_marcello

E_marcello

Responder

Posts

20/05/2003

Lfernandos

Caro e_marcello,

Uma vez desenvolvi uma aplicação semelhante com DBExpress, só que utilizando Interbase como SGBD, talvez ajude vc com o MySQL.
Primeiro, vc tem duas opções ao compilar o programa utilizando DBExpress, incluindo as Units ou levando as DLL (não tenho muita certeza, uma é midas.dll e a outra veja qual a usada pelo MySQL);
Segundo, nas máquinas Clients vc precisa definir uma chave no Registro do Windows especificando o caminho onde estará o arquivo de configuração (.ini) do DBExpress, esta chave, não me lembro bem, mas deve estar em \HKEY_CURRENT_USER\Software\Borland\DBExpress, veja em sua máquina como está, e nesta chave tem dois valores, um é onde está a especifição de acesso a cada SGBD e outro é onde está o arquivo de configuração, algo assim, me lembro que quando instalei e fui rodar a aplicação, não funcionou até que eu incluí a chave e os valores e tudo foi bem;
Terceiro, na rede somente uma máquina terá o MySQL instalado, então, no arquivo .ini do DBExpress vc precisa especificar o IP/nome do servidor na rede;
Basicamente com estes três passos vc já põe sua aplicação para funcionar em rede, numa boa.
Desculpe que não estou me lembrando do nome das units, da chave no registro do windows, e nem o nome da seção no arquivo .ini do DBExpress, pois no momento não estou mais trabalhando com DBExpress (estou usando Delphi 4), mas qualquer dúvida me mande um e-mail que posso ver no que ajudo.

Luiz Fernando Severnini
luizfernandao@yahoo.com.br


Responder

20/05/2003

E_marcello

Caro Luiz Fernando,

Agradeço pela resposta, vou fazer os testes e qualquer problema te passo um e-mail.

Valeu!


Responder

21/05/2003

E_marcello

Prezados colegas do clube delphi, apesar da dica do colega Luiz, não estou conseguindo colocar o programa em rede.

1. Não consegui colocar essa chave no registro do windows.
2. Quando tendo executar o programa ele dá um erro DBX....

Será que alguém pode me ajudar?


Responder

21/05/2003

E_marcello

Será que ninguém nunca precisou fazer esse tipo de configuração?


Responder

23/05/2003

E_marcello

Acho que vou desistir de usar a conexão Dbexpress, pois acabo de descobrir que não existe nenhum livro, apostila ou qualquer outra fonte que ensine como colocar o aplicativo desenvolvido em rede.

Se alguém souber onde posso encontrar algum material, por favor me indiquem.

Obrigado!


Responder

20/07/2003

Silvana

Ola Marcello,

Acabei de fazer uma aplicação e a testei com sucesso.

Fiz o seguinte:

Na maquina client coloquei:

instalei o ODBC do Mysql (pegue no site mysql.com)
instalei o MySQLYog (pode ser tambem o MySQLCC) e o startei ligando-o na maquina servidora.

rodei a aplicação..pronto!!!



O que eu gostaria de fazer, é evitar de ter que startar o MySQLyog pra que este faça conexão com o servidor. gostaria que a propria aplicação fizesse a conexão. Você tem alguma idéia?

Silvana


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar