GARANTIR DESCONTO

Fórum Integração SISCAN #486568

23/07/2014

0

Boa noite, alguem ja fez integração com webservice da aplicação SISCAN
do governo?

utilizado para requisição de exames

WS: http://aplicacao-homologacao.saude.gov.br/ws-siscan/SiscanWS?wsdl
Leandro

Leandro

Responder

Post mais votado

29/02/2016

Pessoal, sou do Hospital da Mulher, na UNICAMP de Campinas.

Perdi a conta dos anos que estamos tentando usar o WEBSERVICE do SISCAN, não sei se no Brasil alguém tem conseguido usar a versão de Produção, sequer sei se alguém já conseguiu fazer algum teste no ambiente de Homologação.

Até o ano passado, tratava das perguntas técnicas com um contato que eu tinha em Brasília, no MS. Porém, este ano descobri que este contato não está mais lá. Ele era a ponte eu eu e a equipe técnica de informática lá.

Que o WebService de homologação está no ar isso é fato: http://aplicacao-homologacao.saude.gov.br/ws-siscan/SiscanWS?wsdl

No início foi complicado a conversa com o MS, mais complicado do que o de costume.

Fiz inúmeras ligações para Brasilia, as vezes eu achava que estava falando Grego, tamanho o grau de dificuldade para meu contato entender o que eu queria, pois se tratava de uma pessoa do campo burocrático, que não tinha nenhum conhecimento técnico básico de Sistemas de Computadores, logo, a dúvida mais básica que eu tinha, se transformava em uma novela mexicana, como por exemplo:

A primeira versão do WebService, no que se diz respeito a autenticar o Usuário era assim:

<xs:complexType name="identificacao">
<xs:sequence>
<xs:element name="email" type="xs:string"/>
<xs:element name="senha" type="xs:string"/>
<xs:element name="cnesPrestador" type="xs:string"/>
<xs:element name="cnesUnidadeSaude" type="xs:string"/>
</xs:sequence>
</xs:complexType>

Tentamos fazer alguns testes, e até que conseguimos... começavamos a engatinhar...

Sem nenhum aviso, entrou uma nova versão, onde foi incluido o seguinte atributo:

<xs:element name="perfilUsuario" type="xs:string"/>

que ficou desta forma:

<xs:complexType name="identificacao">
<xs:sequence>
<xs:element name="email" type="xs:string"/>
<xs:element name="senha" type="xs:string"/>
<xs:element name="cnesPrestador" type="xs:string"/>
<xs:element name="cnesUnidadeSaude" type="xs:string"/>
<xs:element name="perfilUsuario" type="xs:string"/>
</xs:sequence>
</xs:complexType>

Foi um verdadeiro parto explicar ao contato que tinha entrado no ar uma nova versão e que eu tinha que saber do que se tratava o perfil, apesar de ter uma ideia, eu não tinha os valores que deveria passar.

Por fim consegui, ela acabou me mandando uma nova versão do PDF com esse campo incluso.

Acredito que esse detalhe bobo tenha levado quase um ano.

Após isso, conseguimos pelo menos ter uma resposta do WebService de que o usuário não estava autorizado.

O contato de Brasilia, depois de uns 2 ano passados me informou:

Você deve fazer o seguinte:

1) Criar um usuário no SCPA de Homologação
http://aplicacao-homologacao.saude.gov.br/datasus-scpaweb-usuario

2) No mesmo SCPA, pedi autorização para que este usuários use os sistemas do governo, no nosso caso, pediremos a autorização par o uso do SICAN

3) Este pedido fica em uma fila, algum responsável de sua Região (a minha no caso de Campinas) tem que de dar essa autorização.

Feito isso, deveria, pelo menos, passar pela validação do usuário.

Que etapa que estamos?

No ano passado, 2015, creio que em outubro, criei o usuário, imediatamente liguei para meu contato em Brasilia e pedi para ele a autorização:
Por telefone, ela disse: "Estou fazendo para você agora, daqui 10 minutos entre lá no SCPA que estará autorizado..."

Já estamos praticamente em março, meu pedido continua lá, sem autorização.

O resultado é que não posso testar o WebService SISCAN.

Porque o Hospital da Mulher na UNICAMP resolveu usar o WebService e não o sistema Web SISCAN, que já funciona (não sei se bem)?

Nós somos um hospital universitário, os dados de nossos pacientes serve par pesquisas, para consultas e uma sério de outras coisas e o SISTEMA Web não atendia nossas necessidades.

Nossa ideia era mantermos nosso sistema, alimentando ele com os dados que nos usamos, e em seguida fazermos uma compilação dos dados, e enviar para o WebService SISCAN, o que era necessário a eles.

E tem outro fator super importante para nós. Em nosso laboratório passa milhares de exames por mês, fizemos uma conta e descobrimos que seria necessário uns 12 digitadores para ter que alimentar o sistema WEB SISCAN com os resultados dos exames, isso porque atendemos toda a Região de Campinas. Todos as unidades de atendimentos, todos os postos de Saúdem usam o sistema SISCAN na Web para fazer os pedidos dos exames, esses pedidos chegam aos milhares em nosso laboratório.

Para facilitar, temos uma ficha de uma única página onde os técnicos dão os resultados analisados, essas fichas são lidas por scanners com uma boa velocidade, e de tempos em tempos, os dados são enviados (deveriam ser) via WebService Siscan, eliminando assim a necessidade de 12 digitadores, até porque, não se tem dinheiro para isso.

Josemar Andrade

Josemar Andrade
Responder

Gostei + 3

Mais Posts

18/08/2014

Josemar Andrade

Olá

Confesso a você que estamos tentando, mais sem sucesso

E você?
Responder

Gostei + 0

18/08/2014

Leandro

Eu fiz tudo ja... porem ao transmitir da um erro de perfil..

vc foi ate que ponto ?
Responder

Gostei + 0

19/12/2014

Josemar Andrade

Retomando o topico

Passamos pelo perfil, que também dava erro.

Agora deve ser algo com a conta e senha, simplesmente não valida o usuario para que possamos seguir com os testes
Responder

Gostei + 0

21/05/2015

Luciana Padilha

Olá pessoal, gostaria de saber de vcs já tiveram sucesso com esse webservice, e com qual ferramenta vcs estão utizando para desenvolvimento dessas rotinas;;;
Responder

Gostei + 0

24/07/2015

Leonardo Zago

Caros,

Gostaria de saber se a integracao via qebservice com o SISCAM é relamente possível. Estou estruturando um projeto de mamografias e preciso disso funcionando para o projeto seguir.

Agradeço se puderem me ajudar
Responder

Gostei + 0

12/08/2015

Volnei Pereira

estivemos trabalhando na integração 6 meses porém
a equipe do Siscan no Ministério não tem colaborado
há necessidade de pressão conjunta de todos os serviços que necessita tal integração
Att Volnei
Responder

Gostei + 0

13/11/2015

Antonio Marques

Bom dia a todos,

Por gentileza, alguém conseguiu utilizar a integração?

Um abraço.

Att.
Antonio Marques
Responder

Gostei + 0

24/02/2016

Marcos Garrido

olá.

Pode me dizer onde encontro material para integração com o siscan?

Obrigado!
Responder

Gostei + 1

29/02/2016

Josemar Andrade

Olá Marcos Garrido

De onde você é?

Tenho um PDF que trata do SISCAN via WebService.

josemar.andrade(a)gmail.com
Responder

Gostei + 0

29/02/2016

Marcos P

Josemar,

Mesmo sem ter nenhum tipo de conhecimento ou necessidade de uso desse serviço, gostaria de agradecer pelo seu feedback aqui no DevMedia.

Percebi que você se cadastrou no site, apenas para reportar o histórico de suas dificuldades e compartilhar conhecimento.

Mesmo que o Marcos Garrido ( que também se cadastrou no site só para isso ) não tenha lhe dado retorno, sua participação foi bastante importante pois define claramente o nível de dificuldade encontrado no relacionamento com o Governo Federal ( assim como seria, o Estadual e/ou Municipal ).

Nosso país, mais do que uma crise financeira ou política, vive uma profunda crise ética, onde aqueles que tem o dever público de atender a população, simplesmente, vivem em uma realidade completamente alheia aquela de imensa maioria, que batalha diariamente para crescer.

A situação é triste, mas, em contrapartida, a postura de pessoas como você que vão em frente e ainda se preocupam em compartilhar sua experiência com os demais, é a única coisa que nos dá alguma esperança de um dia sairmos desse atoleiro.

Gostaria que 10% do pessoal que frequenta nosso forum, tivesse sua disposição em ajudar.

Parabéns !
Responder

Gostei + 1

01/03/2016

Josemar Andrade

Grande Marcos P

Realmente, a dificuldade em lidar com o setor publico é algo que demanda muita paciência.

Eu vivo isso no meu dia a dia.

Apesar de conhecer a muito tempo o DEVMEDIA, eu não frequentava o Forum.

Mas deixei em meus favoritos, sou desenvolvedor e pretendo utilizar o fórum.
Responder

Gostei + 0

14/03/2016

Fernando Sávio

Boa tarde pessoal.
Estou pesquisando sobre integração com o SISCAN e vi que não sou o único com dificuldades.

Minha principal dúvida é se existe alguma documentação do Web Service na internet (de preferência disponibilizada pelo governo).
Venho pequisando sobre essa API há uns 3 dias e não acho nada que me ajude, exceto pelo
WSDL que vocês postaram.

Por curiosidade, como vocês ficaram sabendo desse endpoint?! Não achei em lugar nenhum senão em fóruns.

Obrigado, assim que eu souber de algo posto aqui.
Responder

Gostei + 0

15/03/2016

Josemar Andrade

Olá Fernando Sávio, tudo bem?

Você é de que órgão governamental?
Responder

Gostei + 0

15/03/2016

Fernando Sávio

Olá Fernando Sávio, tudo bem?

Você é de que órgão governamental?

Bom dia Josemar, estou integrando um software para administração pública da prefeitura de Cachoeira do Sul - RS.

Mas faz diferença isso? É um Web Service fechado?
Responder

Gostei + 0

15/03/2016

Marcos Garrido

Bom dia Josemar!

Sou de Curitiba-PR. Atualmente trabalho numa empresa local implantando softwares para informatização da saúde pública, mas antes disso trabalhei por um bom tempo na regional do Datasus do Paraná como analista de suporte. Então, sei como o suporte é difícil em determinados casos.

Gostaria muito de receber o PDF, se puder me enviar. Agradeço também pelo retorno, pois estamos encontrando as mesmas dificuldades pelas quais você já passou!

meu email: marcosaureliogarrido(a)gmail.com

Att.,
Marcos Garrido.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar