Fórum Interbase 6.0 ou Firebird 1.5 #45825
04/08/2004
0
Dizem que o Interbase é mais rápido, porém a conexão é mais lenta.
Dizem que o Firebird será o substituto do Interbase e que o Interbase será descontinuado pela Borland.
Gostaria de algumas opiniões.
O que vcs sugerem :?: :?: :?:
Ipc$
Curtir tópico
+ 0Posts
04/08/2004
Vinicius2k
[quote:58544333e1=´IPC$´]Dizem que o Interbase é mais rápido, porém a conexão é mais lenta. [/quote:58544333e1]
Falso. Comparações com o IB 6.0 open source... O desempenho do Firebird 1.5 é bem maior... a diferença, em bases grandes, chega a ser ´gritante´...
[quote:58544333e1=´IPC$´]Dizem que o Firebird será o substituto do Interbase e que o Interbase será descontinuado pela Borland. [/quote:58544333e1]
Se o IB vai ser descontinuado, eu não sei... mas o Firebird é um projeto independente e, apesar de ter se originado do código fonte do IB open source, não deve ser encarado como substitudo ou ´continuação´ do IB...
T+
Gostei + 0
04/08/2004
Ipc$
Não sei sua experiência quanto a banco de dados, mas mesmo assim gostaria de saber entre os dois qual o Sr escolheria?
Gostei + 0
04/08/2004
Vinicius2k
Pensei ter deixado claro minha escolha : Firebird 1.5, com certeza.
Em relação à experiência com o BD, usei IB 6 por bastante tempo e migrei para Firebird há algum tempo também... não voltaria a usar o IB 6 de forma alguma...
T+
Gostei + 0
04/08/2004
Rafs
Devido aos contatos com alguns professores oficiais Borland e tb com alguns representantes eu dúvido muito que o Interbase seja descontinuado. Pelo contrário, acredito que estarão sempre investindo nesta ferramente. Outro ponto que acredito que não descontinuarão é a insistência e as ofertas que tenho recebido aqui na empresa para adiquirir este produto.
Hoje eu utilizo o Firebird 1.5 e estou plenamente satisfeito.
Gostei + 0
05/08/2004
Ipc$
Gostaria de saber sua opinião também.
Gostei + 0
07/08/2004
Xisto
INTERBASE: Pago,Proprietario.
Firebird: OpenSource, Desenvolvimento mais dinamico, ou seja, Bom, Bonito e barato, digo de GRACA.
Minha escolha: Firebird
mais precisamente: Firebird 1.5.
Gostei + 0
12/08/2004
Ipc$
No vice-versa (lê texto e insere na tabela), o Firebird foi muito mais [b:d63c8bee74]lento[/b:d63c8bee74] que o interbase.
No acesso randômico, os dois bancos fora praticamente iguais.
Outra coisa que acho um pouco relevante é:
O Interbase tem um nome profissional (Borland)
E o Firebird ?
Gostei + 0
12/08/2004
Afarias
-- a partir do momento q foi optado por uma solução Open Source a escolha (de longo prazo) é clara:: FIREBIRD
-- quanto a NOME, o FB é derivado do mesmo código da Borland, sendo assim possui o nome dela não é?!
Só faria sentido essa discussào (na minha opnião) se fosse entre o FB1.5 e o IB 7.1 -- que ai sim são produtos diferentes, e cada um com suas vantágens e mercado próprios.
T+
Gostei + 0
13/08/2004
Ipc$
Acho que não. Por exemplo, a Borland não irá lançar um Service Pack para o Firebird.
E numa importação de 80.000 registros em que Firebird processou 20x mais lento que o Interbase?
Será que foi o Delphi que puxou a sardinha p/ o Interbase?
Utilizei BDE com driver nativo p/ Interbase e driver ODBC p/ Firebird.
Gostei + 0
13/08/2004
Vinicius2k
Esta é a explicação da lentidão... Qualquer acesso via ODBC é muito, mas muito, mais lento que acesso nativo ou BDE... não faz sentido comparar desempenho usando formas de acesso diferentes.
Sugiro que vc refaça o teste usando a mesma conexão para ambos... não sei lhe dizer se o driver da BDE é 100¬ compatível com o FB, mas usando IBX ou dbExpress para os dois vc perceberá a diferença do FB 1.5...
T+
Gostei + 0
13/08/2004
Afarias
Acho que não. Por exemplo, a Borland não irá lançar um Service Pack para o Firebird.
[/quote:488bec8892]
E do onde vc tirou a idéia q ela (Borland) vai lançar algum ´Service Pack´ para o Interbase 6.0 ??
[quote:488bec8892=´IPC$´]
E numa importação de 80.000 registros em que Firebird processou 20x mais lento que o Interbase?
Será que foi o Delphi que puxou a sardinha p/ o Interbase?
Utilizei BDE com driver nativo p/ Interbase e driver ODBC p/ Firebird.[/quote:488bec8892]
Além do q o Vinicius2K já explicou, um testes desses não mostra muita coisa e tem muitas outras variáveis q podem afetar este desempenho e vc não postou.
Quando fizer testes vc deve ter MÉTODO para não ter resultados falsos. E, sempre acompanhado dos resultados vc deve fornecer os parâmetros relevantes q utilizou.
T+
Gostei + 0
14/08/2004
Ipc$
Trabalho com Delphi desde a versão 4, há uns 5 anos, antes disso desenvolvia sistemas em Cobol há uns 11 anos, daí quando ninguém mais queria aquela tela a caracter que o Cobol produzia, passei a utilizar Delphi. Desde a versão 5, utilizava os bancos Oracle e MS Sql Server via BDE com seus respectivos drivers ODBC.
Na versão 6, que já estou há 2 anos, não mudei o método de acesso e a performance não caiu, ou seja, utilizo Delphi c/ BDE e os componentes TDatabase e TQuery.
A conexão é a mesma (BDE - TDatabase) para ambos. Como o Delphi não possui um driver nativo p/ Firebird, utilizo seu driver ODBC. Se for este o problema, então acho que o Firebird deveria melhorar seu driver ODBC, pois qualquer banco respeitável como Oracle ou MS Sql Server, possuem seu driver ODBC para ser utilizado [b:5df44946ae]amplamente[/b:5df44946ae].
Quanto a conexão IBX, nem testei, pois tive problemas em rede quando o servidor ficava numa máquina, o Interbase em outra e, a veiculação dos dados era feita via Sockets; a partir do segundo cliente acessando, não sei porque mas a conexão caía.
Quanto a conexão DBExpress, esta veio a partir do Delphi 6 e acho que por questões de compatibilidade, não deveria ser mencionada, pois quem vem do Delphi 4 e quiser continuar utilizando BDE no Delphi 6, terá que mudar todos seus projetos quanto à conexão e acesso aos dados por causa do Firebird?
Não tirei a idéia de lugar algum, até mesmo pq o Interbase 6 está estagnado. Sò quis demonstrar que Firebird não tem nada a ver com Borland. Pode ser até que a Borland lance um Interbase 6.x gratuito p/ competir com o Firebir 1.5
Caro colega não entendí muito bem o que vc quis dizer.
Esse tal MÉTODO que vc cita é o mesmo nos dois bancos, ou seja, o programa é o mesmo, utilizei BDE com TDatabase para conexão e TQuery para manipulação dos dados, o que mudou foi o nome do Alias criado no BDE Administrator que logicamente é um para Interbase e outro para Firebird.
Gostei + 0
14/08/2004
Afarias
|não possui um driver nativo p/ Firebird, utilizo seu driver ODBC.
Entenda:: A conexão NÃO É A MESMA -- conectar com BDE via um driver ´nativo´ e via ODBC definitivamente NÃO é a mesma coisa!
Vc poderia utilizar o mesmo Drive do Interbase com o FB.
No mais -- o modelo do BDE não é o melhor para SGBD além de seu suporte ter sido encerrado -- sendo assim, seria melhor se vc utilizase outra solução.
|Se for este o problema, então acho que o Firebird deveria melhorar seu
|driver ODBC, pois qualquer banco respeitável como Oracle ou MS Sql
|Server, possuem seu driver ODBC para ser utilizado amplamente.
O problema é q vc não tomou conhecimento (ainda) que conexões ODBC costumam sempre ser mais LENTAS que outras opções de conectividade! Isso ocorre para QUALQUER banco de dados e não é por isso q os bancos vão deixar de disponibilizar seus Drivers (ODBC é um meio padrão) ou quer dizer q os Drivers não funcionam... possuem apenas performance inferior.
Só para vc entender, a performance com ODBC é um pouco inferior por 2 motivos principais:: 1 - é uma interface padrão; 2 - é um intermediário.
|Quanto a conexão IBX, nem testei, pois tive problemas em rede quando
|o servidor ficava numa máquina, o Interbase em outra e, a veiculação
|dos dados era feita via Sockets; a partir do segundo cliente acessando,
|não sei porque mas a conexão caía.
Poste aqui seu problema q tenho certeza os usuários irão ajudar a resolver.
|terá que mudar todos seus projetos quanto à conexão e acesso aos
|dados por causa do Firebird?
Não por causa do FB -- se desejar melhorar sua aplicação para qualquer SGBD terá de passar por isso.
|Sò quis demonstrar que Firebird não tem nada a ver com Borland.
Não tem a ver, mas tem o código base dela. No caso do FB 1.0 é ´exatamente´ mesmo do IB 6.0
|Esse tal MÉTODO que vc cita é o mesmo nos dois bancos, ou seja, o
|programa é o mesmo, utilizei BDE com TDatabase para conexão e
Acho q já expliquei acima q as conexões são diferentes. Bom, quanto a método, quiz dizer que fazer testes não é apenas fazer muitos inserts e medir o tempo e postar...
Vc tem q configurar e informar as pessoas do ambiente q vc utilizou -- diversos parâmetros podem influir como o hardware, a versão do banco, configuração do SGBD, parâmetros do banco de dados, a CONECTIVIDADE, etc -- mas deixa isso pra lá! ;)
T+
Gostei + 0
14/08/2004
Ipc$
Os clientes se conectam ao servidor por Socket(IP e porta), este conecta-se ao banco via IBX e atende aos clientes também via Socket. O problema ocorre só quando servidor e banco estão em máquinas separadas; na mesma máquina tudo funciona perfeitamente e o IBX é mais rápido que o BDE.
Obs: Vc poderia me dizer onde achar um driver DBExpress e os parâmetros de DBXConnections.ini e DBXDrivers.ini p/ Firebird?
Ou os do Interbase são os mesmos?
O LibraryName é dbexpint.dll e o VendorLib é GDS32.dll.
Gostei + 0
14/08/2004
Vinicius2k
Apenas reforçando o que o afarias, já mencionou... A conexão não é a mesma... uma sequencia de ligação simplificada para que vc perceba a diferença:
Interbase : Servidor -> BDE -> Database
Firebird : Servidor -> ODBC -> BDE -> Database
Para o Firebird vc tem um intermediário entre a BDE e o Servidor que não existe para o Interbase.
Com relação aos métodos, não sou grande conhecedor dos mesmos, mas à minha maneira, consigo os resultados... a idéia básica é comparar bancos usando a mesma camada de acesso e funções particulares e comparar camadas de acesso usando o mesmo banco... é assim que eu faço (nada extremamente técnico)...
Eu não sabia q o driver da BDE para Interbase era compatível com o FB 1.5, mas já q o afarias forneceu essa informação, faça o teste com os dois servidores, sem mudar nada na aplicação...
Não sei se entendi bem... neste caso vc estava com uma aplicação em 3 camadas? se for, vc não é obrigado a utilizar 3 camadas por causa do IBX... vc pode continuar trabalhando normalmente, em duas camadas, aliás é assim que eu trabalho e, honestamente, não vejo grandes vantagens em 3 camadas para meu mercado (pequeno/médio)...
Bem, eu discordo de vc pq devemos acompanhar os avanços das tecnologias quando estes nos favorecem... se eu fosse me acomodar com o que ´funciona´, estaria desenvolvendo minhas aplicações em Clipper até hoje... continuar a usar a BDE hoje, perdõe-me a sinceridade, mas é estar ´um passo atras´...
Particularmente, já passei por muitas migrações, já que trabalho com Delphi desde a versão 2... Utilizei BDE+Paradox, BDE+Access, ADO+Access, IBX+Interbase, e atualmente uso dbExpress+Firebird e ADO+SQL Server... para mim o segredo está em programar pouco nos componentes e muitas funções e procedures para automatizar os processos... numa eventual migração, muda-se a classe de uma função e alguns métodos e pronto...
T+
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)