Interbase com DBExpress em rede

28/09/2004

0

Como eu faço para colocar meu sistema que utiliza o DBExpress para acessar minha base de dados InterBase para funcionar em rede ?

:?:


Henry Lima

Henry Lima

Responder

Posts

28/09/2004

Danielclubedelphi

Então... esse assunto já foi abordado várias vezes... utilize a pesquisa...

Mas, de qualquer forma vamos la...

Coloque um SQLConnection .. dê dois cliques e o configure para acessar seu banco...

Coloque um TSQLDataSet ligado a esse SQLConnection... ponha o SQL, adicione os campos, etc.

Coloque um TDataSetProvider ligado a esse SqlDataSet

Coloque um TclientDataSet ligado a esse DataSetProvider... adicione os campos...

Coloque um TDataSource ligado a esse client...

Muito simples... o resto é configuração e suor...


Responder

28/09/2004

Henry Lima

Eu quero que a aplicação cliente acesse o arquivo sistema.gdb que esta na máquina servidor...é isso que eu estou querendo...mesmo assim obrigado pela sua resposta...


Responder

28/09/2004

Vinicius2k

Colega,

Dois passos simples:
1. Instale o Interbase Client na estação cliente.
2. O parametro ´Database´ da TSQLConnection deve ser configurado com o endereço IP do servidor + caminho do banco, por exemplo :
[b:645e3c07cd]192.168.0.1:c:\sistema\dados\banco.gdb[/b:645e3c07cd]
Não é necessário compartilhar a pasta.

Vc deve ter percebido que para trabalhar corretamente em rede, pelo menos o parametro Database da TSQLConnection precisa ser configurado em Run Time... o mais comum é utilizar um arquivo .ini para guardar esta configuração. Este caminho também pode ser usado de forma idêntica no próprio servidor, ou nele (o servidor) também pode ser usado: [b:645e3c07cd]localhost:c:\sistema\dados\banco.gdb[/b:645e3c07cd].
NUNCA USE NO SERVIDOR só o caminho do banco (c:\sistema\dados\banco.gdb) ou vc pode ter problemas ´estranhos´ de lock do banco.

Este assunto também já foi bastante discutido aqui, mais frequentemente no fórum específico para IB/FB ( http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewforum.php?f=3 ) e veja também este artigo : http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/artigo?ID=470

Espero ter ajudado...
T+


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar