GARANTIR DESCONTO

Fórum interbase e firebird rodando ao mesmo tempo e possivel?? #50479

12/04/2005

0

Boa tarde!
Tenho um sistema para revendedora de Pneus, fui hoje instalar meu programa no cliente que atualmente tem um sistema rodando no Interbase.
O meu sistema roda no firebird 1.5, fiz os procedimnetos normais como faço nos outros clientes, mas ao rodar o aplicativo da um erro relacionado a dll (fbclient) perguntas..
É possivel rodar no servidor e nas estações utilizando os dois banco de dados??
Tenho condições de ativar a opção guardian do Firebird se esta opão esta ativa no Interbase??
O que devo fazer para resolver este problema.

Grato


Plácido


Placido

Placido

Responder

Posts

12/04/2005

Lucianopimenta

Vc deve configurar a porta de cada banco, por exemplo deixe o IB na porta padrão (3050) e configure o FB para acessar pela porta (3051). Vc deve alterar na aplicação para acessar pela porta 3051.


Responder

Gostei + 0

12/04/2005

Rjun

Veja esse tópico


[url]http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=61270[/url]


Responder

Gostei + 0

12/04/2005

Placido

Obrigado pela ajuda, mas alterar o aplicativo??
Utilizo o arquivo conexao.ini e faço tudo por parametro, neste caso alterar o aplicativo??? não sei, mas esta solução não deve ser a mais adequada..
Grato


Responder

Gostei + 0

13/04/2005

Silviogs

Olá

já instalei FB,Iterbase, Postgres e MSSQL juntos e funciona todos sem problemas.

Silvio Guedes


Responder

Gostei + 0

13/04/2005

Cabelo

Funciona normalmente, sem necessidade de configurações extras.. a porta utilizada pelos dois será a 3050 (Default), sem necessidade de alteração, pois os dois bancos utilizam a mesma instancia server/client, pra isso nem é necessário alterar a instalação, execute a instalação do firebird, e configure o database para acessar o arquivo que vc deseja, seja .FDB ou .GDB, que ele vai acessar normalmente.


Responder

Gostei + 0

13/04/2005

Vinicius2k

Rjun,

No tópico que vc indica eu digo que não dá, mas isto está dependente de qual versão do IB e FB, se for IB 6 e FB 1.0.x, já ´ouvi dizer´ que foi possível, mas não sei como fazer... já com o FB 1.5.x é mais ´simples´.

Cabelo,

Eu discordo das suas colocações. Ao menos à princípio. Vc já realizou este procedimento com sucesso, incluindo servidor e estações utilizando aplicações diferentes com o IB 6 e FB 1.5.x ?
Se sim, confesso que estou ´espantado´ pq, até então, não achava possível sem fazer nenhuma alteração nas configurações.


Plácido,

A solução proposta pelo colega Luciano é a ´ideal´, mas já vi relatos de problemas com ela, torço para que resolva o seu caso.

Faça como ele orientou, alterando a porta do FB e no lado do cliente configure seu banco para acessar através desta porta, alterando a linha de conexão acrescentando o número da porta, por exemplo:
[b:e6906a7ccc]192.168.0.1/3051:c:\banco\banco.fdb[/b:e6906a7ccc]

Se vc utiliza IBX, instale o Firebird Client nas estações e não utilize a opção de ´retro-compatibilidade´ para que ele não substitua a GDS32.DLL. Depois de instalado, copie a FBCLIENT.DLL para dentro do diretório da sua aplicação e renomeie para GDS32.DLL.
Aqui está a maior parte dos problemas nos relatos que já vi : mesmo tendo a GDS32.DLL no mesmo diretório, a aplicação ´teima´ em utilizar a GDS32.DLL que está no Windows\System, ou seja a DLL do IB 6.

Se vc utiliza dbExpress, instale o Firebird Client nas estações e também não utilize a opção de ´retro-compatibilidade´, mas pode utilizar a opção de instalação da FBCLIENT.DLL no Windows\System. Isto elimina a necessidade de cópia da mesma para o diretório da aplicação, mas para funcionar corretamente, seu TSQLConnection precisa estar configurado para utilizar a FBCLIENT.DLL na propriedade ´LibraryName´.

Tomara que resolva.

T+


Responder

Gostei + 0

13/04/2005

Cabelo

Rjun, Cabelo, Eu discordo das suas colocações. Ao menos à princípio. Vc já realizou este procedimento com sucesso, incluindo servidor e estações utilizando aplicações diferentes com o IB 6 e FB 1.5.x ? Se sim, confesso que estou ´espantado´ pq, até então, não achava possível sem fazer nenhuma alteração nas configurações.


Vinicius, já conseguí sim.. aliás consigo..

Teho dois .exe diferentes um acessa .GDB, e outro acessa .FDB, os dois trabalhando com a instalção do firebird client/server


Responder

Gostei + 0

13/04/2005

Placido

Bom dia meus amigos do portal!
Já vi que o assunto é polêmico as opinões se divergem, mas deu para ter certeza que funciona, mas no meui caso não consegui fazer funcionar.
Cada hora da um tipo de erro, tem uma estação que tem o windows98 e nao tem o firebird rodando somente o firebird 1.5 e da esta mensagem de erro (unable to complete network request to host 192.168.0.3), isto significa que a estação não está enxergando o número do IP no servidor???.
Escalrecimento no meui aplicativo a conexao com o banco e não uso a biblioteca gds32.dll, utilizo a biblioteca fbclient.dll e na instalação do banco desabilito es opção da gds32.dll não está correto o procedimento meu?? Li esta materia na revista do clubedelphi.
Grato
Plácido


Responder

Gostei + 0

13/04/2005

Vinicius2k

Cabelo,
Teho dois .exe diferentes um acessa .GDB, e outro acessa .FDB, os dois trabalhando com a instalção do firebird client/server


Bem... não foi isso que eu quis dizer... .GDB ou .FDB é apenas a extensão do arquivo, que pode ser qualquer uma...
O que estamos discutindo é o IB Server e o FB Server instalados e rodando em um servidor ao mesmo tempo e as estações trabalhando com aplicações diferentes, uma usando o IB Server e outra usando o FB Server.


Plácido,

Se a sua aplicação utiliza dbExpress, FIB+, ou outra camada de acesso que permita que vc informe o nome da DLL cliente para o FB 1.5.x (a FBCLIENT.DLL), sim, vc está certo em não utilizar a opção referente à GDS32.DLL, pois vc não precisa dela.

Vamos falar primeiro do servidor :
1. Instale o IB 6 Server, de forma convencional, ou deixe como está se ele já estiver instalado.
2. Instale o FB Server, não instalando a GDS32.DLL
3. Edite o arquivo firebird.conf e altere a porta padrão do serviço para a 3051 e retire o comentário da linha (#).
4. Inicie os serviços.

Funcionando? Se sim, vamos aos clientes:
1. Instale o IB 6 Client ou deixe como está se já houver.
2. Insale o FB Client também não instalando a GDS32.DLL, e instalando a FBCLIENT.DLL no Windows\System (ou System32).
3. Altere a linha de conexão da sua aplicação para que inclua o número da porta : 192.168.0.3/3051:C:\BANCO\BANCO.FDB
* na minha primeira mensagem esta linha estava incorreta, usei um : ao invés da / e editei a mensagem.

Pronto. A teoria é esta. Já vi casos de sucesso e casos de insucesso. Estou sendo honesto, eu já fiz como teste, mas não tenho este procedimento em ´produção´.

Espero ter ajudado.
T+


Responder

Gostei + 0

13/04/2005

Placido

Vinícios muito obrigado pelas dicas, vou no cliente agora a tarde e vou fazer os procedimentos citados e rertorno no portal se deu certo ou não.
Grato

Plácido


Responder

Gostei + 0

28/10/2005

Gm.gui

Galera não querendo ser chato por uma coisa que já foi dita a muito tempo, mas so para auxiliar nos que estão entrando agora e querendo mexer com isso, não da certo isso....

tentei no Windows XP e 98 e não funfa...

mudei no DbXpress para Fbclient.dll não funciona
mudei a Porta para 3051 não funciona
coloquei a dll junta a pasta da aplicação não funciona
mudei a string do Database para IP/PORTA:CAMINHO\BANCO.GDB não funciona

utilize para os meus teste IB 6.0 e FB 1.52, com dois bancos distintos, um com string normal e outro com a string com porta, a normal funciona blz com a porta da erro que não encontro Host., nos dois Windows, antes que perguntem desativei o Firewall do XP.

quem encontrar uma solução viável para esse problema post ai, isso é de grande importancia, principalmente que fizer aplicações que necessitem ter dois servidores, por exemplo Contabilidade e Livros Fiscais, Folha, onde necessitam a utilização dos programas da CAIXA que utilizam o IB


Responder

Gostei + 0

28/10/2005

Afarias

Bom... tem q ver pra chegar direitinho no erro... pq eu tenho pelo menos 3 servidores rodando com ambos IB6 e FB1.5 e tudo funciona muito bem. Já usei assim em XP, 2000 e 2003 sem problemas.


T+


Responder

Gostei + 0

29/10/2005

Gm.gui

Amigo, estes foram os testes que fiz...

Coloca ai como vc implementou.....

já descrivi como fiz e não vejo solução para o meu problema...

e ainda tenho um outro pepino tenho duas aplicações que acessam o mesmo banco .GDB uma com interbase e outra com Firebird, e ainda tenho a SEFIP instalada no PC, por isso preciso dos dois servidores na mesma maquina....


Responder

Gostei + 0

29/10/2005

Afarias

|Coloca ai como vc implementou.....

já postei em outro tópico

|e ainda tenho um outro pepino tenho duas aplicações que acessam o
|mesmo banco .GDB uma com interbase e outra com Firebird,

ai quem está criando o problema é vc. isso não deve ser feito

|e ainda tenho a SEFIP instalada no PC, por isso preciso dos dois
|servidores na mesma maquina

não sei se este, mas tem uns programinhas do governo q usam ib ou fb embedded q não sei como ainda mas tornam quase impossível usar o ib/fb para outra aplicação -- enquanto os caras não fazem isso direito o melhor é manter uma máquinda separada para isso -- mas, como disse, não sei se é o caso desse SEFIP


T+


Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar