Interbase, Firebird ou MySQL?

12/03/2006

0

Prezados colegas:

Executo a tarefa de converter minha aplicação VBA para Delphi. Como utilizo uma quantidade bastante limitada de tabelas, cada qual com um número relativamente modesto de registros, a princípio decidi adotar o Paradox como base de dados. Estava indo tudo muito bem, até que uma das tabelas, por três vezes nas últimas semanas, teve o índice corrompido, afora perdas inexplicáveis e eventuais de um e outro registro durante testes de inclusão e de edição de dados. Já tinha ouvido falar que o Paradox era instável, mas não imaginava que fosse tão ruim. Efetuei pesquisas neste e em outros fóruns, e a maioria absoluta dos desenvolvedores aconselha a adoção de outros bancos mais robustos, como Interbase, Firebird e MySQL. Como disponho de literatura técnica mais voltada para o Interbase, decidi utilizar esta base de dados, contudo isso ensejou outras dúvidas. Considerando que desenvolvo sob a versão 5 do Delphi e minha aplicação será voltada apenas para usuários remotos, isto é, não conectados em rede:

1) devo instalar em minha estação de trabalho o Interbase Client ou Server? Ou ambos?

2) as tabelas devem ser criadas na pasta default do Interbase ou devo armazena-las na pasta em que estiver minha aplicação? (se é que eu tenho opção de escolha)

3) posso reaproveitar os componentes TTable e TQuery utilizados para acesso às tabelas Paradox ou é mais aconselhável utilizar os da paleta Paradox?

4) quando, finalmente, conseguir concluir a conversão de minha aplicação para o Delphi, será necessário acrescentar a versão completa do Interbase no CD de instalação ou somente alguns drivers e outros arquivos essenciais?

5) devo restringir desde já o acesso às tabelas definindo direitos e privilégios ou isso seria necessário apenas para aplicações em rede?

Agradeço desde já atenção dispensada.


Spiritwwwalker

Spiritwwwalker

Responder

Posts

12/03/2006

Aroldo Zanela

Colega,

Eu sugiro utilizar o Firebird, pois é realmente free e bastante compatível com o Interbase. Portanto, o apredizado que você já adquiriu será totalmente aproveitado.

Para fazer o UpSize do banco, utilize alguma ferramenta especializada, como o IBDataPump ou faça engenharia reversa com alguma ferramenta CASE (e.g: PowerDesigner da Sybase - Demo no site).

Não aproveite os componentes da ABA BDE, pois você tem alternativas melhores como: ADO, DBX e IBX. Obtenha o GExperts (Free) para fazer as substituições de componentes de forma mais ´econômica´, ou seja, automatizada.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar