JavaScript está mesmo dominando o mundo?

13/08/2018

0

Dizem pela internet que o JavaScript é a linguagem para a todas governar, mas referências a O senhor dos anéis a parte, será mesmo que essa é a linguagem do futuro?

Nos últimos anos vieram o Node, permitindo ao JavaScript entrar no back-end, depois React Native e a linguagem ganhou terreno no mobile (e nativo ;), além disso ela faz o que nenhuma outra consegue que é manipular uma página web (repare no além disso, porque hoje rodar no client de um navegador é só mais um dentre os prós do JavaScript)

E agora? Vocês acham que o JavaScript é a linguagem mais usada no mundo (ou vai ser em breve)? Vale a pena focar somente nela de agora em diante?
Estevão Dias

Estevão Dias

Responder

Post mais votado

13/08/2018

Acredito que ja seja a mais usada e deve continuar sendo , pois hoje em dia o JavaScript além de ser utilizado no desenvolvimento Web e utilizado para desenvolvimento de aplicativos moveis também, além de muitas outras formas de utilização.
Então acredito que é bem provável que continue crescendo.
A DevMedia também possui um DevCast sobre JavaScript que comenta sobre o assunto.

Eduardo Chaves

Eduardo Chaves
Responder

Mais Posts

13/08/2018

Fernando Gaspar

Fala galera!

Realmente o JavaScript se tornou um destaque no ambiente do desenvolvimento, a gente pode ver isso pela quantidade de frameworks disponíveis no mercado em destaque o Angular, cada vez mais vagas no mercado.

Na minha visão, ainda não vale apena abrir mão das linguagens tradicionais como PHP, Java e C# porem acredito que se possível investir tempo em um desses Framewoks JS é muito valido.

Eu já comecei a estudar o Angular e algumas olhadas superficiais no Vue.js

Aproveitando, tirando o Angular que acredito já esta consolidado, quais os outros Frameworks que vocês já acham relevante no mercado.

Abraços.
Responder

13/08/2018

Robson Cavalcante

O único problema que eu vejo no JavaScript são as diferentes "versões" usadas pelos frameworks... Angular usa um, React outro, aí complica um pouco aprender tudo, o ideal seria focar num só?

Responder

13/08/2018

Diego Silva

Para mim é inegável o avanço que o JavaScript teve nos últimos anos. A enxurrada de frameworks que vieram e que hoje são tão populares mostram que o uso do JavaScript se torna cada vez mais essencial. Não sei dizer se é a mais usada no momento, porém com certeza é uma das mais. Arriscaria dizer que está no top 3 rs. Agora minha opinião em relação ao futuro, é de que a mesma será a mais usada de todas devido ao crescimento rápido que a mesma apresenta a medida que os anos passam. Acho exagero dizer que ela substituirá tudo (alguns colegas meus defendem essa hipótese), porque existirão muitos sistemas legados e também não é todo mundo que sai migrando a linguagem que usa pela "moda do momento".

Teremos que acompanhar as novidades que surgirão nesse meio tempo. Mas até lá, com certeza o JavaScript irá aumentando sua soberania.
Responder

13/08/2018

Estevão Dias

Sem falar que as soluções front-end JavaScript são muito boas, quase que obrigando os programadores a saber (PHP, .Net, Java) e JavaScript pra fazer aquele cliente maroto em Angular, XD

Ainda mais agora com o Rest se tornando tão popular faz todo sentido aprender um desses frameworks JS da moda
Responder

13/08/2018

Gladstone Matos

fala galera

Somente eu que não gosta dessa coisa fracamente tipada do JS é risos?
Responder

16/08/2018

Bruno Araujo

Fala galera tudo beleza?

Para animar a discussão eu listei alguns motivos que podem servir de indicio para o JavaScript estar se tornando soberana, vou listar alguns deles:
- É executado em todos os browsers modernos, independente do sistema operacional e plataforma (mobile, desktop, etc.).
- funciona como linguagem de servidor usando o Node.js, permitindo criar aplicações de alta performance, com a capacidade de manipular dezenas de milhares de conexões simultâneas em uma mesma maquina
- O Npm atualmente é o maior gerenciador de dependências tendo mais de 350,000 pacotes
- IDEs como o Visual Studio e as suites da Jetbrains possuem integração com o Node.js
- Frameworks como o Laravel utilizam o Node.js e gulp para executar algumas tarefas na aplicação
- É possível criar aplicações desktop com JavaScript utilizando o electron, o proprio VSCode é escrito em Javascript
- É possível construir aplicações mobile nativas em JavaScript usando o React Native
- É possível construir aplicações mobile hibridas em JavaScript usando o Apache cordova
- É possível usar machine learning no Node.js e no browser com o TensorFlow.js

Enfim, eu tentei lembrar o maximo de coisas que é possível fazer com JavaScript atualmente, claro que pode ter faltado
algo. Além disso eu nem cheguei a citar bibliotecas e frameworks como o React e Angular e o quanto de mercado elas possuem atualmente.
Responder

12/11/2018

Carlos Arantes

Com certeza haha. Hoje quase tudo dá para ser feito em JavaScript
Responder

12/11/2018

Jothaz

O Bruno Araujo basicamente esgotou o assunto. kkk

Para além do frameworks, a cada nova especificação do ECMA INTERNATIONAL surge novidades javascript "vanila".
E isso é fundamental para qualquer tecnologia.

Entre as novidades temo:
--Arrow Functions;
--Fechamentos de expressões;
--Gerador de expressões(yield);
--reduce();
--reduceRight();
--Codificação e decodificação JSON;
--Sintaxe slice
--Asynchronous Iteration;
--PROMISE.PROTOTYPE.FINALLY()
--Enre outras.


Fora o Type Scritp que é realmente um belezura.

Com relação aos frameworks e libs, cada um vai servir ao determinado cenário.

Usava o Angular, mas estou preferindo o Vue, pois nos projetos que trabalho atualmente ele é mais aderente.
E pretendo dar uma chance ao React.

Sempre gostei de javascript e aconselho a quem esta no mercado aprendê-lo, pois só tem a ganhar.
Responder

04/01/2019

Carlos Arantes

Fala galera tudo beleza?

Para animar a discussão eu listei alguns motivos que podem servir de indicio para o JavaScript estar se tornando soberana, vou listar alguns deles:
- É executado em todos os browsers modernos, independente do sistema operacional e plataforma (mobile, desktop, etc.).
- funciona como linguagem de servidor usando o Node.js, permitindo criar aplicações de alta performance, com a capacidade de manipular dezenas de milhares de conexões simultâneas em uma mesma maquina
- O Npm atualmente é o maior gerenciador de dependências tendo mais de 350,000 pacotes
- IDEs como o Visual Studio e as suites da Jetbrains possuem integração com o Node.js
- Frameworks como o Laravel utilizam o Node.js e gulp para executar algumas tarefas na aplicação
- É possível criar aplicações desktop com JavaScript utilizando o electron, o proprio VSCode é escrito em Javascript
- É possível construir aplicações mobile nativas em JavaScript usando o React Native
- É possível construir aplicações mobile hibridas em JavaScript usando o Apache cordova
- É possível usar machine learning no Node.js e no browser com o TensorFlow.js

Enfim, eu tentei lembrar o maximo de coisas que é possível fazer com JavaScript atualmente, claro que pode ter faltado
algo. Além disso eu nem cheguei a citar bibliotecas e frameworks como o React e Angular e o quanto de mercado elas possuem atualmente.


TOP DEMAIS!
Responder

22/06/2020

Jose Teles

O javascript com certeza é a linguagem mais usada no mundo atualmente, devido a praticamente todos os sites da web terem algum script de js rodando, além disso o js está no back end, no mobile, e com o Electron agora também no Desktop, além de se você não gostar da sintaxe padrão você tem dezenas de frameworks para escolher (React, Vue, Angular), além disso o javascript "criou" um novo rumo para os sites, com o NextJs agora os sites são gerados junto ao node, o chamado Server Side Render, então com certeza vale a pena estudar o Js como uma única linguagem para fazer qualquer coisa.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar