Fórum jpa ou hibernate #8245
03/08/2009
0
Aurelio Maica
Curtir tópico
+ 0Posts
03/08/2009
Henrique Weissmann
Teoricamente, se você utilizasse JPA no seu projeto, poderia trocar por exemplo do Hibernate para o Toplink sem problemas. Sendo assim, para quem está aprendendo, começar o aprendizado pelo JPA é uma boa alternativa, pois você irá ver todos os conceitos básicos de funcionamento de um ORM.
Já na prática... aprenda os dois. Isto porque o JPA, por ser uma camada de abstração adicional, irá ser desenvolvida sempre seguindo a regra do "menor denominador comum", ou seja, irá implantar apenas os recursos que estejam presentes em todos (ou pelo menos a esmagadora maioria) os ORMs disponíveis atualmente.
Eu me lembro que a primeira especificação do JPA por exemplo não tinha o recurso das criterias, presente no Hibernate, razão pela qual (meu caso pessoal) muitas pessoas optaram por continuar usando apenas o Hibernate.
Pessoalmente (e profissionalmente), nunca vi alguém mudar de ORM após a implantação de um projeto (a não ser que se trate de um projetista incrívelmente incompetente ou alguma outra razão extraordinária), razão pela qual por muito tempo não dei a devida atenção ao JPA.
Gostei + 0
07/08/2009
Devmedia
a resposta do consultor foi suficiente? Podemos encerrar o chamado?
Gostei + 0
10/08/2009
Devmedia
por falta de retorno estamos concluindo o chamado. Se ainda as dúvidas sobre esse assunto persistirem, por favor, volte a postar aqui mesmo que o consultor voltará a lhe atender.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)