Fórum jpa ou hibernate #8245

03/08/2009

0

Para quem está aprendendo java EE agora, vale mais a pena aprender o HIBERNATE ou apenas o JPA? 
Aurelio Maica

Aurelio Maica

Responder

03/08/2009

Henrique Weissmann

O JPA consiste em uma camada de abstração acima do ORM, para que você possa ter maior liberdade de movimentação entre diferente ferramentas deste tipo.

Teoricamente, se você utilizasse JPA no seu projeto, poderia trocar por exemplo do Hibernate para o Toplink sem problemas. Sendo assim, para quem está aprendendo, começar o aprendizado pelo JPA é uma boa alternativa, pois você irá ver todos os conceitos básicos de funcionamento de um ORM.

Já na prática... aprenda os dois. Isto porque o JPA, por ser uma camada de abstração adicional, irá ser desenvolvida sempre seguindo a regra do "menor denominador comum", ou seja, irá implantar apenas os recursos que estejam presentes em todos (ou pelo menos a esmagadora maioria) os ORMs disponíveis atualmente.

Eu me lembro que a primeira especificação do JPA por exemplo não tinha o recurso das criterias, presente no Hibernate, razão pela qual (meu caso pessoal) muitas pessoas optaram por continuar usando apenas o Hibernate.

Pessoalmente (e profissionalmente), nunca vi alguém mudar de ORM após a implantação de um projeto (a não ser que se trate de um projetista incrívelmente incompetente ou alguma outra razão extraordinária), razão pela qual por muito tempo não dei a devida atenção ao JPA.
Responder

Gostei + 0

07/08/2009

Devmedia

Aurelio,

a resposta do consultor foi suficiente? Podemos encerrar o chamado?
Responder

Gostei + 0

10/08/2009

Devmedia

Aurelio,
por falta de retorno estamos concluindo o chamado. Se ainda as dúvidas sobre esse assunto persistirem, por favor, volte a postar aqui mesmo que o consultor voltará a lhe atender.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar