GARANTIR DESCONTO

Fórum JPG em DBGrid? #356587

04/04/2008

0

Sou novo aqui e primeiramente gostaria de cumprimentar a todos do fórum.

Estou com a seguinte situação:

Tenho um sistema com Firebird onde estão cadastrados os dados de várias empresas, entre os campos da tabela Cliente tenho o campo Imagem, que é uma String onde é guardado o caminho para o arquivo de com o logotipo da empresa em formato JPG.

A questão é que preciso carregar a imagem do cliente junto com as outras informações em um DBGrid, as imagens tem a resolução de 300x300 e estão em formato JPG.

É possível fazer isso ou esse componente só aceita imagens em formato BMP?

Nesse caso, teria algum outro componente do tipo Grid que eu poderia usar para conseguir esse resultado?

Agradeço por qualquer ajuda.

Metalking

Metalking

Responder

04/04/2008

Aasn

Seja bem-vindo!

Essa questão é complicada, se armazenamos a imagem dentro do BD corremos o risco de ter um BD enorme e provocar uma lentidão nas consultas (se estas não forem bem projetadas) por outro lado, se deixamos em uma pasta no HD, teremos que deixar esta pasta visível a todos os usuários do sistema, teremos um certa perda de performance na exibição da imagem junto com os demais dados (baseado no seu desejo de mostrar tudo num Grid), entre outros.

Conclusão, vc deverá testar e decidir qual das duas alternativas é a melhor para vc.

p.s.: com relação a imagens do tipo jpg, não há problema algum para exibí-las.

[]´s
AASN

Responder

Gostei + 0

04/04/2008

Bterossi

Cara procure por um artigo ´Segredos do DBGrid´, em qualque caso, armazenando em banco de dados ou nao voce consegue carregar no grid, no caso de nao armazenar, voce irá notar neste artigo a opção de atribuir um botao ... em uma coluna do dbgrid, neste caso voce pode carregar a sua imagens assim que clicado no botao ou mesmo carregar automaticamente se necessario.

Responder

Gostei + 0

04/04/2008

Metalking

Pois é, pensei bastante na questão de como seriam armazenada as imagens neste sistema, e decidi em colocá-las em uma pasta separada do DB.

Já tenho o sistema funcionando, mas estou usando 4 componentes TImagem do lado do DBGrid, ou seja, os dados do cadastro são exibidos no DBGrid, mas as imagens são filtradas e os 4 primeiros cadastros que contem uma imagem são colocadas ao lado, nos componentes Image.

A questão é que quero mostrar as imagens na mesma linha de seu cadastro, não apenas limitando as 4 imagens que ficam nos componentes Image. Em algumas pesquisas e testes que fiz, notei que o componente DBGrid aceita imagens em BMP, mas não consegui fazer nada que funcionasse com as imagens em JPG.

Se por acaso alguém tiver uma rotina ou algum exemplo de como fazer isso com DBGrid me ajudaria muito.

Responder

Gostei + 0

04/04/2008

Metalking

Bterossi, quando postei minha ultima dúvida, não tinha lido o seu post ainda...

Vou dar uma olhada no artigo que você indicou.

Obrigado

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar