JQuery é o único?

21/04/2015

0

Jquery é o único framework JavaScript? Não entendam como uma simples pergunta, eu já pesquisei sobre o mesmo e achei os outros bem desconhecidos, formulando melhor a minha pergunta, ele é o melhor, maior e o mais profissionalmente utilizado?

Minha fonte de pesquisa, antes de fazer a pergunta: [url]http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/3637/principais-frameworks-de-javascript.aspx[/url]
Marluce Neves

Marluce Neves

Responder

Post mais votado

22/04/2015

O artigo é interessante, contudo pode causar uma confusão a quem não está familiarizado com o assunto, pois ao relacionar os vários Frameworks não deixa claro as especificidades e uso de cada um. Ao ler o artigo tem-se a impressão que JQuery e AngularJs podem ser utilizados para se obter os mesmos resultados e isto não é verdade. Neste caso os dois podem ser utilizados em conjunto (o AngularJS inclusive tem uma biblioteca do JQuery interna), mas tem coisas que o AngularJS faz que o JQuery não faz. São ferramentas diferentes para serem usadas em cenários diferentes.

Resumidamente um framework é uma coleção de funções e métodos prontos para serem utilizados, amplamente testados e que devem ser usados de forma pré-definida para tudo correr bem. Em alguns casos um framework chega a ser um estilo completamente novo de programar em certa linguagem, no caso do Javascript, o jQuery é, sem dúvida, um estilo novo, fácil e produtivo de se programar.

O JQuery foi criado usando-se como base a filosofia do "Write less, do more" (Escreva menos, faça mais) e esta é uma de suas características mais notáveis, com algumas poucas linhas de código você consegue fazer os mais variados efeitos que com a abordagem tradicional geraria inúmeras linha de códigos JavaScritp ou horas de trabalho em Flash.
E talvez uma das melhores características do JQuery são: ser cross-browser resolvendo a incompatibilidade entre os navegadores, trabalhar com Ajax e DOM, reutilização, utilização de plug-ins, entre outras.

.
No caso o jquery não é um framework , mas sim uma biblioteca Javascript. Um framework javascript bom e que está na "modinha" para se utilizar é o angularjs.


Como pode ser visto é comum o JQuery ser contestado como framework, sem querer encetar discussões inúteis e intermináveis, na minha opinião seria um framework.

O JQuery é voltado para a interface e criação de controles, efeitos e máscaras enquanto AngulasJS, Javascript MVC, Backbone.js, Knockout vai além.
Os principais concorrentes do JQueyr são, não vou detalhar cada um senão o post vai ficar gigante se necessário crio outro post com detalhes:

mootools

mochaui

ExtJS 4

prototypejs

script.aculo.us

YUI 3

Toolkit

AngulasJS, Javascript MVC, Backbone.js, Knockout entre outros propõe a integração do JavaScritp com os padrões de projeto MVC, trazendo-o para o lado do cliente (cliente-side). Assim temos uma enorme facilidade na estruturação/arquiteturação, bem como na vinculação de dados dos dados (portada via JSON) entre seu modelo (Model) e a interface (DOM) e uma gama de controle para a manipulação das mesmas. Além é claro de um dos maiores benefícios que é permitir a separação das regras de negócios e componentes visuais, obtendo um código mais limpo e fácil de dar manutenção.

O JQuery e outros fameworks podem ser utilizados em conjunto, mas cada qual voltado para a área para a qual foi desenvolvido. Então deve-se ter cuidado ao comparar os vários frameworks, pois cada um tem sua função e contexto.

Acredito que o JQuery é valioso para quem quer construir um projeto elegante, robusto e profissional. Portanto vale a pena investir um tempo em seu aprendizado ou mesmo nos seus concorrentes. Claro tudo que você faz no JQuery você pode fazer manualmente e com seu próprios scripts, só que seria como reinventar a roda, pois se já existe uma solução pronta funcional, atualizada e testada para que se dar ao trabalho de construir uma do zero.

Já tenho alguns anos de vivência na área de TI e já muitas coisas tais como rede de computadores, IDE gráfica, internet etc, weram consideradas modinha e no final se tornarem uma realidade incontestável. Acho que o que não sai da moda em TI e falta informação e desconhecimento. AngulasJS, Javascript MVC, Backbone.js, Knockout entre outros não são soluções para todos os problemas, nem são indicados para todos os projetos. Agora que ao dominar algum destes fremework você terá um ganho notável isto é fato. Pessoalmente acho que vale a pena o esforço no aprendizado e os benefícios conseguidos.Só fato de se poder usar componentes, desonerar o servidores de bano de dados, web e a rede, trazendo o processamento para o cliente já é um ganho. Claro nem todo projeto vai precisar de desta abordagem, mas depois de se dominar a tecnologia só terá ganhos.

Concluindo tudo o que vier somar para o desenvolvimento de um projeto é bem vindo, então sempre é recomendável estudar e pesquisar o que existe de novidades no mercado.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

21/04/2015

Marisiana Battistella

Ele deve ser ou estar entre os melhores, mas não é o único.
No artigo que você compartilhou tem outros que são citados como exemplo: Javascript MVC, Backbone.js, Knockout,...
Responder

21/04/2015

Marluce Neves

Deveria ter editado o titulo, rsrsrs.
Dentre os melhores, na lista tem algum, que você conheça bem alem dos que citou?
Responder

21/04/2015

Marisiana Battistella

Eu conheço o JQuery e posso dizer que ele possui recursos muito bons e é bastante utilizado. Os demais eu desconheço.
Responder

22/04/2015

Anderson

No caso o jquery não é um framework , mas sim uma biblioteca Javascript. Um framework javascript bom e que está na "modinha" para se utilizar é o angularjs.
Responder

22/04/2015

Marluce Neves

Eu conheço o JQuery e posso dizer que ele possui recursos muito bons e é bastante utilizado. Os demais eu desconheço.


Então o mais indicado!

No caso o jquery não é um framework , mas sim uma biblioteca Javascript. Um framework javascript bom e que está na "modinha" para se utilizar é o angularjs.


Não sabia, pelo menos o JQuery é apresentado como framework, posso considerar um conjunto de frameworks?
Responder

22/04/2015

Marisiana Battistella

No caso o jquery não é um framework , mas sim uma biblioteca Javascript. Um framework javascript bom e que está na "modinha" para se utilizar é o angularjs.

Tem razão... Obrigada pela correção Anderson!
Responder

22/04/2015

Marluce Neves

Olha, eu gosto de respostas simples e direta! Mas o Jothaz fez um resumão perfeito, complementou o que eu tinha lido no artigo, muitissimo obrigada Jothaz e a todos!
Responder

22/04/2015

Marisiana Battistella

Ótima contribuição Jothaz! Só tenho a agradecer por expor tua opinião!

Eu cheguei a utilizar jQuery quando trabalhei com PHP, mas foi por pouco tempo, então aprendi o suficiente para conseguir utilizar alguns recursos dele.
Mesmo assim, fiquei admirada com o que se pode fazer com ele... O desenvolvedor que domina jQuery pode fazer trabalhos excelentes partindo de sua própria criatividade.
Além de utilizar plugins já existentes, é possível desenvolver seus próprios plugins, assim pode criar padrões para as aplicações...
Responder

22/04/2015

Marluce Neves

Eu ainda estou nos tira duvidas iniciais, um pouco complicado pra mim, sou "amarrada" com novidades.
Responder

22/04/2015

Marcio Araujo

Eu diria que pelo menos é o mais falado, citado, facil de encontrar artigos, video aulas e até cursos!
Responder

23/04/2015

Marisiana Battistella

Acredito que o fato do JQuery poder ser utilizado em várias linguagens de programação web é que facilita a usabilidade.
Responder

23/04/2015

Jothaz

Fico feliz que tenha contribuído de alguma forma.

Olha, eu gosto de respostas simples e direta! Mas o Jothaz fez um resumão perfeito, complementou o que eu tinha lido no artigo, muitissimo obrigada Jothaz e a todos!


Marluce infelizmente tenho o péssimo hábito de me estender, prometo tentar me conter em próxima ocasião! kkkkk
Ainda mais um assunto extenso e complexo como o abordado. Num caso destes acredito que ser sucinto gera mais desinformação que informação. Olha eu me estendendo! kkkkk

E solte as "amarras", pois só assim poderás navegar e usufruir plenamente do mundo. Vale a pena perder um tempo e investir em conhecer o JQuery ou concorrentes. A qualidade e os benefícios, principalmente se você atuar na área de desenvolvimento, fazem valer cada segundo investido. Eu também era ortodoxo, porém ao me liberar das "amarras" , só tive felicidades. Com relação ao Javascrtip/MVC e outros, só vale a pena investir se você utiliza MVC em seu projetos.


Ótima contribuição Jothaz! Só tenho a agradecer por expor tua opinião!.

Eu cheguei a utilizar jQuery quando trabalhei com PHP, mas foi por pouco tempo, então aprendi o suficiente para conseguir utilizar alguns recursos dele.
Mesmo assim, fiquei admirada com o que se pode fazer com ele... O desenvolvedor que domina jQuery pode fazer trabalhos excelentes partindo de sua própria criatividade.
Além de utilizar plugins já existentes, é possível desenvolver seus próprios plugins, assim pode criar padrões para as aplicações...


Marisiana suas ponderações foram de uma sapiência e assertividade que conseguiram o milagre de me deixar sem palavras.
Responder

23/04/2015

Marisiana Battistella

Que bom que acertei! =D
Responder

23/04/2015

Marluce Neves

Não estou reclamando, que isso fique bem claro, muito pelo contrario sua resposta foi completa!
Responder

24/04/2015

Jothaz

Não estou reclamando, que isso fique bem claro, muito pelo contrario sua resposta foi completa!


Percebi que não havia reclamação! E agradeço a palavras.

Mas é fato que tenho tendência a ser prolixo! kkkkkkkkkkkk
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar